Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/4781
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Mediação Escolar no Ensino da Matemática: Unidade entre Teoria e Prática na Perspectiva Histórico-Cultural |
Other Titles: | School Mediation in Mathematics Teaching: Unity between Theory and Practice in the Historical-Cultural Perspective |
Autor: | Faria, Luciana ![]() |
Primeiro orientador: | Szymansk, Maria Lidia Sica |
Primeiro membro da banca: | Bernardes, Maria Eliza Mattosinho |
Segundo membro da banca: | Figueiredo, Ireni Marilene Zago |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta como objeto de estudo a forma como a práxis pedagógica e a mediação docente se revelam no cotidiano do professor de Matemática, tomando como base o papel da apropriação do conhecimento científico na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. Entendemos que a teoria históricocultural é apropriada para desenvolver a base de uma sociedade democrática, pois seu entendimento orienta a mediação docente e a intervenção na realidade, de modo a garantir a função social da escola, por meio da apropriação dos conhecimentos científicos produzidos histórica e coletivamente para a plena humanização dos indivíduos. O principal objetivo foi investigar as mediações docentes, analisando a articulação entre a teoria e a prática no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo sobre o ensino da Matemática no 6º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais em oito escolas da Rede Estadual do Município de Cascavel. Como procedimento para coleta de dados utilizaram-se entrevistas individuais e observação de aulas de nove professores. A partir da análise do Estado do Conhecimento, foram estabelecidas categorias utilizadas posteriormente na análise dos dados coletados, junto às que emergiram dos próprios dados. Os principais resultados evidenciaram o comprometimento dos professores em promover a apropriação dos conceitos matemáticos por meio da atividade pedagógica, porém a intencionalidade e a mediação dos conteúdos, na maioria das vezes, não apresentaram as condições necessárias para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Além da não articulação entre teoria e prática na formação inicial dos docentes, a limitação de recursos teórico-metodológicos e a alienação do próprio trabalho docente interferem na formação humana que visa à apropriação e a assimilação da produção histórico-cultural a partir da relação dialética entre o processo de ensinar e de aprender no espaço escolar. |
Abstract: | This research presents as object of study the way the pedagogical praxis and the teaching mediation are revealed in the mathematics teacher's daily life, based on the role of the appropriation of the scientific knowledge in the perspective of the Historical-Cultural Psychology. We understand that the historical-cultural theory is appropriate to develop the basis of a democratic society, because its understanding guides the teaching mediation and the intervention in reality, so as to guarantee the social function of the school, through the appropriation of the scientific knowledge produced historically and collectively for the full humanization of individuals. The main objective was to investigate the teaching mediations, analyzing the articulation between theory and practice in the teaching and learning process. To this end, a field research was conducted on the teaching of mathematics in the 6th Grade of Elementary School Final Years in eight schools of the State Network of Cascavel. As a procedure for data collection, we used individual interviews and observation of classes of nine teachers. From the analysis of the State of Knowledge, categories were established and later used to analyze the collected data, along with those that emerged from the data themselves. The main results showed the teachers' commitment to promote the appropriation of mathematical concepts through the pedagogical activity, but the intentionality and the mediation of the content, in most cases, did not present the necessary conditions for the quality of the teaching and learning process. Besides the lack of articulation between theory and practice in the initial formation of teachers, the limitation of theoretical-methodological resources and the alienation of the teaching work itself interfere in the human formation that aims at the appropriation and assimilation of historical-cultural production from the dialectical relationship between the process of teaching and learning in the school space. |
Keywords: | Unidade teoria e prática Mediação dialética Desenvolvimento do Psiquismo Psicologia Histórico-Cultural Dialectical mediation Development of the psyche Historical-Cultural Psychology Unity theory and practice |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | FARIA, Luciana. Mediação Escolar no Ensino da Matemática: Unidade entre Teoria e Prática na Perspectiva Histórico-Cultural. 2019. 158 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel-PR . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/4781 |
Issue Date: | 13-Sep-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Luciana Faria.pdf | 3.02 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License