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https://tede.unioeste.br/handle/tede/4701
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Brasil e em Taiwan: uma análise a partir de livros didáticos |
Other Titles: | Science in the Early Years of Elementary Education in Brazil and Taiwan: an analysis from textbooks |
Autor: | Chen, Miao Shen ![]() |
Primeiro orientador: | Malacarne, Vilmar |
Primeiro membro da banca: | Malacarne, Vilmar |
Segundo membro da banca: | Eckstein, Luiz Carlos |
Terceiro membro da banca: | Soligo, Valdecir |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é caracterizar e comparar os Livros Didáticos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Brasil e de Taiwan, analisando cinco livros didáticos de Ciências do quinto ano do Ensino fundamental utilizados na cidade de Cascavel (PR), Brasil, e de Kaohsiung, em Taiwan. A investigação é aplicada de natureza qualitativa com fontes em bibliografias, documentos, questionários, entrevistas e os livros didáticos, submentendo este material a Análise de Conteúdo de Bardin (1995). Inferimos que os dois países compartilham da intenção de promover uma educação que desenvolva a economia do país e, para isso, promoveram várias reformas educacionais desde 1950 até hoje. O conteúdo dos livros didáticos de Ciências utilizados por ambos os países que apresentam ideias de interdisciplinaridade entre as disciplinas de matemática e língua nacional, e as demais disciplinas das áreas de Ciências. Espera-se com este trabalho contribuir com a reflexão sobre os diferentes meandros da política de livros didáticos para a educação e sua importância na construção de um projeto de país |
Abstract: | The present work characterizes and compare the textbooks of the Initial Years of Basic Education in Brazil and inTaiwan, analyzing 5th grade science textbook used in the city of Cascavel (PR) in Brazil and Kaohsiung in Taiwan. The present work investigates the whole context of definition, production and distribution of textbooks in both countries, as well as the perception of emigrants about the educational differences between the two countries. The research is qualitative, with sources of bibliographies, documents, questionnaires, interviews and textbooks submitting this material to Bardin's Content Analysis (1995) and comparison of the data between Brazil and Taiwan. It is inferred that the two countries share the intention to develop an education that improves the country´s economy and have had several educational reforms since 1950 until today. The contents of the science textbooks analyzed in this research present interdisciplinary ideas between the mathematics and the national language disciplines and the other disciplines of Sciences, such as Biology, Chemistry and Physics. It is hoped that this work will contribute to the reflection on the different meanders of the policy of textbooks for education and its importance in the construction of a country project |
Keywords: | Livro Didático Ensino de Ciências Anos Iniciais do Ensino Fundamental Brasil e Taiwan |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | CHEN, Miao Shen. Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Brasil e em Taiwan: uma análise a partir de livros didáticos. 2019. 281 f. Mestre em Educação - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/4701 |
Issue Date: | 13-Sep-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
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Miao Chen 2019.pdf | 11.35 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
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