Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4648
Tipo do documento: Dissertação
Title: Qualidade na educação pública: um estudo de caso de uma escola municipal de ensino fundamental I de Foz do Iguaçu
Other Titles: Quality in public education: a case study of a municipal school of Foz do Iguaçu
Autor: Barbosa, Carina Simonetti Colombelli 
Primeiro orientador: Souza, Silvana Aparecida de
Primeiro membro da banca: Martins, Fernando José
Segundo membro da banca: Klauck, Samuel
Terceiro membro da banca: Guanaes, Senilde Alcantara
Resumo: No Brasil o acesso à educação é um direito de todos, mas por si, essa garantia não implica o acesso a uma educação de qualidade. Em um sistema em que a burguesia domina o Estado e determina em grande medida o sistema de ensino, pensar em democratização e qualidade da educação requer entender que o sistema educacional precisa mudar para que a educação seja pensada de forma igualitária. O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa que busca mostrar diferentes conceitos de educação de qualidade e abordar, ainda, de que maneira ocorreu a democratização do acesso ao ensino no Brasil e, depois, como as ideias empresariais passaram a ser aplicadas na educação, promovendo a disputa e a precarização do ensino, buscando os resultados como se busca a produtividade na empresa e, assim, alcançando uma pretensa qualidade que se expressa por meio de exames padronizados que alegam medir a qualidade da educação no Brasil, mas que podem inclusive potencializar ainda mais seu caráter excludente. A discussão da qualidade da educação pública servirá de embasamento teórico para essa pesquisa de mestrado que se faz sobre um estudo de caso em uma escola pública do município de Foz do Iguaçu que atende alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, a qual tem suas vagas disputadas e é reconhecida pela sociedade como uma escola de qualidade. Nessa escola buscou-se avaliar a nota do Ideb como um dos fatores determinantes no processo desse reconhecimento como uma escola de qualidade, afinal, esta apresentou desde 2007 até 2017, significativo aumento na nota do Ideb, de 5,8 para 8,3, ficando entre as melhores do município. Além disso, também foram analisados os aspectos físicos privilegiados da escola, o posicionamento geográfico, perfil socioeconômico elevado dos alunos e a gestão escolar. Todos esses pontos contribuem significantemente para os resultados obtidos pela escola, mas a pesquisa mostrou ainda que outros dados contribuem para elevar as notas, afinal, a prática de treinamento dos alunos para as avaliações de larga escala ocorre, além de um controle de fluxo através das reprovas realizado na série anterior à turma que realiza a prova, 4º ano, e em ano interior ao da realização, medida que acaba selecionando os alunos que realizarão a prova no ano seguinte.
Abstract: In Brazil, access to education is everyone's right, but by itself this guarantee does not imply access to quality education. In a system in which the bourgeoisie dominates the state and largely determines the education system, thinking about democratization and the quality of education requires understanding that the educational system must change so that education is thought of in an equal manner. The present work is a qualitative research that seeks to show different concepts of quality education and also discuss how the democratization of access to education occurred in Brazil and, later, how business ideas came to be applied in education, promoting the dispute and the precariousness of education, seeking results such as productivity in the company and, thus, achieving an alleged quality that is expressed through standardized examinations that claim to measure the quality of education in Brazil, but which may even further enhance its exclusionary character. The discussion of the quality of public education will serve as a theoretical basis for this master's research that is done on a case study in a public school in the municipality of Foz do Iguaçu that serves students from 1st to 5th grade of elementary school, which has its disputed places and is recognized by society as a quality school. This school sought to evaluate the Ideb grade as one of the determining factors in the process of this recognition as a quality school, after all, it presented from 2007 to 2017, a significant increase in the Ideb grade, from 5.8 to 8.3, being among the best in the city. In addition, the privileged physical aspects of the school, geographical positioning, high socioeconomic profile of students and school management were also analyzed. All these points contribute significantly to the results obtained by the school, but research has also shown that other data contribute to raising grades, after all, the practice of student training for large-scale assessments occurs, as well as flow control through failed in the grade before the class that takes the test, grade 4, and in the year after the test, which ends up selecting the students who will take the test the following year.
Keywords: Qualidade
Educação
Democratização
Ideb
Quality
Education
Democratization
Ideb
CNPq areas: EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: BARBOSA, Carina Simonetti Colombelli. Qualidade na educação pública: um estudo de caso de uma escola municipal de ensino fundamental I de Foz do Iguaçu. 2019. 77 p. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4648
Issue Date: 30-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carina_Simonetti_Colombelli_Barbosa_2019.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons