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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4669
Tipo do documento: Dissertação
Title: Aspectos de Alfabetização Científica nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental
Other Titles: Aspects of Scientific Literacy in Science textbooks of the final years of Elementary School
Autor: Oldoni, Josiani Fátima Weimer Baierle 
Primeiro orientador: Leite, Rosana Franzen
Primeiro membro da banca: Leite, Rosana Franzen
Segundo membro da banca: Justina, Lourdes Aparecida Della
Terceiro membro da banca: Rodrigues, Maria Aparecida
Resumo: A pesquisa teve o objetivo de investigar se os livros didáticos aprovados pelo guia do Programa Nacional de Avaliação do Livro Didático (2017) apresentam meios que permitam a Alfabetização Científica. Para o desenvolvimento do estudo, foi realizada a análise de 11 livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental II. A pesquisa é de caráter qualitativo. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva − ATD dos autores Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi em obra datada de 2007. As dimensões de Alfabetização Científica desenvolvida por Rosana Franzen Leite em 2015, bem como os eixos estruturante da Alfabetização Científica das autoras Lúcia Helena Sasseron e Ana Maria Pessoa de Carvalho em 2008 constituíram a base do referencial teórico. A partir desse alicerce, a pesquisa propôs dimensões sobre a Alfabetização Científica para a análise dos livros didáticos, como a) aspectos da natureza da ciência, b) relação entre os conhecimentos científicos e cotidiano e c) aspectos sociocientíficos Da análise dos livros didáticos foi identificado que as abordagens sobre o conteúdo das dimensões são encontradas no decorrer dos textos dos capítulos ou em seções extras, boxes e caixas de texto. Na dimensão dos aspectos da natureza da ciência emergiram discussões sobre o conhecimento científico e as representações da ciência, representação masculina e ausência das mulheres e do trabalho do cientista. Na dimensão da relação entre os conhecimentos científicos e cotidiano, as discussões foram sobre a contextualização como exemplificação ou informação ou mesmo entendimento do cotidiano e a contextualização como entendimento crítico de questões científicas e tecnológicas relevantes que afetam a sociedade. Já na dimensão aspectos sociocientíficos, foi analisado se as abordagens eram de forma temática ou pontual e os objetivos: i) relevância, ii) motivação, iii) comunicação e argumentação, iv) análise e v) compreensão. No final foi possível elaborar um parâmetro com os livros didáticos que apresentaram o maior número de indicadores da alfabetização científica
Abstract: This research aimed to investigate whether the textbooks approved by the guide of the Programa Nacional de Avaliação do Livro Didático - National Program of Evaluation of the Textbook - (2017) present means that allow the scientific literacy of the students. For the development of the study, the analysis of 11 textbooks of the 6th year of Elementary School II was carried out. The research is qualitative. The data were analyzed through the Discursive Textual Analysis - DTA – by the authors Roque Moraes and Maria do Carmo Galiazzi, in a work dating from 2007. The dimensions of scientific literacy developed by Rosana Franzen Leite in 2015, as well as its structuring axes of the authors Lúcia Helena Sasseron and Ana Maria Pessoa de Carvalho, from 2008, formed the basis of the theoretical reference. Based on this foundation, the research proposed dimensions on scientific literacy for the analysis of textbooks, such as a) aspects of the nature of science, b) relationship between scientific and everyday knowledge and c) socio-scientific aspects. From the analysis of the textbooks, it was identified that the approaches on the content of the dimensions are found during the texts of the chapters or in extra sections, boxes, and text boxes. In the dimension of aspects of the nature of science, discussions have emerged on scientific knowledge and representations of science, male representation, and absence of women and the work of the scientist. In the dimension of the relationship between scientific and everyday knowledge, the discussions were about contextualization as exemplification or information or even understanding of daily life and contextualization as a critical understanding of relevant scientific and technological issues that affect society. In terms socio-scientific aspects, whether the approaches were thematic or specific and the objectives were under analysis: i) relevance, ii) motivation, iii) communication and argument, iv) analysis and v) understanding. In the end, the elaboration of a parameter was possible, evidencing which textbooks presented the highest number of scientific literacy indicators
Keywords: Ensino de Ciências
Livro Didático
Alfabetização Científica
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: OLDONI, Josiani Fátima Weimer Baierle. Aspectos de Alfabetização Científica nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. 2019. 169 f. Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4669
Issue Date: 9-May-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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