Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4661
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Greicy Erhart Pereira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7349924355539310por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valdeci Batista de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2009141052525686por
dc.contributor.referee1Baca, Fracisco Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3242447021849112por
dc.contributor.referee2Santos, Luciene Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7510636024505514por
dc.date.accessioned2020-02-03T18:55:42Z-
dc.date.issued2019-04-24-
dc.identifier.citationCOSTA, Greicy Erhart Pereira da. A mulher e as questões de gênero: uma proposta de letramento literário no Ensino Fundamental 2018. 2019. 80 f. Dissertação( Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4661-
dc.description.resumoA presente pesquisa bibliográfica e aplicada trata do desenvolvimento de atividades de leitura e de escrita de textos literários ou não que envolvem as questões relativas ao machismo à misoginia e ao feminicídio presentes no discurso e na vida social brasileira, com vistas a desnudar, problematizar, questionar essas mazelas e formar consciências críticas a respeito delas. Sabemos que grande parte dos críticos, estetas e escritores atribuem à literatura e às artes um papel conscientizador e humanizador e, considerando essa atribuição de valor a elas, julgamos ter na literatura as condições de possibilidades capazes de contribuir para que os alunos conheçam as construções sociais e discursivas que sustentam os estereótipos sobre a mulher no patriarcado nacional. Aliada à pesquisa bibliográfica apresentamos uma proposta aplicada com prática de pesquisa-ação e abordagem qualitativa. Para tanto, organizamos uma sequência de módulos de ensino que parte da leitura e problematização de textos literários e agrega, por relações temáticas interdiscursivas, outros tipos de textos, tais como: textos sincréticos, dados estatísticos, textos de redes sociais e outras mídias. A tarefa que o trabalho busca desenvolver consiste em desenvolver estratégias para a formação do leitor com consciência de que a misoginia e o feminicídio são constructos históricos de larga data e de grande influência no Brasil, desde o período colonial. Dessa forma, partimos do pressuposto de que as atividades de leitura também devam refletir temáticas que expõem as aporias da nossa vida social. Pretendemos nesse sentido, fazer do letramento literário um processo de formação leitora que propicie níveis mais conscientes do ato de ler aos alunos envolvidos. O referencial teórico para alcançar esses objetivos terá por ancoragem teórica: Scott (1990); Louro (1997); Beauvoir (1980); Jauss (2002); Lajolo e Zilberman (1984) Bordini e Aguiar (1993); Abreu (2006); Cosson (2016) Soares (1999); Candido (2004); Possenti (2005) entre outros. Esperamos, assim, que esta pesquisa possa abrir o caminho para formar futuros leitores críticos, a partir das práticas no Ensino Fundamental, e contribuir com a reflexão sobre a construção da identidade feminina fora dos ditames do patriarcado, dando base a outros passos na caminhada à formação leitora e à cidadania humanizadora.por
dc.description.abstractLa presente investigación bibliográfica y aplicada trata sobre el desarrollo de actividades de lectura y de escritura de textos literarios o no que involucran las cuestiones relativas al machismo, a la misoginia y al feminicidio presentes en el discurso y en la vida social brasileña, con el fin de desnudar, problematizar, cuestionar esos males y formar consciencias críticas a respecto de ellos. Sabemos que gran parte de los críticos, estetas y escritores atribuyen a la literatura y a las artes un papel concientizador y humanizador y, considerando esa atribución de valor a ellas, juzgamos que hay en la literatura las condiciones y posibilidades capaces de contribuir para que los alumnos conozcan las construcciones sociales y discursivas que sustentan los estereotipos sobre la mujer en el patriarcado nacional. Aliada a la investigación bibliográfica presentamos una propuesta aplicada con práctica de investigación-acción y abordaje cualitativa. Para ello, organizamos una secuencia de módulos de enseñanza que parte de la lectura y la problematización de textos literarios y agrega, por relaciones temáticas inter-discursivas, otros tipos de textos, tales como: textos sincréticos, datos estadísticos, textos de redes sociales y otros medios. La tarea que el trabajo busca efectuar consiste en desarrollar estrategias para la formación del lector con consciencia de que la misoginia y el feminicidio son constructos históricos de largo tiempo y de gran influencia en Brasil, desde el período colonial. De esa forma, partimos del presupuesto de que las actividades de lectura también deban reflexionar temáticas que exponen las aporías de nuestra vida social. Pretendemos en ese sentido, hacer del letramento literario un proceso de formación lectora que proporcione niveles más conscientes del acto de leer a los alumnos involucrados. El referencial teórico para alcanzar esos objetivos tendrá por base teórica: Scott (1990); Louro (1997); Beauvoir (1980); Jauss (2002); Lajolo e Zilberman (1984) Bordini e Aguiar (1993); Abreu (2006); Cosson (2016) Soares (1999); Candido (2004); Possenti (2005) entre otros. Esperamos, así, que esta investigación pueda abrir el camino para formar futuros lectores críticos, a partir de las prácticas en la Enseñanza Fundamental, y contribuir con la reflexión sobre la construcción de la identidad feminina fuera de los dictámenes del patriarcado, dando base a otros pasos en el camino hacia la formación lectora y a la ciudadanía humanizadora.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2020-02-03T18:55:42Z No. of bitstreams: 2 Greicy Erhart Pereira da Costa 2019.pdf: 2483907 bytes, checksum: 517a08c96117c4738dd1513778b7e3af (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-03T18:55:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Greicy Erhart Pereira da Costa 2019.pdf: 2483907 bytes, checksum: 517a08c96117c4738dd1513778b7e3af (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-04-24eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLetramento Literáriopor
dc.subjectMulherpor
dc.subjectQuestões de Gêneropor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectFeminicidiopor
dc.subjectLiteratura y Enseñanzaspa
dc.subjectLetramento Literariospa
dc.subjectMujerspa
dc.subjectCuestiones de Génerospa
dc.subjectEnseñanza Fundamentalspa
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA mulher e as questões de gênero: uma proposta de letramento literário no Ensino Fundamental 2018por
dc.title.alternativeLa mujer y las cuestiones de género: una propuesta de letramento literario en la Enseñanza Fundamentalspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Greicy Erhart Pereira da Costa 2019.pdf2.43 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons