Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4613
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorChaba, Priscila Akemi-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6912553563795541por
dc.contributor.advisor1Strieder , Dulce Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/498174730107072por
dc.contributor.referee1Strieder , Dulce Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/498174730107072por
dc.contributor.referee2Magalhães Júnior , Carlos Alberto de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3766552181829432por
dc.contributor.referee3Cunha , Marcia Borin da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3220989633467080por
dc.date.accessioned2020-01-09T13:21:55Z-
dc.date.issued2019-08-28-
dc.identifier.citationCHABA, Priscila Akemi. O conteúdo de física no livro didático para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise da transposição didática.. 2019. 103 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4613-
dc.description.resumoO livro didático tem sido considerado um objeto de estudo relevante nas pesquisas destinadas aos recursos pedagógicos no ambiente escolar, pois, muitas vezes, é o principal material utilizado pelo professor e potencialmente pode traduzir o perfil didático nos processos de ensino. Por outro lado, o livro didático representa apenas recortes transpostos dos conhecimentos desenvolvidos ao longo da produção científica, que necessariamente sofrem adaptações propriamente didáticas, a fim de aproximar-se da linguagem da ciência escolar. Dessa forma, parte-se da premissa de que os conhecimentos desenvolvidos no contexto científico passam pelo processo de transposição didática objetivando sua contextualização no ambiente de ensino. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi analisar os elementos da transposição didática presentes nos conteúdos de física do livro didático direcionado ao Ensino Médio aprovado e distribuído pelo PNLD-EJA/2014 e ainda em uso nas instituições de ensino. A pesquisa possui abordagem qualitativa e analítica referente às características das adaptações didáticas dos conceitos científicos de física expressos no livro didático voltado para o ensino médio na modalidade Educação para Jovens e Adultos, sob a concepção teórica de transposição didática proposta por Yves Chevallard (1991). A partir da análise dos elementos da transposição didática, compreendemos que o material apresenta uma preocupação visível de vincular o cotidiano dos alunos na abordagem dos conteúdos, incentivando o discurso de formação para o trabalho, oferecendo suportes para que o conhecimento físico desenvolva cidadãos críticos na reflexão e atuação na sociedade.por
dc.description.abstractThe textbook has been considered a relevant object of study in research aimed at pedagogical resources in the school environment, since it is often the main material used by the teacher and potentially can translate the didactic profile in the teaching processes. On the other hand, the textbook represents only transposed cuttings of the knowledge developed throughout the scientific production, which necessarily undergo proper didactic adaptations, in order to get closer to the language of school science. Thus, it is assumed that the knowledge developed in the scientific context goes through the process of didactic transposition aiming at its contextualization in the teaching environment. Thus, the objective of this research was to analyze the elements of didactic transposition present in the physics contents of the textbook directed to High School approved and distributed by PNLD-EJA / 2014 and still in use in educational institutions. The research has a qualitative and analytical approach referring to the characteristics of didactic adaptations of the scientific concepts of physics expressed in the textbook aimed at high school in the modality Education for Youth and Adults, under the theoretical conception of didactic transposition proposed by Yves Chevallard (1991). From the analysis of the elements of didactic transposition, we understand that the material presents a visible concern to link the students' daily life in the approach of the contents, encouraging the formation discourse to work, offering support for the physical knowledge to develop critical citizens in the reflection. and acting in society.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2020-01-09T13:21:55Z No. of bitstreams: 2 Priscila _Chaba_ 2019.pdf: 1477758 bytes, checksum: 69c8246ebea9bebb180fb1e919389a45 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-09T13:21:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Priscila _Chaba_ 2019.pdf: 1477758 bytes, checksum: 69c8246ebea9bebb180fb1e919389a45 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-08-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectYouth and Adult Educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO conteúdo de física no livro didático para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise da transposição didática.por
dc.title.alternativeThe content of physics in the textbook for Youth and Adult Education: an analysis of didactic transposition.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Priscila _Chaba_ 2019.pdfArquivo completo1.44 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons