Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4801
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFank, Mayara Zanatta-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0848624628221948por
dc.contributor.advisor1Cruz, Antonio Donizeti da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9408709557013563por
dc.contributor.referee1Silva, Acir Dias da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6902191554348937por
dc.contributor.referee2Alves, Lourdes Kaminski-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2502060350876295por
dc.contributor.referee3Pereira, Diana Araujo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5605656457870754por
dc.date.accessioned2020-06-03T15:49:41Z-
dc.date.issued2020-03-03-
dc.identifier.citationFANK, Mayara Zanatta. Faces da duplicidade e reconfigurações míticas em Anjo Negro e Sortilégio - Mistério Negro. 2020. 84 f. Dissertação ( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4801-
dc.description.resumoEsse estudo tem como corpus de pesquisa as obras Anjo Negro, de Nelson Rodrigues, e Sortilégio – Mistério Negro, de Abdias do Nascimento, cujo objetivo de análise se dá na identificação e na reconfiguração de mitos, dentre eles os de origem grega: Medeia, e Electra, ambas tragédias euripedeanas; de cunho social: o mito do amor materno, ao enfatizar a relação social empregada na relação afetiva entre mães e filhos; bem como os que envolvem a esfera africana, como o mito de Exu e dos demais Orixás abordados por Nascimento, observando como suas presenças são encaixados na obra por meio de rituais e Pontos Cantados, que se complementam dando significado à esfera dramática da peça, sempre enfatizando a simbologia por trás deles. Pela questão das obras girarem em torno do preconceito racial, e da enfatização e exaustação do negro em uma sociedade de dominação branca, visa-se, também, abordar o Teatro Experimental do Negro, a fim de compreender a maneira e a importância que Rodrigues e Nascimento buscaram na valorização do ator negro, para tanto, alguns aspectos biográficos dos autores serão relevantes. Nesse sentido, temse, também, como objetivo analisar os preconceitos que giram em torno das personagens negras, observando como resultado desta questão uma duplicidade do eu em Ismael e Emanuel, tendo como base o mito do Duplo. A metodologia utilizada - mitocrítica e mitanálise - permitiram que, ao focar no imaginário, fosse possível a interpretação da reconfiguração dos mitos presentes nas obras. Para isso, utilizou-se como suporte teórico autores como Gilbert Durand (1996-2012), Otto Rank (1939), Rosset (1988), Bravo (1997) Oliveira (1999), Prado (1988), Faria (2011), Proença Filho (1995), Elisabeth Badinter (1985), Hendrika Halberstadt-Freud (2006), entre outros.por
dc.description.abstractThis work aims at addressing the plays Dark Angel, of Nelson Rodrigues, and Sortilege – Black Mystery, from Abdias do Nascimento, whose objective consists on the Myths identification and reconfiguration, among them, there are Medeia and Electra, both Greeks tragedies; the Myth of maternal love, emphasizes the social relationship employed on mother and children relationship; as well as that which involves African context, as the Myth of Exum and others Orixas treated by Nascimento, observing how its presences are fitted on the play by the rites and specifics songs which complement each other giving the meaning to the dramatic play’s atmosphere, emphasizing the symbology behind them. Because the question is around the racial prejudice and black people exaltation, the intention is approach the Black Experimental Theatre, in order to understand the manner and the importance which Rodrigues and Nascimento intended with the black actor valorization, for this purpose, some biographical aspects are relevant. By this way, another objective is to analyses the black character’s prejudice, focusing on the result of this question: the duplicity of themselves. The methodologies allow for the interpretation of the myths reconfigurations. This study is based on Gilbert Durand (1996-2012), Otto Rank (1939), Rosset (1988), Bravo (1997) Oliveira (1999), Prado (1988), Faria (2011), Proença Filho (1995), Elisabeth Badinter (1985), Hendrika Halberstadt-Freud (2006), among others.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2020-06-03T15:49:41Z No. of bitstreams: 2 Mayara Zanatta Fank .pdf: 688123 bytes, checksum: 0608a29a78c56c5acd49640fe4171c4b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-03T15:49:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Mayara Zanatta Fank .pdf: 688123 bytes, checksum: 0608a29a78c56c5acd49640fe4171c4b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-03-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectNelson Rodriguespor
dc.subjectAbdias do Nascimentopor
dc.subjectMitologiapor
dc.subjectTENpor
dc.subjectDupla Personalidade.por
dc.subjectMithologyeng
dc.subjectSplit Personalityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.titleFaces da duplicidade e reconfigurações míticas em Anjo Negro e Sortilégio - Mistério Negropor
dc.title.alternativeDuplicity sides and mythic reconfiguration in Dark Angel and Sortilege: Black Misteryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mayara Zanatta Fank .pdf672 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons