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https://tede.unioeste.br/handle/tede/4196
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A concepção de educação das escolas rurais do município de Toledo/PR |
Other Titles: | Rural schools’ education conception in the municipality of Toledo/PR |
Autor: | Paula, Ana Carolina de ![]() |
Primeiro orientador: | Nogueira, Francis Mary Guimarães |
Primeiro membro da banca: | Nogueira, Francis Mary Guimarães |
Segundo membro da banca: | Cecílio, Maria Aparecida |
Terceiro membro da banca: | Engelbrecht, Marize Rauber |
Quarto membro da banca: | Ghedini, Cecilia Maria |
Resumo: | A presente Dissertação apresenta uma análise sobre a concepção de educação da Escolas Rurais do município de Toledo/PR, buscando responder as seguintes questões: por que somente quatro das doze escolas localizadas em áreas rurais no município de Toledo/PR se intitulam Escolas Rurais? Diante dessa denominação, a concepção de educação que orienta essas quatro Escolas Rurais se difere das demais escolas, tendo em vista a divergência da nomenclatura? Para que essas perguntas fossem respondidas, utilizou-se, na análise, a pesquisa documental, fundamentando-se nas legislações educacionais gerais e específicas sobre Educação do Campo do âmbito nacional, estadual e local, bem como foram realizadas observações de campo nas Escolas Rurais e na Secretaria Municipal da Educação (SMED). No decorrer da pesquisa, foi necessário perpassar pelas discussões sobre a Reforma Agrária, espaço rural-urbano e campo-cidade, concepção de Educação Rural e a importância dos Movimentos Populares do Campo no processo de consolidação dessa nova proposta educacional: a Educação do Campo. Dessa forma, a pesquisa teve como principal resultado que a tanto a nomenclatura quanto à concepção de educação adotada pelas Escolas Rurais de Toledo/PR estão sob a mesma lógica das escolas urbanas, uma vez que não incorporam as legislações específicas de Educação do Campo no desenvolvimento de suas atividades escolares, resultando na descaracterização das escolas localizadas em áreas rurais do município. |
Abstract: | This dissertation presents an analysis about rural schools’ education concept in the municipality of Toledo/PR, seeking to answer the following questions: why only four of the twelve schools located in rural areas in the municipality of Toledo/PR are called Rural Schools? In view of this denomination, the conception of education that guides these four Rural Schools differs from the other schools, in view of the nomenclature difference? In order to answer these questions, documentary research was used in the analysis, based on the general and specific educational legislation on Field Education at the national, state and local levels, as well as field observations were performed in the Rural Schools and in the Municipal Department of Education (SMED). In the course of the research, it was necessary to go through the discussions on Agrarian Reform, rural-urban and country-city space, the concept of Rural Education, and the importance of Popular Field Movements in the consolidation process of this new educational proposal: Field Education. In this way, the research had as main result that both the nomenclature and the conception of education adopted by the Rural Schools in Toledo/PR are under the same logic of the urban schools, since they do not incorporate the specific legislation of Field Education in the development of their school activities, resulting in the de-characterization of schools located in rural areas of the municipality. |
Keywords: | Educação rural Educação do campo Escolas rurais Rural Education Field Education Rural Schools. |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | PAULA, Ana Carolina de. A concepção de educação das escolas rurais do município de Toledo/PR. 2018. 254 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/4196 |
Issue Date: | 2-Oct-2018 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
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