Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4810
Tipo do documento: Dissertação
Title: Natureza, escola e desenvolvimento sustentável na primeira infância: o desenho como instrumento investigativo da percepção ambiental
Autor: Grenzel, Graciele Cristiane Rambo 
Primeiro orientador: Roesler , Marli Renate von Borstel
Primeiro membro da banca: Roesler , Marli Renate von Borstel
Segundo membro da banca: Grandi, Adriana Maria de
Terceiro membro da banca: Ahlert, Alvori
Resumo: A presente pesquisa intentou analisar a percepção ambiental na Primeira Infância dentro do contexto escolar, tendo em vista que a relação de antropocentrismo estabelecida pelo ser humano e a natureza nas últimas décadas, tem contribuído não só com a exploração dos recursos naturais, como também com a mudança dos espaços naturais de vivência. Como consequência tem afastado cada vez mais cedo o sujeito do contato e convívio com o meio natural. Acredita-se que essa relação de distanciamento do ser humano/natureza não tem permitido que este se reconecte ao seu mundo natural e que, por meio de vivências e experiências, possa construir uma relação de amor, cuidado e pertencimento, aspectos estes tão significativos dentro das dimensões do desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, compreendendo a importância da escola para a formação da criança, buscou-se com essa pesquisa analisar a relação da criança com a natureza como promotora da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável, durante a Primeira Infância, nas escolas municipais urbanas e rurais do município de Marechal Cândido Rondon- PR, bem como, a percepção de natureza que esta tem estabelecido e significado em sua vida cotidiana. Para tanto, como metodologia de trabalho optou-se pelo levantamento bibliográfico de cunho teórico e cientifico aliados a pesquisa de campo. A delimitação caracterizou-se pelas turmas do 1º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental I e, para seleção das escolas pesquisadas, adotou-se a divisão organizacional espacial do próprio município, sendo denominado CAMPO 1 e 2, centro e bairros, localizadas na zona urbana, e CAMPO 3 os distritos distribuídos na zona rural. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se de questionários semiestruturados com os professores das respectivas turmas, e com os alunos o registro gráfico, através do desenho. Quanto aos desenhos buscou-se identificar três aspectos: o primeiro quanto aos espaços e ambientes retratados (aberto/fechado), o segundo os elementos naturais presentes no desenho (árvore, plantas, pedras, areia, etc.) e por último os diferentes tipos de brincadeiras vividas na escola e o suporte utilizado para sua realização. Pode-se concluir, no que tange ao direito a um ambiente ecologicamente equilibrado, que o CAMPO 1 e 2 carecem de naturalizar seus espaços, para que assim a criança possa ter outras opções de vivência e aprendizagem, quanto ao CAMPO 3, há a necessidade de instigar a desfrutar melhor das possibilidades que o próprio ambiente lhe oferece em termos de natureza.
Abstract: The present research tried to analyze the environmental perception in the Early Childhood within the school context, considering that the relation of anthropocentrism established by the human being and the nature in the last has contributed not only with the exploration of the natural resources but also with the change natural living spaces. Consequently, the subject bas been withdrawing more and earlier from living with the natural environment. It is believed that this distance between human being and nature has not allowed them to reconnect to their natural world and that, through experiences; they can build a relationship of love, care and belonging, aspects that are so significant comprising the importance of the dimensions of the sustainable development. In this sense, understanding the importance of the school for the education of the child, this research sought to analyze the relationship of the child, within nature as a promoter of quality of life and sustainable development, during Early Childhood, in urban and rural municipal schools of the municipality of Marechal Cândido Rondon – PR, as well as the perception of nature that is has established and meaning in its daily life. Therefore, as a work methodology, we opted for a bibliographic survey of a theoretical and scientific nature combined with field research. The delimitation was characterized was classes of the 1st year of the initial series of Elementary School and, to select the researched schools, the spatial organizational division of the municipality itself was adopted, being called FIELD 1 and 2, centers and neighborhoods, located in the urban area, and FIELD 3 the districts distributed in the rural area. As instruments for collecting data, semi- structured questionnaires were used with the teachers of the respective classes, and with the students the graphic record, through drawing. As for the drawings, we tried to identify three aspects: the first regarding the spaces and environment portrayed (open/closed), the second the natural elements present in the drawing (tree, plants, stones, sand, etc.) and lastly the different types of games experienced in school and the support used for its realization. It can be concluded, regarding the right to an ecologically balanced environment, that FIELD 1 and 2 need to naturalize their spaces, so that the child can have other options of experiences and learning, regarding FIELD 3, there is a need of instigates to better enjoy the possibilities that the environment itself offers you in terms of nature.
Keywords: Natureza
Escola
Primeira infância
Desenvolvimento infantil
CNPq areas: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Agrárias
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: GRENZEL, Graciele Cristiane Rambo. Natureza, escola e desenvolvimento sustentável na primeira infância: o desenho como instrumento investigativo da percepção ambiental. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4810
Issue Date: 21-Feb-2020
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Graciele_Grenzel_2020.pdf1.94 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons