Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4257
Tipo do documento: Dissertação
Title: Interfaces formativas da educação do campo e do desenvolvimento rural sustentável à jovens de colégios agrícolas nos municípios de Toledo e Palotina - Paraná
Autor: Sbaraini, Ramony Dafne 
Primeiro orientador: Roesler, Marli Renate Von Borstel
Primeiro membro da banca: Feiden, Aldi
Segundo membro da banca: Sander, Cristiane
Resumo: A presente pesquisa apresenta um olhar sobre a educação do campo pela realidade dos Colégios Agrícolas localizados nas cidades de Toledo e Palotina – Paraná. Sua base teórica perpassa as temáticas da educação rural, educação do e no campo, bem como as políticas que as embasam; o aspecto de Educação Ambiental e Sustentabilidade, apresentando a educação como ferramenta para o desenvolvimento sustentável; As políticas educacionais que englobam a educação ambiental; A relação da interdisciplinaridade; A temática juventude rural e o ensino técnico agrícola, contemplando a juventude e o direito a sustentabilidade e meio ambiente no campo e o protagonismo do jovem do campo. Este estudo caracteriza-se como exploratório e descritivo, com utilização de métodos de análise qualitativos e quantitativos, embasada em pesquisa bibliográfica. A técnica de análise e coleta dados ocorreu por meio das interações grupais, correspondendo a grupos focais (GP). A problemática deste estudo vem ser, como os colégios agrícolas do Oeste do Paraná desenvolvem os fundamentos da educação do e no campo? Se ocorre a inter-relação com a educação ambiental e o desenvolvimento rural sustentável, e se os jovens identificam a relevância desta interface? A Pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná e aprovada em 09 de Abril de 2018. Este estudo transcorreu pela ótica documental do Projeto Político Pedagógico (PPP); a Proposta Pedagógica Curricular (PPC); corpo docente e alunos dos dois colégios analisados. Pode ser identificado em vários pontos analisados, tanto na teoria quanto na prática, que os colégios seguem o objetivo proposto de promover a sustentabilidade agroecológica e buscam a conscientização para o desenvolvimento da agricultura familiar e do meio ambiente, por meio de ações e processos educativos orientados à educação ambiental. Salienta-se neste trabalho, que a importância em relação ao campo não está somente no êxodo rural, mas no protagonismo do jovem do campo, no despertar do cuidado para com o meio ambiente, na busca de um desenvolvimento rural sustentável. E que o ensino técnico tem o papel de contribuir para a construção de jovens transformadores e influenciadores de mudança. Observou-se que o mercado de trabalho da região no qual os colégios estão inseridos possui forte impacto no agronegócio, gerando imposição para que o ensino técnico agrícola da região analisada volte-se ao ensino da educação rural e não do campo. Esse fato gera um dos grandes desafios a serem enfrentados, que é o de lutar pela educação do campo, para que ela ocorra com qualidade, seguindo os seus princípios. Deste modo, a importância de estudos que envolvam a participação deles no meio rural e a interferência para com o desenvolvimento rural sustentável.
Abstract: This study presents a look on the education of the field by the reality of the Agricultural Colleges located in the cities of Toledo and Palotina - Paraná. Its theoretical basis runs through the themes of rural education, as well as the policies that underpin them; the Environmental Education and Sustainability aspect, presenting education as a tool for sustainable development; Educational policies that encompass environmental education; The relation of interdisciplinarity; The theme of rural youth and agricultural technical education, focusing on youth and the right to sustainability and the environment in the countryside and the protagonism of the rural youth. This study is characterized as exploratory and descriptive, using qualitative and quantitative methods of analysis, based on bibliographic research. The technique of analysis and data collection occurred through group interactions, corresponding to focal groups (GP). How do the agricultural colleges of the West of Paraná develop the fundamentals of rural education? If there is an interrelation with environmental education and sustainable rural development, and if young people identify the relevance of this interface? The Research was submitted to the Ethics Committee in Research Involving Human Beings of UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste Paraná and approved on April 9, 2018. This study was based on the documentary perspective of the Political Educational Project (PPP); the Curricular Pedagogical Proposal (PPC); faculty and students of the two colleges analyzed. It can be identified at various points analyzed, both in theory and in practice, that the colleges follow the proposed goal of promoting agroecological sustainability, and seek to raise awareness of the development of family agriculture and the environment through educational actions and processes oriented to environmental education. I emphasize in this work that the importance in relation to the field is not only in the rural exodus, but in the protagonism of the rural youth, in the awakening of the care for the environment, in the search for sustainable rural development. And that technical education has the role of contributing to the construction of young transformers and influencers of change. It was observed that the labor market of the region where the colleges are inserted has a strong impact on agribusiness, leading to imposition so that the agricultural technical education of the region analyzed turns to the education of rural education and not the field. This fact generates one of the great challenges to be faced, which is to fight for the education of the field, so that it occurs with quality, following its principles. Thus, the importance of studies that involve their participation in the rural environment and the interference with sustainable rural development.
Keywords: Educação
Ensino técnico agrícola
Juventude rural
Desenvolvimento sustentável
CNPq areas: CIÊNCIAS AGRÁRIAS:DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Agrárias
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: SBARAINI, Ramony Dafne. Interfaces formativas da educação do campo e do desenvolvimento rural sustentável à jovens de colégios agrícolas nos municípios de Toledo e Palotina - Paraná. 2019. 152 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4257
Issue Date: 14-Feb-2019
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAMONY_SBARAINI_20194.35 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons