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https://tede.unioeste.br/handle/tede/4419
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Diversidade linguística em aulas de português na modalidade educação de jovens e adultos no contexto da tríplice fronteira |
Other Titles: | Diversity of languages in portuguese classes in the modality of education of youths and adults in the context of the triple border |
Autor: | Pereira, Elisena Bertotti ![]() |
Primeiro orientador: | Berger, Isis Ribeiro |
Primeiro membro da banca: | Nihei, Oscar Kenji |
Segundo membro da banca: | Martins, Maridelma Laperuta |
Terceiro membro da banca: | Amato, Laura Janaína Dias |
Resumo: | Esta pesquisa tematiza o tratamento da diversidade de línguas em aulas de português na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos, em Foz do Iguaçu, no contexto da Tríplice Fronteira. A investigação teve como objetivo identificar as formas de gerenciamento do multilinguismo e compreender a diversidade linguística de forma crítica pelo viés empírico e teórico. O percurso teórico-metodológico teve como base o campo do saber da Política Linguística articulada à pesquisa qualitativa, já que se pretendeu identificar e compreender as ações sobre as línguas como um processo histórico. Por isso, os procedimentos foram de cunho etnográfico, em que se realizou diagnóstico sociolinguístico entre alunos, observações em sala de aula com diário de campo e entrevistas com os docentes, estes de suma importância para problematizar o espaço escolar. A fundamentação teórica foi construída a partir das contribuições do campo da Política Linguística como área articuladora de outras disciplinas, e lançamos mão das contribuições de Altenhofen e Oliveira (2011); Beisiegel (1992); Bordieu (2008); Bortoni-Ricardo (2008); Calvet (2007); Di Pierro (2015); Freire (1981); Grosso (2010); Haesbaert (2007); Ludke e André (1986); Ribeiro Da Silva (2013); Sousa e Roca (2015); dentre outros. Após a realização dos procedimentos mencionados com o suporte teórico, percebeu-se que apesar da ausência de formação para atender às necessidades do contexto fronteiriço, os professores valorizam e promovem a diversidade linguística presente no ambiente escolar. A partir da identificação e compreensão das ações sobre a(s) língua(s) nas aulas de português da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos, sugerem-se proposições e encaminhamentos possíveis para a valorização e promoção da diversidade linguística no campo da sala de aula, da educação e das políticas públicas. |
Abstract: | This research studies the treatment of the diversity of languages in Portuguese classes in the modality of Education of Youths and Adults, in Foz do Iguaçu, in the context of the Triple Border. The aim of the research was to identify manners to manage multilingualism and to understand linguistic diversity critically by empirical and theoretical bias. The theoretical-methodological course was based on Linguistic Policy articulated to qualitative research, since it was intended to identify and understand the actions towards languages as a historical process. Thus, the procedures were ethnographic, in which a sociolinguistic diagnosis was carried out among students, observations in the classroom along with field diary and interviews with teachers, which are very important to problematize the school space. The theoretical basis was built from the contributions of the field of Linguistic Policy as an articulating area of other disciplines and we used the contributions of Altenhofen and Oliveira (2011); Beisiegel (1992); Bordieu (2008); Bortoni-Ricardo (2008); Calvet (2007); Di Pierro (2015); Freire (1981);Grooso (2010);Haesbaert (2007); Ludke and André (1986); Ribeiro Da Silva (2013); Sousa and Roca (2015); among others. After having performed the procedures mentioned along with the theoretical support, it was noticed that despite the lack of training to meet the needs of the border context, teachers’ value and promote the linguistic diversity present in the school environment. From the identification and understanding of the actions toward the language (s) in the Portuguese classes of the youths and adults education teaching modality, it is suggested possible propositions and referrals for the valorisation and promotion of linguistic diversity in the field of the classroom, of education, and of public policy. Esta investigación tiene como tema el tratamiento de la diversidad de lenguas em clases de portugués en la modalidad de enseño Educación de Jóvenes y Adultos, en la ciudad de Foz do Iguaçu, en el contexto de la Triple Frontera. La investigación tuvo como objetivo identificar las formas de gestión del multilingüismo y comprender la diversidad linguística de forma crítica de manera empírica y teórica. El camino teórico-metodológico tuvo como base el campo del saber de la Política Lingüística articulada a la pesquisa cualitativa, al final se pretendió identificar y comprender las acciones sobre las lenguas como un proceso histórico. Por eso, los procedimientos fueron de cuño etnográfico, en que se hecho diagnóstico sociolingüístico entre alumnos, observaciones en aulas con diario de campo y entrevistas con los profesores, los cuales fueron de suma importancia para problematizar el espacio escolar. La fundamentación teórica fue construida a partir de las contribuciones del campo de la Política Lingüística como área articuladora de otras disciplinas, y aun buscamos contribuciones de Altenhofen y Oliveira (2011); Beisiegel (1992); Bordieu (2008); Bortoni-Ricardo (2008); Calvet (2007); Di Pierro (2015); Freire (1981); Grosso (2010); Haesbaert (2007); Ludke y André (1986); Ribeiro da Silva (2013); Sousa y Roca (2015); entre otros. Después de llevar a cabo los procedimientos citados con el apoyo teórico, se observó que, a pesar de la falta de formación para satisfacer las necesidades del contexto fronterizo, los docentes dan valor y promueven la diversidad lingüística presente en el entorno escolar. A partir de la identificación y comprensión de las acciones sobre la(s) lengua(s) en las aulas de portugués de la modalidad de enseño Educación de Jóvenes y Adultos, son sugeridas proposiciones y metodologías posibles para la valorización y promoción de la diversidad lingüística en el campo de las clases, de la educación y de las políticas públicas. |
Keywords: | Política linguística Diversidade linguística Fronteira Modalidade de ensino de educação de jovens e adultos (EJA) Linguistic policy Diversity of languages Border Modality of education of youths and adults Politica lingüística Diversidad lingüística Frontera Modalidad de enseño de educación de jóvenes y adultos (EJA) |
CNPq areas: | EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | PEREIRA, Elisena Bertotti. Diversidade linguística em aulas de português na modalidade educação de jovens e adultos no contexto da tríplice fronteira. 2019. 135 p. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/4419 |
Issue Date: | 30-Apr-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ) |
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