Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4523
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Daiane Glaucia de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5423952203444148por
dc.contributor.advisor1Klauck, Samuel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0473749689984547por
dc.contributor.referee1Santos, José Carlos dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8774702624197992por
dc.contributor.referee2Fernandes, Viviane Bonfim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6902242645160409por
dc.contributor.referee3Silva, Rosangela de Jesus-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168736233931232por
dc.date.accessioned2019-10-25T20:15:13Z-
dc.date.issued2018-09-03-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Daiane Glaucia de. O tango espetáculo na região binacional do Brasil com a Argentina. 2018. 78 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4523-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma reflexão sobre como o Tango Espetáculo se constitui na Fronteira Binacional do Brasil com a Argentina e sua relação enquanto produto cultural inserido no turismo local, contextualizando-o como Manifestação Artística e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Assim sendo, apresentou-se o tango no seu processo de construção de acordo com a história da dança e as contribuições dos demais gêneros que o compõe ou contribuíram no seu processo de formação e manutenção. Dentre os objetivos que permeiam essa pesquisa, citam-se os referenciais de transmissão entre gerações e através dos espetáculos procedentes na região binacional, constituídos por diversas fronteiras, além de características que promovem o sentimento de pertencimento e identidade. O tango espetáculo ou escenário, presente na fronteira também é considerado bem de uso, e um recurso para o turismo local, sugerindo a essa investigação notar de que forma as empresas utilizam esse meio dentro do manuseio e estrutura dos shows oferecidos aos turistas. Para tal resultado, utilizou-se de aportes metodológicos bibliográficos, amparados por autores que investigaram a dança, como Hélio Fernandes (2000), Luis Labraña (2000), Hernán Morél (2009), Antonio Perna (2011), Florencia Garramuño (2009). Além disso, como processo metodológico de coleta de dados, fez-se uso da técnica de observação, através do olhar da pesquisadora enquanto profissional da área das danças de salão, e envolvida profissionalmente em determinado momento da carreira, com algumas das empresas citadas. Outro recurso utilizado, foram às entrevistas semi - estruturadas dirigidas às empresas que dispõe do tango em shows regulares direcionados a turistas. Partindo das problematizações, objetivos e através dos métodos e metodologias, buscou-se responder as questões que trouxeram a essa pesquisa balizando-se por referências a partir das abordagens de autores como Heriberto Cairo Carou (2001), Lhorenç Prats (1997) e Margarita Barreto (2000 e 2007).por
dc.description.abstractThe present work presents a reflection on how the Tango Show is built in the Brazilian Binational Frontier with Argentina and its relation as a cultural product inserted in the local tourism, contextualizing the Tango as Artistic Manifestation and Intangible Cultural Heritage of Humanity. Thus, the tango was presented in its construction process according to the history of dance and the contributions of the other genres that make it up or contributed in its formation and maintenance process. Among the objectives that permeate this research, reference is made to the transmission between generations and through the shows that come from the binational region, constituted by different borders, as well as characteristics that promote the feeling of belonging and identity. The tango show or scenario, present at the frontier is also considered a good and a resource for local tourism, suggesting to this investigation to note how companies use this medium within the handling and structure of the shows offered to tourists. For this result, we used bibliographic methodological contributions, supported by authors who investigated the dance, such as Hélio Fernandes (2000), Luis Labraña (2000), Hernán Morél (2009), Antonio Perna (2011) and Florencia Garramuño (2009). In addition, as a methodological process of data collection, the observation technique was used, through the researcher's perspective as a professional in the area of ballroom dancing, and professionally involved in a particular moment of the career, with some of the companies mentioned. Another resource used was the semi-structured interviews directed at companies that have tango in regular shows directed to tourists. From the problematizations, objectives and through the methods and methodologies, it was looked for to answer the questions that brought to this research being based on references from the approaches of authors like Heribpor
dc.description.provenanceSubmitted by Wagner Junior (wagner.junior@unioeste.br) on 2019-10-25T20:15:13Z No. of bitstreams: 2 Daiane_Glaucia_de_Oliveira_2018.pdf: 1493112 bytes, checksum: 33eb0e21c8f27a98efcf5439a1947214 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-25T20:15:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Daiane_Glaucia_de_Oliveira_2018.pdf: 1493112 bytes, checksum: 33eb0e21c8f27a98efcf5439a1947214 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-09-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTangopor
dc.subjectTurismo culturalpor
dc.subjectPatrimônio culturalpor
dc.subjectFronteira binacionalpor
dc.subjectTangoeng
dc.subjectCultural tourismoeng
dc.subjectCultural heritageeng
dc.subjectBinational bordereng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpor
dc.titleO tango espetáculo na região binacional do Brasil com a Argentinapor
dc.title.alternativeThe tango show in the binational region of Brazil and Argentinaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daiane_Glaucia_de_Oliveira_2018.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons