Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4289
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorWilhelm, Marilene Francieli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5427041341441419por
dc.contributor.advisor1Schlosser, Marli Terezinha Szumilo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1262151295695350por
dc.contributor.referee1Schlosser, Marli Terezinha Szumilo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1262151295695350por
dc.contributor.referee2Francischett, Mafalda Nesi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041231173562955por
dc.contributor.referee3Gomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8733013411095807por
dc.date.accessioned2019-05-23T13:58:24Z-
dc.date.issued2019-02-21-
dc.identifier.citationWILHELM, Marilene Francieli. A evasão dos cursos de licenciatura em geografia da Universidade Estadual do Oeste Do Paraná (Unioeste). 2019. 184 f. Dissertação( Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão,2019 .por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4289-
dc.description.resumoA evasão escolar no ensino superior é um tema que apresenta diversas indagações e complexidade. Pautando-se nessa problemática, a necessidade de ampliar e aprofundar o estudo sobre a evasão escolar universitária remeteu esta pesquisa. Elegeu-se como foco de pesquisa, compreender a questão da evasão nos Cursos de Licenciatura em Geografia, no caso, especificamente dos Cursos de Geografia oferecido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Marechal Cândido Rondon/ PR e Campus Francisco Beltrão/pr. O enfoque temporal ficou limitado aos anos de 2010 a 2016, de modo a examinar os índices e realizar análise entre os anos citados para definir o perfil dos discentes evadidos e desvelar os motivos que influenciam na ocorrência da evasão. A pesquisa, de caráter predominantemente qualitativa, além de bibliográfica, assume a forma de estudo de caso, com a participação de discentes evadidos dos Cursos de Licenciatura em Geografia, por meio de entrevista/questionário semiestruturado. Iniciou-se com consulta aos documentos oficiais nacionais e estaduais sobre matrículas e evasões, tendo incluído, nessa busca por informações, livros, artigos, teses, dissertações relativamente ao assunto. Com os dados assim obtidos, tabelas e gráficos foram elaborados, figuras as quais, conjuntamente com o levantamento bibliográfico, forneceram dados cuja análise possibilitou uma visão realista da evasão escolar universitária nos cursos de Licenciatura supracitados e permitiram identificar fatores que poderiam diminuir a evasãopor
dc.description.abstractSchool dropout in higher education is a topic that presents several questions and complexity. Based on this problem, the need to expand and deepen the study on university school dropout resumes this research. It was chosen as a research focus, to understand the issue of evasion in the Geography Degree Courses, in the specific case of the Geography Courses offered by the State University of the West of Paraná (UNIOESTE), Campus of Marechal Cândido Rondon / PR and Campus Francisco Beltrão / PR The temporal focus was limited to the years 2010 to 2016, in order to examine the indices and perform analysis between the years cited to define the profile of the evaded students and to reveal the reasons that influence the occurrence of evasion. The research, which is predominantly qualitative, in addition to being bibliographical, takes the form of a case study, with the participation of students who have been evaded from the Geography Undergraduate Courses, through a semistructured interview / questionnaire. It began with the consultation of official national and state documents on registrations and evasions, including, in this search for information, books, articles, theses, dissertations on the subject. With the data thus obtained, tables and graphs were elaborated, figures which, together with the bibliographical survey, provided data whose analysis allowed a realistic view of university school dropout in the aforementioned undergraduate courses and allowed to identify factors that could decrease the evasion.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2019-05-23T13:58:24Z No. of bitstreams: 2 Marilene Francielli Wilhelm.pdf: 4264921 bytes, checksum: 7b2879b5b2ea0f6fac0fd5045ca281e6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-23T13:58:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Marilene Francielli Wilhelm.pdf: 4264921 bytes, checksum: 7b2879b5b2ea0f6fac0fd5045ca281e6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-02-21eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectEvasão escolarpor
dc.subjectLicenciatura em Geografiapor
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectSchool dropouteng
dc.subjectDegree in Geographyeng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃO:TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃOpor
dc.titleA evasão dos cursos de licenciatura em geografia da Universidade Estadual do Oeste Do Paraná (Unioeste)por
dc.title.alternativeThe evasion of the geography courses of the State University Of The West Of Paraná (Unioeste)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marilene Francielli Wilhelm.pdf4.16 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons