Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4715
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMallmann, Adaiana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2956490329862252por
dc.contributor.advisor1Plein, Clério-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4958851752576901por
dc.contributor.referee1Plein, Clério-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4958851752576901por
dc.contributor.referee2Ahlert, Alvori-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070773522751798por
dc.contributor.referee3Leme, Rosana Cristina Biral-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7045318168309807por
dc.date.accessioned2020-02-17T14:16:35Z-
dc.date.issued2019-11-09-
dc.identifier.citationMALLMANN, Adaiana. Desenvolvimento rural sustentável e educação ambiental: entre o discurso e a prática do programa “Agrinho”. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4715-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é explicitar a análise realizada sobre os materiais didáticos do Programa Agrinho, um programa de responsabilidade social do sistema Faep e Senar-PR, direcionado aos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas e privadas do estado do Paraná. A pesquisa busca conhecer as concepções de Educação Ambiental e de Desenvolvimento Rural Sustentável presentes no referido programa e evidenciar de que forma estas concepções estão apresentadas aos alunos. A metodologia adotada nesta pesquisa compreende a análise documental e bibliográfica para demonstrar os aspectos históricos e o embasamento teórico. Optou-se por três áreas de estudo fundamentais para o desenvolvimento deste trabalho. Elas são apresentadas nos três primeiros capítulos, a saber: a análise das concepções de desenvolvimento e de sustentabilidade, a Educação Ambiental e extensão e a perspectiva pedagógica e de desenvolvimento sustentável presentes no Programa Agrinho. Estas preparam a discussão central desta pesquisa, que contempla a exposição dos discursos e posicionamentos sobre os objetivos do Programa Agrinho e a análise dos materiais que são ofertados aos alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Durante o estudo do material percebe-se a preocupação com o alinhamento das políticas com a economia, de modo que representem os anseios do modelo de desenvolvimento globalizado e isso, por sua vez, também pode influenciar a ação docente, pois ignora a postura questionadora e criativa do aluno para a elaboração de diferentes alternativas para a realidade apresentada, prepara o leitor para o individualismo, a passividade e a acomodação que são oportunas ao sistema hegemônico estabelecido.por
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to explain the analysis of the course materials of the Agrinho Program, a program of social responsibility program of the Faep and SenarPR system, directed to the elementary students of the public and private schools of the state of Paraná. This research aims to know the conceptions of environmental education and rural sustainable development present in the program above and to highlight how these concepts are presented to students. The methodology used in this research comprises the documental and bibliographical analysis to demonstrate the historical aspects and the theoretical basis. Three lines of study were chosen, fundamental for this work development. They are presented in the first three chapters: the analysis of the conceptions of development and sustainability, environmental education and extension and the pedagogical perspective of the sustainable development present in the Agrinho Program. These ones prepare for the central discussions of this research that covers the presentation of speeches and positions on the objectives of the Agrinho Program and the material analysis that are offered to students in the first and last years of the Elementary School. During the study of the course material, it is noticeable the concern with the alignment of policies with the economy, in a way that they represent the aspirations of the globalized development standard which can also influence faculty action once it ignores the creative and questioning posture of the student to the elaboration of different alternatives toward the present reality preparing the reader for individualism, passivity and accommodation that are opportune to the hegemonic stablishment system.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2020-02-17T14:16:35Z No. of bitstreams: 1 Adaiana_Mallmann_2019.pdf: 4515300 bytes, checksum: 2cb5bf2a0d00b8e61ce352d8a3a1d76c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-17T14:16:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adaiana_Mallmann_2019.pdf: 4515300 bytes, checksum: 2cb5bf2a0d00b8e61ce352d8a3a1d76c (MD5) Previous issue date: 2019-11-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Agráriaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentávelpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPrograma de responsabilidade socialpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectAnálise de material didáticopor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS AGRÁRIAS: DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVELpor
dc.titleDesenvolvimento rural sustentável e educação ambiental: entre o discurso e a prática do programa “Agrinho”por
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adaiana_Mallmann_2019.pdf4.41 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.