Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4524
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLindner, Sandra Inês-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5023730293520614por
dc.contributor.advisor1Silva , João Carlos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0234527171754099por
dc.contributor.referee1Silva , João Carlos da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0234527171754099por
dc.contributor.referee2Magalhães , Lívia Diana Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1488574581468951por
dc.contributor.referee3Orso , Paulino José-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8247504761634290por
dc.date.accessioned2019-11-18T17:00:23Z-
dc.date.issued2019-05-15-
dc.identifier.citationLINDNER, Sandra Inês. A escolarização em Toledo: uma luz na escuridão da mata - Fundação Educacional de Toledo/PR. 2019. 190 f.. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4524-
dc.description.resumoEsta dissertação teve como objetivo discutir a Fundação Educacional de Toledo - FUNET, no processo de escolarização do município. Partimos do Colégio Rio Branco durante a recolonização, pós-desmembramento de Foz do Iguaçu, mediante a Lei Estadual nº 790, de 14/11/1951, sancionada pelo governador da época, Bento Munhoz da Rocha Neto e executada em 14/12/1952. Analisa a colonização do Oeste paranaense e a história do município de Toledo, abordando o processo de constituição da Funet no contexto dos primeiros estabelecimentos escolares toledenses. A reconstituição da educação permitiu organizar o conjunto de fontes sobre a história do município, por intermédio de fontes documentais e iconográficas. Possibilitou compreender não só o desenvolvimento local, como o processo educacional brasileiro e paranaense. Na análise levamos em conta os aspectos históricos, políticos, econômicos e sociais emergentes na região Oeste Paranaense. As instituições escolares tiveram seus papéis delineados a partir das suas origens, caracterização e o contexto que as envolvem, em que as forças políticas, econômicas e religiosas agiam no sentido da modernização educacional. A FUNET é examinada a partir de seus antecedentes históricos, em 1974, como também a participação do Projeto Multinacional Especial MEC/OEA no processo educativo e de formação de professores em Toledo. A concepção de educação, expressada nesta instituição de ensino, estava em correspondência aos princípios nacionalistas e desenvolvimentistas do país, que disseminava a expansão da escolarização.por
dc.description.abstractThis research aimed to discuss about the Fundação Educacional de Toledo – FUNET (Educational Foundation of Toledo), in the process of schooling of the municipality. We started from the Rio Branco School during the recolonization, post-dismemberment of Foz do Iguaçu city, through State Law no.790, dated 11/14/1951, sanctioned by the governor of the time, Bento Munhoz da Rocha Neto and executed on December 12th, in 1952. This work also analyzes the colonization of the Western Paraná state and the history of the city of Toledo, approaching the process of constitution of Funet in the context as one of first schools in Toledo. The reconstitution of education allowed organizing the set of sources on the history of the municipality, through documentary and iconographic sources. It made possible to understand not only local development, but also the educational process in Paraná and Brazil. In the analysis we take into account the historical, political, economic and social aspects emerging in the Western region of Paraná. School institutions had their roles drawn from their origins, characterization, and the context surrounding them, in which political, economic, and religious forces acted in the direction of educational modernization. FUNET is examined from its historical in 1974, as well as the participation of the Special Multinational Project and the Ministry of Education and Culture (MEC/OAS) in the educational process and teacher training in the city of Toledo. The conception of education expressed in this educational institution corresponded to the nationalist and developmentalist principles of the country, which spread the expansion of schooling.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2019-11-18T17:00:22Z No. of bitstreams: 2 Sandra_Lindner_2019.pdf: 13443436 bytes, checksum: f9844eb21f8190eb3b49b1d5a1078359 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-18T17:00:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Sandra_Lindner_2019.pdf: 13443436 bytes, checksum: f9844eb21f8190eb3b49b1d5a1078359 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-05-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectHistória da Educaçãopor
dc.subjectInstituições Escolarespor
dc.subjectFUNETpor
dc.subjectHistory of Educationeng
dc.subjectSchool Institutionseng
dc.subjectFUNETeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA escolarização em Toledo: uma luz na escuridão da mata - Fundação Educacional de Toledo/PRpor
dc.title.alternativechooling in Toledo: A light in the darkness of the forest - Educational Foundation of Toledo / PR - FUNET (1974-1984).por
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sandra_Lindner_2019.pdfArquivo completo13.13 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons