Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4407
Tipo do documento: Dissertação
Title: A formação política dos professores: uma reflexão sobre as greves de 2015 a 2016 na gestão APP –Sindicato – Francisco Beltrão
Other Titles: The political training of teachers: a reflection on the strike of 2015 to 2016 in the management APP - Union - Francisco Beltrão.
Autor: Weber, Denner Wynderson 
Primeiro orientador: Zanella , José Luiz
Primeiro membro da banca: Zanella, José Luiz
Segundo membro da banca: Frigotto, Gaudencio
Terceiro membro da banca: Martins, Suely Aparecida
Resumo: Este trabalho dissertativo emerge a partir das experiências vivenciadas durante as greves realizadas pelos professores nos anos de 2015 e 2016, pertencentes ao Núcleo Sindical de Francisco Beltrão. O contexto histórico possibilitou que este trabalho trouxesse as seguintes problemáticas teóricas: Quais são as interferências do neoliberalismo na formação política dos docentes? As greves ocorridas nos anos de 2015 e 2016, organizadas pela APP Sindicato em Francisco Beltrão, possibilitaram formação política dos professores? A matriz formativa neoliberal e sindical encontra-se presente na consciência política dos educadores? Os temas trabalhados nos capítulos servem para trazer elementos que consigam responder ao objetivo central da pesquisa, que consiste em compreender os impactos do Neoliberalismo na formação política dos professores nas greves ocorridas nos anos de 2015 e 2016 na APP – Sindicato de Francisco Beltrão. Os objetivos específicos estão correlacionados a organização dos capítulos da seguinte forma: compreender o processo histórico de desenvolvimento do neoliberalismo e como este se tornou consenso hegemônico na formação da consciência humana; analisar a forma como se organizou a formação política na APP-Sindicato durante as greves de 2015 e 2016; analisar a presença das matrizes formativas sindical e neoliberal na consciência política dos educadores. A metodologia utilizada para atingir tais objetivos propostos contempla os pressupostos de uma pesquisa qualitativa bibliográfica, documental com a aplicação de questionários sistematizadas, que formaram os eixos norteadores e as categorias, seguindo o método de investigação do materialismo histórico e dialético. Por meio do estudo bibliográfico buscou-se superar as aparências para chegar a essência do objeto pesquisado, no sentido de averiguar como a ideologia neoliberal se apresenta no movimento das greves, tanto nos ataques do governo, como na consciência política dos professores. A partir desse estudo procurou-se refletir sobre a formação da APP e se realmente esta entidade está formando politicamente os professores, diante do avanço do Estado neoliberal estabelecido nas últimas décadas no Brasil e no Paraná.
Abstract: This dissertative work emerges from the experiences lived during the strikes held by the teachers in 2015 and 2016 in the Union Center of Francisco Beltrão. This historical context allows the following theoretical problems: What are the interferences of neoliberalism in the political formation of teachers? Did the 2015 and 2016 strikes organized by the APP Union in Francisco Beltrão enable the teachers' political training? Is the neoliberal and syndical formative matrix present in the political consciousness of educators? The topics covered in the chapters serve to bring together elements that are able to respond to the central objective of the research, which is to understand the impacts of neoliberalism on the political formation of teachers in the strikes 2015 - 2016 in APP - Francisco Beltrão Union. The specific objectives are correlated to the organization of the chapters as follows: to understand the historical process of development of neoliberalism and how it became a hegemonic consensus in the formation of human consciousness; to analyze how the political formation was organized in the APP-Union during the strikes of 2015 and 2016. Finally, to analyze the presence of the syndical and neoliberal formative present in the educators' political consciousness, through the answers collected through questionnaires that form the guiding axes or categories. The methodology used to reach these proposed objectives contemplates the presuppositions of qualitative bibliographical, documentary and questionnaire research, following the research method of historical and dialectical materialism. Through a bibliographical study, it was tried to surpass the appearances to arrive at the essence of the researched object, in order to ascertain how the neoliberal ideology presents itself in the movement of the strikes so much in the attacks of the government on the labor rights, as in the political conscience of the teacher. From this study, we analyze the formation of the APP and if this is really forming the teachers politically, in the face of the advance of the neoliberal state materialized in the last decades in Brazil and Paraná
Keywords: Neoliberalismo
Greves
App-Sindicato
Formação Política.
Neoliberalism
Strikes
App-Syndicate
Political Formation
CNPq areas: EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: WEBER, Denner Wynderson. A formação política dos professores: uma reflexão sobre as greves de 2015 a 2016 na gestão APP –Sindicato – Francisco Beltrão. 2019. 332 f.. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2019] .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4407
Issue Date: 29-Mar-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Denner Wynderson Weber 2019.pdf4.14 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons