Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4462
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilveira, Danielli Maria Neves da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9088983568573296por
dc.contributor.advisor1Orso , Paulino José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8247504761634290por
dc.contributor.referee1Orso, Paulino José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8247504761634290por
dc.contributor.referee2Silva, José Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0234527171754099por
dc.contributor.referee3Lucena , Carlos Alberto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9554910126433226por
dc.date.accessioned2019-09-16T14:22:56Z-
dc.date.issued2019-04-12-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Danielli Maria Neves da. Escola “sem” Partido: a pseudo-neutralidade e o viés ultraconservador do movimento. 2019. 110 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4462-
dc.description.resumoEsta dissertação é resultado das investigações acerca do surgimento, propagação e intencionalidades do movimento Escola “sem” Partido, realizada com o objetivo de compreender o movimento e o que ele escamoteia, em meio a um discurso que defende uma suposta neutralidade no ensino escolar. O movimento surge no ano de 2004, porém, propaga-se mais intensamente a partir de 2014, quando é transformado em Projeto de Lei, em um momento político propício ao discurso ultraconservador no campo da política e dos valores sociais. Inicialmente tratamos de apresentá-lo a partir de seu surgimento, analisando-o dentro do contexto histórico, problematizando algumas questões contraditórias em seu núcleo. Na sequência, realizamos uma análise, com base em produções recentes sobre a temática, que levantam questões e intencionalidades que não aparecem imediatamente nos documentos e discursos do ESP, mas que, quando analisados em profundidade, aparecem em sua essência. No segundo e último capítulo, fazemos contraposição a “neutralidade” defendida pelo Escola “sem” Partido. Para isso, recorremos aos clássicos da sociologia: Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza investigativa e exploratória, tendo como pressuposto a crítica ao movimento Escola “sem” Partido, que expressa os interesses da classe dominante e se dissemina através de um discurso de natureza ultraconservadora. Para tanto, utilizou-se de discussões realizadas por pesquisadores que versam sobre as contradições existentes no conteúdo e na forma daquilo que é proposto pelo ESP.por
dc.description.abstractThis dissertation is the result of investigations into the emergence, propagation and intentionalities of the movement "School without" Party, realized with the aim of understanding the movement and what it escapes, in the middle of a discourse that defends a supposed neutrality in school education. The movement emerges in the year 2004, however, it spreads more intensely after 2014, when it is transformed into a Bill, at a political moment conducive to the ultraconservative discourse in the field of politics and social values. Initially we try to present it from its emergence, analyzing it within the historical context, problematizing some contradictory questions at its core. In the sequence, we make an analysis, based on recent productions on the subject, that raise questions and intentionalities that do not appear immediately in the documents and discourses of the ESP, but that, when analyzed in depth, appear at its core. In the second and last chapter, we contrast the "neutrality" advocated by the "without" Party School. To do this, we turn to the classics of sociology: Emile Durkheim, Max Weber and Karl Marx. It is a bibliographical and documentary research of investigative and exploratory nature, based on the criticism of the movement "without" Party, which expresses the interests of the ruling class and spreads through a discourse of an ultraconservative nature. In order to do so, we used discussions carried out by researchers that deal with the contradictions in the content and in the form of what is proposed by ESP.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2019-09-16T14:22:56Z No. of bitstreams: 2 Danielli_Silveira_2019.pdf: 1788138 bytes, checksum: 286e5d285ff18004c0d08f2ef4087ded (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-16T14:22:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Danielli_Silveira_2019.pdf: 1788138 bytes, checksum: 286e5d285ff18004c0d08f2ef4087ded (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-04-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEscola “sem” Partidopor
dc.subjectMovimento Escola sem Partidopor
dc.subjectUltraconservadorismopor
dc.subjectPseudo-neutralidadepor
dc.subjectSchool "without" Partyeng
dc.subjectMovement School without Partyeng
dc.subjectUltraconservativeeng
dc.subjectPseudo-neutralityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEscola “sem” Partido: a pseudo-neutralidade e o viés ultraconservador do movimentopor
dc.title.alternativeSchool "without" party: the pseudo-neutrality and the ultraconservador of the movementeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Danielli_Silveira_2019.pdfArquivo completo1.75 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons