Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4698
Tipo do documento: Dissertação
Title: Questões do desenvolvimento rural sustentável no Brasil: na ótica de multiplicadores de desenvolvimento rural sustentável em formação
Autor: Hilgert, Maikon 
Primeiro orientador: Zonin, Wilson João
Primeiro membro da banca: Zonin, Wilson João
Segundo membro da banca: Ahlert, Alvori
Terceiro membro da banca: Basso, Dirceu
Resumo: O desenvolvimento rural sustentável é composto por diversos aspectos relevantes, quando tratado de maneira ampla, sistêmica e efetiva. Esta característica demanda dos atores envolvidos a compreensão de diversos fatores que compõem o arcabouço desta ciência, de maneira integrada, complexa, objetiva e transdisciplinar. O desenvolvimento para a liberdade e a complexidade das relações de ecologização da sociedade evidencia uma série de desafios a serem tratados de maneira interdisciplinar. A presente investigação teve como foco os participantes uma política pública de disseminação de práticas sustentáveis na agricultura familiar, executada nas cinco regiões do Brasil. Através de um estudo de caso, no qual foram utilizados documentos, observação participante e questionários on-line, foram identificados e hierarquizados os desafios pertinentes ao tema, percebidos por parte dos atores e representantes dos poderes públicos. Este processo resultou no conhecimento dos fatores analisados segundo a visão do grupo. Na discussão dos resultados, os assuntos dividiram-se em cinco temas centrais, que foram analisados separadamente: assistência técnica e extensão rural, numa construção conjunta com extensionistas; êxodo rural e evasão da juventude, identificando limitantes aos processos de melhorias no campo; formação da rede de multiplicadores, identificando gargalos estruturais, conceituais, educacionais e culturais; agroecologia e educação ambiental como uma opção ao modelo agrícola predominante; e cadastro ambiental rural, uma urgência técnica no momento da realização da pesquisa. Foi possível constatar a necessidade de adaptação das políticas públicas de assistência técnica e extensão rural, assim como de uma melhor avaliação dos conteúdos didáticos, desde o ensino fundamental até a graduação, voltados à educação no campo, e as dificuldades na disseminação da agroecologia e da educação ambiental.
Abstract: The sustainable rural development is composed by several relevant aspects, when treated as a spacious way, sistemic and effective. This characteristic demand of the actors involved the understanding of several factors that compose the structure of this science, on integrated, complex, objective and transdisciplinary way. The development for the freedom and the complexity of the relations and greening of the society show up series of challenges to be treated as an interdisciplinary way. The present investigation took the participants as a focus a public politics of dissemination of sustainable practices in the familiar agriculture executed in five regions of Brazil. Through a case study, in which participant and online questionnaires were used documents, observation, the relevant challenges were identified and placed in a hierarchy to the subject, realized by part of the actors and representatives of the public services. This process turned in the knowledge of the factors analysed according to the vision of the group. In the discussion of the results, the subjects were divided in five central subjects, which were analysed separately: technical assistance and rural extension, in a joint construction with the professionals; rural exodus and escape of the youth, identifying limitantes to the improvements processes in the field; formation of the network of multipliers, identifying structural, conceptual, education and cultural bottlenecks; agroecology and environmental education like an option to the predominant agricultural model; and rural environmental register, a technical urgency in the moment of the realization of the inquiry. It was possible to note the necessity of adaptation for the public policies of technical assistance and rural extension, as well as of a better evaluation of the educational contents, from the basic teaching up to the graduation, turned to the education in the field, and the difficulties in the dissemination of the agroecology and of the environmental education.
Keywords: Desafios
Agroecologia
Pensamento sistêmico
Educação ambiental
CNPq areas: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Agrárias
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: HILGERT, Maikon. Questões do desenvolvimento rural sustentável no Brasil: na ótica de multiplicadores de desenvolvimento rural sustentável em formação. 2015. 45 f. Dissertação ( Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4698
Issue Date: 28-Feb-2015
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maikon_Hilgert_2015.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons