Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4428
Tipo do documento: Dissertação
Title: Valorização do multilinguismo: um mapeamento e planejamento linguístico escolar em Foz do Iguaçu, PR
Other Titles: Valuing multilingualism: a mapping and school language planning in Foz do Iguaçu - Paraná
Autor: Kuerten, Miriam Regina Giongo 
Primeiro orientador: Berger, Isis Ribeiro
Primeiro membro da banca: Nihei, Oscar Kenji
Segundo membro da banca: Lunardelli, Mariangela Garcia
Terceiro membro da banca: Amato, Laura Janaína Dias
Resumo: Esta pesquisa quantitativa e qualitativa almejou identificar o repertório linguístico de uma instituição de ensino na cidade de Foz do Iguaçu, que está situada na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, refletir sobre o que é ser multilíngue e promover reflexões para a valorização das línguas. Para tanto, mapearam-se as línguas faladas pelo alunado e colegiado do Colégio Vicentino São José em Foz do Iguaçu - PR. Também pretendeu-se depreender através do mapeamento realizado com os professores, se e/ou como a diversidade linguística no colégio é percebida e se tiveram, em sua formação acadêmica ou posteriormente, (in)formação sobre políticas linguísticas e gerenciamento de línguas. Objetivou-se mapear as línguas presentes nesse contexto e refletir acerca dos temas com os quais esta pesquisa se relaciona, dentre eles o multilinguismo e a valorização das línguas, porque a escola está em um contexto de fronteira em que a heterogeneidade linguística poderia ser melhor percebida e valorizada, o que, entre outros benefícios, também melhoraria o processo de ensino e aprendizagem. Ademais, também se analisou o Projeto Político Pedagógico da escola para depreender dele se/como a escola se organiza pedagogicamente para contemplar o multilinguismo. Esta pesquisa tem base na Política Linguística, campo do saber que está vinculado a ações em prol das práticas linguísticas diversas. Para a análise dos dados gerados através do mapeamento linguístico escolar, bem como para o referencial teórico, buscaram-se contribuições de Altenhofen e Oliveira (2011), Baker (2001), Bortoni-Ricardo (2008), Broch (2014), Coelho (2012), García (2009), Oliveira (2018), Seiffert (2014), Spolsky (2016) e Vasconcellos (2004), entre outros autores.
Abstract: This quantitative and qualitative research aimed to identify the linguistic repertoire of a teaching institution in the city of Foz do Iguaçu, which is located in the triple border between Brazil, Paraguay and Argentina, reflect on what it is to be multilingual and promote reflections for the valorization of languages. In this regard, the languages spoken by students and collegiate at Colégio Vicenino São José in Foz do Iguassu were mapped. The mapping carried out with the teachers was also intended to understand, whether and / or how the linguistic diversity in the college is perceived and whether they had, in their academic formation or later, (in)formation on linguistic policies and language management. The objective was to map the languages present in this context and to reflect on the themes with which this research relates, among them multilingualism and the valorization of languages, for the school is in a border context in which linguistic heterogeneity could be better perceived and valued, which, among other benefits, would also improve the teaching and learning process. In addition, the School's Political Pedagogical Project was also analyzed to understand if and how the school is pedagogically organized to contemplate multilingualism. This research is based on Language Policy, field of knowledge that is connected to actions in favor of diverse linguistic practices. For the analysis of the data generated through the school linguistic mapping, as well as for the theoretical reference, we sought contributions from Altenhofen and Oliveira (2011), Baker (2001), Bortoni-Ricardo (2008), Broch (2014), Coelho 2012), García (2009), Oliveira (2018), Seiffert (2014), Spolsky (2016) and Vasconcellos (2004) among other authors.
Esta investigación cuantitativa y cualitativa anheló identificar el repertorio lingüístico de una institución de enseñanza en la ciudad de Foz do Iguaçu, que está situada en la triple frontera entre Brasil, Paraguay y Argentina, reflexionar sobre lo que es ser multilingüe y promover reflexiones para la valorización de las lenguas. Para ello, se mapearon las lenguas habladas por el alumnado y colegiado en el Colégio Vicentino São José em Foz do Iguaçu - PR. También se pretendió deducir a través del mapeo realizado con los profesores, si y / o cómo la diversidad lingüística en el colegio es percibida y se tuvieron, en su formación académica o posteriormente, (in) formación sobre políticas lingüísticas y gestión de lenguas. Se objetivó mapear las lenguas presentes en ese contexto y reflexionar acerca de los temas con los que esta investigación se relaciona, entre ellos el multilingüismo y la valorización de las lenguas, porque la escuela está en un contexto de frontera en que la heterogeneidad lingüística podría ser mejor percibida y valorada, lo que, entre otros beneficios, también mejoraría el proceso de enseñanza y aprendizaje. Además, también se analizó el Proyecto Político Pedagógico de la escuela para deducir de él si / como la escuela se organiza pedagógicamente para contemplar el multilingüismo. Esta investigación tiene base en la Política Lingüística, campo del saber que está vinculado a acciones en pro de las prácticas lingüísticas diversas. Para el análisis de los datos generados a través del mapeo lingüístico escolar, así como para el referencial teórico, se buscó aportes de Altenhofen y Oliveira (2011), Baker (2001), Bortoni-Ricardo (2008), Broch (2014), Coelho (2014) (2010)
Keywords: Multilinguismo
Mapeamento linguistico
Fronteira
Política linguística
Foz do Iguaçu
Multilingualism
Language mapping
Frontier
Linguistic policy
Foz do Iguaçu
Multilingüismo
Mapeo lingüistico
Frontera
Política lingüística
Foz do Iguaçu
CNPq areas: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: KUERTEN, Miriam Regina Giongo. Valorização do multilinguismo: um mapeamento e planejamento linguístico escolar em Foz do Iguaçu, PR. 2019. 137 p. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4428
Issue Date: 6-May-2019
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Miriam_Regina_Giongo_Kuerten_2019.pdf4.89 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons