Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4669
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOldoni, Josiani Fátima Weimer Baierle-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2221619385004074por
dc.contributor.advisor1Leite, Rosana Franzen-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3509384512601083por
dc.contributor.referee1Leite, Rosana Franzen-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3509384512601083por
dc.contributor.referee2Justina, Lourdes Aparecida Della-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7845912489380006por
dc.contributor.referee3Rodrigues, Maria Aparecida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9489948755796969por
dc.date.accessioned2020-02-04T20:02:30Z-
dc.date.issued2019-05-09-
dc.identifier.citationOLDONI, Josiani Fátima Weimer Baierle. Aspectos de Alfabetização Científica nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. 2019. 169 f. Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4669-
dc.description.resumoA pesquisa teve o objetivo de investigar se os livros didáticos aprovados pelo guia do Programa Nacional de Avaliação do Livro Didático (2017) apresentam meios que permitam a Alfabetização Científica. Para o desenvolvimento do estudo, foi realizada a análise de 11 livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental II. A pesquisa é de caráter qualitativo. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva − ATD dos autores Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi em obra datada de 2007. As dimensões de Alfabetização Científica desenvolvida por Rosana Franzen Leite em 2015, bem como os eixos estruturante da Alfabetização Científica das autoras Lúcia Helena Sasseron e Ana Maria Pessoa de Carvalho em 2008 constituíram a base do referencial teórico. A partir desse alicerce, a pesquisa propôs dimensões sobre a Alfabetização Científica para a análise dos livros didáticos, como a) aspectos da natureza da ciência, b) relação entre os conhecimentos científicos e cotidiano e c) aspectos sociocientíficos Da análise dos livros didáticos foi identificado que as abordagens sobre o conteúdo das dimensões são encontradas no decorrer dos textos dos capítulos ou em seções extras, boxes e caixas de texto. Na dimensão dos aspectos da natureza da ciência emergiram discussões sobre o conhecimento científico e as representações da ciência, representação masculina e ausência das mulheres e do trabalho do cientista. Na dimensão da relação entre os conhecimentos científicos e cotidiano, as discussões foram sobre a contextualização como exemplificação ou informação ou mesmo entendimento do cotidiano e a contextualização como entendimento crítico de questões científicas e tecnológicas relevantes que afetam a sociedade. Já na dimensão aspectos sociocientíficos, foi analisado se as abordagens eram de forma temática ou pontual e os objetivos: i) relevância, ii) motivação, iii) comunicação e argumentação, iv) análise e v) compreensão. No final foi possível elaborar um parâmetro com os livros didáticos que apresentaram o maior número de indicadores da alfabetização científicapor
dc.description.abstractThis research aimed to investigate whether the textbooks approved by the guide of the Programa Nacional de Avaliação do Livro Didático - National Program of Evaluation of the Textbook - (2017) present means that allow the scientific literacy of the students. For the development of the study, the analysis of 11 textbooks of the 6th year of Elementary School II was carried out. The research is qualitative. The data were analyzed through the Discursive Textual Analysis - DTA – by the authors Roque Moraes and Maria do Carmo Galiazzi, in a work dating from 2007. The dimensions of scientific literacy developed by Rosana Franzen Leite in 2015, as well as its structuring axes of the authors Lúcia Helena Sasseron and Ana Maria Pessoa de Carvalho, from 2008, formed the basis of the theoretical reference. Based on this foundation, the research proposed dimensions on scientific literacy for the analysis of textbooks, such as a) aspects of the nature of science, b) relationship between scientific and everyday knowledge and c) socio-scientific aspects. From the analysis of the textbooks, it was identified that the approaches on the content of the dimensions are found during the texts of the chapters or in extra sections, boxes, and text boxes. In the dimension of aspects of the nature of science, discussions have emerged on scientific knowledge and representations of science, male representation, and absence of women and the work of the scientist. In the dimension of the relationship between scientific and everyday knowledge, the discussions were about contextualization as exemplification or information or even understanding of daily life and contextualization as a critical understanding of relevant scientific and technological issues that affect society. In terms socio-scientific aspects, whether the approaches were thematic or specific and the objectives were under analysis: i) relevance, ii) motivation, iii) communication and argument, iv) analysis and v) understanding. In the end, the elaboration of a parameter was possible, evidencing which textbooks presented the highest number of scientific literacy indicatorseng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2020-02-04T20:02:30Z No. of bitstreams: 1 Josiani Oldoni 2019.pdf: 7721579 bytes, checksum: e1804934d59bad5087cc3d5e11242b7c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-04T20:02:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Josiani Oldoni 2019.pdf: 7721579 bytes, checksum: e1804934d59bad5087cc3d5e11242b7c (MD5) Previous issue date: 2019-05-09eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectLivro Didáticopor
dc.subjectAlfabetização Científicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAspectos de Alfabetização Científica nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamentalpor
dc.title.alternativeAspects of Scientific Literacy in Science textbooks of the final years of Elementary Schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Josiani Oldoni 2019.pdf7.54 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.