Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4614
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRibeiro, Mayara Fabriny de Barros Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8848868919772801por
dc.contributor.advisor1Bastos , Carmen Celia Barradas Correia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723065289200115por
dc.contributor.referee1Santos , Wanda Terezinha Pacheco dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8338007645962270por
dc.contributor.referee2Schroeder , Tânia Maria Rechia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5605834926513023por
dc.contributor.referee3Estrada , Adrian Alvarez-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3923063914496775por
dc.date.accessioned2020-01-09T13:41:39Z-
dc.date.issued2019-09-06-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Mayara Fabriny de Barros Silva. Formação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu da Unioeste/campus Cascavel-PR: um estudo sobre o estágio de docência.. 2019. 110 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4614-
dc.description.resumoO Estágio de Docência pode ser parte integrante da formação do pós-graduando e tem por objetivo preparar o discente para a docência universitária, ao tempo que também contribui para a qualificação do ensino de graduação. É obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social, assim regulamenta a CAPES. Diante desse contexto, alguns questionamentos nos impulsionaram para realização do estudo sobre essa temática. A pesquisa buscou compreender como tem sido a operacionalização do Estágio de Docência nos programas stricto sensu da Unioeste e desvelar qual a concepção de docência que adotam. Nessa perspectiva, buscamos conhecer qualitativamente a organização institucional do estágio de docência nos programas stricto sensu da Unioeste; compreender o impacto formativo do estágio de docência a partir da percepção dos pós-graduandos da Instituição; conhecer as dificuldades dos alunos para cumprirem o estágio e promover discussões que possam incrementar as ações realizadas no estágio e dar suporte pedagógico às práticas a partir das compreensões estabelecidas pela pesquisa. O estudo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e de campo. Os sujeitos pesquisados foram os pós-graduandos dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Unioeste/ campus de Cascavel – PR, que realizaram o estágio de docência nos anos 2015, 2016 e 2017 e foram consultados por meio de questionários. Os dados produzidos a partir dos sessenta questionários foram sistematizados e analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Ainda, os dados foram analisados à luz das concepções de docência universitária e a formação do professor da Educação Superior; os saberes docentes necessários a prática educativa; a Pós-Graduação stricto sensu e a formação pedagógica dos professores universitários e, por conseguinte, o estágio de docência como tempo e espaço de formação na pós-graduação, diante do que vem sendo discutido por Masetto (2003), Nóvoa (2010), Zabalza (2014), Tardif (2012), Cunha (2010), Pimenta e Almeida (2014) entre outros. Os resultados nos permitem considerar que o Estágio de Docência nos Programas de pós-graduação na Unioeste mostrou-se uma experiência significativa e formativa, entretanto, apresentam fragilidades quanto à estruturação, organização e consolidação que o evidencie como um espaço de aprendizagem significativa para a docência universitária, ou seja, não é possível conceber este momento de estágio como uma formação pedagógica efetiva.por
dc.description.abstractThe Teaching Internship can be an integral part of graduate education and aims to prepare students for university teaching, while also contributing to the qualification of undergraduate education. It is mandatory for all fellows of the Social Demand Program, thus regulating CAPES. Given this context, some questions prompted us to conduct the study on this theme. The research sought to understand how has been the operationalization of the Teaching Internship in Unioeste stricto sensu programs and unveil the conception of teaching that they adopt. From this perspective, we sought to know qualitatively the institutional organization of the teaching internship in Unioeste's stricto sensu programs; understand the formative impact of the teaching stage from the perception of the graduate students of the institution; to know the students' difficulties to accomplish the internship and to promote discussions that can increase the actions performed in the internship and to give pedagogical support to the practices from the understandings established by the research. The study is characterized as bibliographic and field research. The researched subjects were the postgraduate students of the Stricto sensu Graduate Programs of Unioeste / campus of Cascavel - PR, who experienced the teaching internship in 2015, 2016 and 2017 and were consulted through questionnaires. The data produced from the sixty questionnaires were systematized and analyzed through the content analysis of Bardin (2011). Still, the data were analyzed in the light of the conceptions of university teaching and the formation of the teacher of Higher Education; the teaching knowledge necessary for educational practice; stricto sensu Postgraduate Studies and the pedagogical training of university professors and, consequently, the teaching stage as a time and space for postgraduate education, in view of what has been discussed by Masetto (2003), Nóvoa (2010), Zabalza (2014), Tardif (2012), Cunha (2010), Pimenta and Almeida (2014) among others. The results allow us to consider that the Teaching Internship in the Postgraduate Programs at Unioeste proved to be a significant and formative experience, however, they have weaknesses regarding the structuring, organization and consolidation that makes it a space for meaningful learning for teaching. that is, it is not possible to conceive of this internship moment as an effective pedagogical formation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2020-01-09T13:41:39Z No. of bitstreams: 2 Mayara_Ribeiro_2019.pdf: 1143494 bytes, checksum: a91c0291a5af07098b2585e242c82aa1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-09T13:41:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Mayara_Ribeiro_2019.pdf: 1143494 bytes, checksum: a91c0291a5af07098b2585e242c82aa1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-09-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectDocência Universitáriapor
dc.subjectEducação Superiorpor
dc.subjectPós-Graduaçãopor
dc.subjectUniversity Teachingeng
dc.subjectCollege educationeng
dc.subjectPostgraduate studieseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu da Unioeste/campus Cascavel-PR: um estudo sobre o estágio de docência.por
dc.title.alternativePedagogical training in the stricto sensu graduate programs of Unioeste / campus Cascavel-PR: a study about the teaching internshipeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mayara_Ribeiro_2019.pdfArquivo completo1.12 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons