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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4831
Tipo do documento: Dissertação
Title: O referencial teórico da psicologia histórico-cultural nas dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste / campus Cascavel, no período entre 2007 a 2017
Other Titles: The theoretical framework of historical-cultural psychology in dissertations defended in the Graduate Program in Education of the Universidade Estadual do Oeste do Paraná / Unioeste / Cascavel campus in the period between 2007 to 2017
Autor: Lima, Sonia Ribeiro de 
Primeiro orientador: Rossetto, Elisabeth
Primeiro membro da banca: Moreira, Laura Ceretta
Segundo membro da banca: Iacono, Jane Peruzo
Resumo: A pesquisa teve por objetivo investigar se as dissertações que utilizam o referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural – defendidas no período entre 2007 a 2017 no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, campus de Cascavel, PR – articulam-se e/ou dialogam com as ideias de Lev Semionovitch Vigotski, considerando o contexto histórico e cultural das décadas de 1920 e 1930. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Para tanto, realizamos um levantamento de todas as dissertações cadastradas no referido Programa, nos anos entre 2007 a 2017. Foram defendidas duzentas e quarenta e cinco (245) dissertações, as quais realizamos a leitura do resumo, da parte introdutória e observamos as referências utilizadas. Destas 245 dissertações, vinte e quatro (24) utilizam os pressupostos de Vigotski e/ou a Psicologia Histórico-Cultural, que foram lidas na íntegra. Os resultados evidenciam um predomínio de pesquisas voltadas à temática da Educação Especial, uma vez que, das vinte e quatro (24) dissertações, dezessete (17) – (70,83%) – percorrem essa temática, enquanto as outras sete (7) – (29,17%) – abordam outros temas na área da Educação. Das vinte e quatro (24) dissertações, concluímos que quinze (15) – (62,50%) – estabelecem articulação e/ou um diálogo com a Psicologia HistóricoCultural de Vigotski, quatro (4) – (16,67%) – utilizaram essa teoria para explicar um determinado conceito presente em sua dissertação, mas sem reportar-se, por exemplo, à base marxista desta teoria e ao contexto histórico e cultural vivido pelo autor. Tais aspectos nos impedem de afirmar que foi estabelecido um diálogo com os pressupostos vigotskianos. Cinco (5) dissertações – (20,83%) – demonstraram não se articular com as ideias e o pensamento do autor russo.
Abstract: The research aimed to investigate whether dissertations that use the theoretical framework of Historical-Cultural Psychology - defended in the period from 2007 to 2017 in the Graduate Education Program/PPGE of the State University of Western Paraná/UNIOESTE campus of Cascavel, Paraná - articulate and/or dialogue with the ideas of Lev Semionovitch Vigotski, considering the historical and cultural context of the 1920s and 1930s. It is a bibliographic and documentary research. Therefore, we carried out a survey of all the dissertations registered in the referred Program, in the years 2007 to 2017. Two hundred and forty-five (245) dissertations were defended, which we read from the summary, the introductory part and observed the references used. Of these 245 dissertations, twenty-four (24) use the assumptions of Vigotski and/or a Historical-Cultural Psychology, which were read in full. The results show a predominance of research focused on the theme of Special Education, once that, of the twenty-four (24) dissertations, seventeen (17) - (70.83%) - cover this theme, while the other seven (7) - (29.17%) - address other topics in the area of Education. Of the twenty-four (24) dissertations, we concluded that fifteen (15) - (62.50%) - establish articulation and/or a dialogue with Vigotski's Historical-Cultural Psychology, four (4) - (16.67%) - used this theory to explain a certain concept present in their dissertation, but without referring, for example, to the Marxist basis of this theory and to the historical and cultural context experienced by the author. Such aspects preclude us from claiming that a dialogue was established with Vigotskian assumptions. Five (5) dissertations - (20.83%) - demonstrated not to articulate with the ideas and thoughts of the Russian author
Keywords: Vigotski
Psicologia Histórico-Cultural
Dissertações
Historical-Cultural Psychology
Dissertations
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: LIMA, Sonia Ribeiro de. O referencial teórico da psicologia histórico-cultural nas dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste / campus Cascavel, no período entre 2007 a 2017. 2020. 164 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel PR .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4831
Issue Date: 4-Mar-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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