Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4849
Tipo do documento: Dissertação
Title: Formação continuada de professores pela metodologia dos grupos de estudo: uma possibilidade de formação descentralizada.
Other Titles: Continuing training of teachers by the methodology of the study groups: a possibility of decentralized training
Autor: Venazzi, Loriene Carla Ramon 
Primeiro orientador: Francischett , Mafalda Nesi
Primeiro membro da banca: Francischett, Mafalda Nesi
Segundo membro da banca: Antonio, Clésio Acilino
Terceiro membro da banca: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Resumo: A formação continuada de professores faz parte do exercício profissional e é o meio que atualiza o conhecimento ou supre lacunas da formação inicial. É um espaço de reflexões, busca de conhecimento, de questionamentos, mas também serve para consolidar ideologias e concepções de Estado ou governo que aproveitam esse momento para impor o modo como pensam e se organizam com formações continuadas fechadas e antidemocráticas. A pesquisa analisou a metodologia dos grupos de estudo, como estratégia descentralizada de formação continuada para os professores da Educação Infantil na rede municipal de Xaxim (SC), buscando identificar suas contribuições para a qualificação desses profissionais de educação. Para isso, contextualizou a formação continuada de professores a partir da década de 80 e suas relações com o projeto sócio ideológico, analisou a formação continuada de professores no município de Xaxim, a partir das décadas de 80 do século XX, até o ano de 2012, e as contribuições da formação continuada pelos grupos de estudo para o processo contínuo de formação dos professores da Educação Infantil, até 2017. Apresentou as pesquisas Stricto Sensu catarinenses de 2005 a 2016 que se aproximaram do objeto de pesquisa. Valeu-se da pesquisa qualitativa, com a abordagem do estudo de caso para a coleta de dados, realizada pela análise de documentos, observação e entrevistas. Descreveu a história da Formação Continuada de Professores no contexto da pesquisa, apresentou a Metodologia dos Grupos de Estudo (GE) e seus marcos legais como meio de participação efetiva e envolvimento dos sujeitos no processo de formação que traz o contexto da escola, seus questionamentos, sua realidade para a formação e significa uma mudança na organização da FCP. Dialogou com pesquisadores como, Contreras (2002) Canário (2000), Candau (1996),Charlot (2013), Giovanni (2003), Gatti e Barretto (2009), Marin (1995), Ramos (2011), Romanowski (2010), Freire (1994),e identificou nesta organização de formação continuada de professores um meio de protagonizar a participação dos professores.
Abstract: The continuous formation of teachers is part of the professional practice and is the means that updates the knowledge or fills gaps in initial formation. Is a space for reflections, the pursuit of knowledge, of questions, but also serves to consolidate ideologies and conceptions of State or Government to take advantage of this moment to impose the way you think and organize themselves with continued closed formations and undemocratic. The research analyzed the methodology of the study groups, as decentralized strategy of continuing training for teachers of early childhood education in municipal Xaxim (SC), seeking to identify their contributions to the classification of these education professionals. For this, the continuous formation of teachers contextualized and its relations with the ideological partner project, analyzed the continuing education of teachers in the town of Xaxim, from the decades of 80 of the 20th century, until the year of 2012, and the contributions of the continuing training by study groups for the ongoing training of teachers of early childhood education, until 2017. Filed Stricto Sensu searches in Santa Catarina of 2005 to 2016 that approached the search object. Used qualitative research, with the case study approach to data collection, held by the document analysis, observation and interviews. Described the history of continuing education of Teachers in the context of the research, presented the methodology of the study groups (GE) and its legal as a means of effective participation and involvement of the subject in the training process that brings the context of school, your questions, your reality to the formation and signifies a change in the Organization of the FCP. He spoke with researchers such as Contreras (2002) Canário (2000), Candau (1996), Charlot (2013), Giovanni (2003), Gatti and Barretto (2009), Marin (1995), Ramos (2011), RomanoWski (2010), Freire (1994), and Identified in this organization of continuing education of teachers a means of protagonising the participation of teachers.
Keywords: formação continuada
formação na escola
prática pedagógica
grupos de estudo
saber do professor
continuing education
training in school
pedagogical practice
study groups
know the teache
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: VENAZZI, Loriene Carla Ramon. Formação continuada de professores pela metodologia dos grupos de estudo: uma possibilidade de formação descentralizada.. 2019. 169 f.Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4849
Issue Date: 22-Feb-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Loriene Carla Ramon Venazzi 2019.pdf3.86 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons