Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/4703
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Bernardino, Maria do Rosário Flôr | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2344815034552198 | por |
dc.contributor.advisor1 | Soligo, Valdecir | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5365966751665341 | por |
dc.contributor.referee1 | Soligo, Valdecir | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5365966751665341 | por |
dc.contributor.referee2 | Estrada, Adrian Alvarez | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3923063914496775 | por |
dc.contributor.referee3 | Pasini, Juliana Fatima Serraglio | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0755566438950766 | por |
dc.date.accessioned | 2020-02-13T12:33:44Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
dc.identifier.citation | BERNARDINO, Maria do Rosário Flôr. Implicações das avaliações em Larga Escala nas Práticas Pedagógicas: Perspectivas dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu (2011-2017). 2019. 157 f. Mestre em Educação - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unioeste.br/handle/tede/4703 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objeto de análise as Avaliações em Larga Escala, e, busca identificar as possíveis implicações da Prova Brasil na educação da rede municipal de Foz do Iguaçu/PR. no período de 2011 a 2017. O município de Foz do Iguaçu, desde 2011, vem implementando políticas e estratégias para as avaliações em larga escala, buscando melhorar o IDEB, e, se destacando nacionalmente como rede de ensino, a cada edição. Algumas dessas estratégias influenciam e/ou modificam as práticas pedagógicas, interferindo no processo de ensino - aprendizagem. Nossa análise tem como objetivo principal investigar as implicações das Avaliações em Larga Escala sobre as práticas pedagógicas, na perspectiva dos professores no município de Foz do Iguaçu em turmas de quintos anos. O percurso metodológico partiu de uma pesquisa de caráter qualitativo com revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo incluindo a aplicação de questionários aos professores da rede municipal de ensino em cinco escolas municipais localizadas em regiões diversas do município. Enquanto resultados, podemos perceber que os professores da rede municipal de Foz do Iguaçu, consideram haver uma influência do IDEB/Prova Brasil em suas práticas pedagógicas. Verificou se, também, que não há no município uma formação especifica para as avaliações em larga escala, mas que, tanto a SMED quanto as escolas realizam ações focadas nas avaliações, e, que algumas delas resultam em bônus como incentivo para os alunos, e ainda, que segundo os professores, há uma priorização no ensino das disciplinas de Português e Matemática em ano de IDEB/Prova Brasil, em turmas de quintos anos, com a antecipação dos conteúdos nos três primeiros bimestres do ano | por |
dc.description.abstract | The present research has as object of the Larrge Scale Evaluations, and seeks to identify the possible implications of Prova Brasil in the educacion of the municipal network of Foz do Iguaçu/PR. from 2011 to 2017. Since 2011, the municipality of Foz do Iguaçu has been implementing policies and strategies for large-scale evaluations, seeking to improve IDEB, and nationally as a scholl system, with each edition. Some of these strategies influence and/ or modify the pedagogical practices, interfering in the teaching -learning process. Our analysis aims to investigate the implications of Large-Scale. Assessments on pedagogical practices, from the perspective of teachers in the municipality of Foz do Iguaçu in fifth-grade classes. The methodological course started from a qualitative research with literature review, document analysis and field research including the application of questionnaires to teachers of the municipal school system in five municipal schools located in different regions of the city. As results, we can see that the teachers of the municipal network of Foz do Iguaçu consider that there is an influence of IDEB/Prova Brasil in their pedagogical practices.It was also found that there is no specific training for large-scale assessments in the municipality, but that both SMED and schools undertake focused actions on assessments, and that some of these result in bonuses as an incentive for students, and Furthermore, according to the teachers, there is a priority in teaching the subjects of Portuguese and Mathematics in IDEB/Prova Brasil, in fifth year classes, with the anticipation of the contents in the first there quarters of the year | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2020-02-13T12:33:44Z No. of bitstreams: 1 Maria Bernardino 2019.pdf: 1129919 bytes, checksum: f543b89400f331dc7beb10d26a61608b (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-02-13T12:33:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Bernardino 2019.pdf: 1129919 bytes, checksum: f543b89400f331dc7beb10d26a61608b (MD5) Previous issue date: 2019-12-10 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação, Comunicação e Artes | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Avaliação em Larga Escala | por |
dc.subject | IDEB | por |
dc.subject | Implicações das avaliações nas práticas pedagógicas | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Implicações das avaliações em Larga Escala nas Práticas Pedagógicas: Perspectivas dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu (2011-2017) | por |
dc.title.alternative | Implications of Large-Scale Assessments in Pedagogical Practices: Perspectives of Teachers at the Foz do Iguaçu Municipal School (2011-2017) | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Cascavel | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Maria Bernardino 2019.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.