Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4049
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorZuliani, Géssica de Souza-
dc.contributor.advisor1Gagliotto, Giseli Monteiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0928027113674345por
dc.contributor.advisor-co1Jacondino, Eduardo Nunes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3875955392841663por
dc.contributor.referee1Gagliotto, Giseli Monteiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0928027113674345por
dc.contributor.referee2Zanella, José Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2956130454620999por
dc.contributor.referee3Morelatto, Aline Fátima-
dc.date.accessioned2018-12-06T18:09:39Z-
dc.date.issued2018-08-17-
dc.identifier.citationZULIANI, Géssica de Souza. O papel da coerção na formação educativa: (im)possibilidades de diálogo a partir das matrizes teóricas de Freud, Skinner e Foucault. 2018. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4049-
dc.description.resumoEstudo científico de cunho teórico-bibliográfico, das matrizes teóricas de FREUD, SKINNER e FOUCAULT que tratam o fenômeno social da coerção. Para a realização da presente pesquisa, o passo inicial foi um levantamento bibliográfico de produções acadêmico-científicas nas bases de dados da CAPES, SCIELO, BDTD e das sete (7) universidades públicas estaduais do Paraná, nas quais verificamos teses e dissertações dos programas de pós-graduação Stricto Sensu. Destacamos que a partir de nossos descritores, os quais utilizamos como categorias de análise, nos deparamos com a escassez de trabalhos que tratassem da coerção no campo educativo. Também, não encontramos produções que relacionassem as categorias pesquisadas. Nesse sentido, nosso objetivo elencou as matrizes teóricas e filosóficas do fenômeno da coerção em FREUD, FOUCAULT e SKINNER. Abordamos uma reflexão crítica a respeito da necessidade de uma fundamentação filosófica, histórica e antropológica, na formação educativa frente à coerção no contexto educacional. A partir do método dialético, investigamos a coerção tomando a análise histórica, filosófica e sua articulação com a educação, refletindo sobre a questão da fundamentação teórico-científica para a atuação de educadores no campo da educação. Elaboramos sínteses a partir das contribuições teóricas de FREUD, SKINNER e FOUCAULT, como importantes matrizes da produção científica sobre coerção. Colocados como referenciais para o conhecimento científico que pressupõem a coerção como um fenômeno social, presente no espaço educativo. Esta pesquisa traz aos educadores elementos que possibilitam a crítica da coerção presente no meio educativo, ao compreender a dialética social, histórica e cultural das relações estabelecidas em torno da mesma. Subsidia metodologias para tratar a coerção como fenômeno social presente, intencional e não intencional, nas formas de relações de controle estabelecidas no espaço escolar, apontando alternativas ao uso ou presença do fenômeno social da coerção neste ambiente.por
dc.description.abstractTheoretical-bibliographical study of FREUD, SKINNER and FOUCAULT’s theoretical matrices which deal with the social phenomena of coercion. To accomplishment of the present research, the initial step was a bibliographical survey of academic-scientific productions in Capes, Scielo, BDTD and of the seven (7) state public universities of Paraná databases, in verifying theses and dissertations of the Postgraduate Stricto Sensu programs. By descriptors, in which we used as categories of analysis, we were faced with the scarcity of papers that deal with coercion in the educational field. We did not find productions that related the categories searched either. In this sense, our objective lists the theoretical and philosophical matrices of the phenomena of coercion in FREUD, FOUCAULT and SKINNER. We approached a critical reflection about a philosophical, historical and anthropological foundation necessity in the educational formation before the coercion in the educational context. From the dialectic method, we investigated coercion by taking historical, philosophical analysis and its articulation with education, reflecting on the question of the theoretical-scientific basis for the performance of educators in the education field. We synthesized the theoretical contributions of FREUD, SKINNER and FOUCAULT, as important matrices of scientific production on coercion. Placed as references for scientific knowledge that presuppose coercion as a social phenomenon, present in the educational space. This research brings to the educators elements that make it possible to criticize the present coercion in the educational environment, by understanding the social, historical and cultural dialectics of the relations established around it.It subsidizes methodologies to treat coercion as a present, intentional and unintentional social phenomenon in the forms of control relations established in the school space, pointing out alternatives to the usage or presence of the social phenomenon of coercion in this environment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabielle Cheuczuk (fabielle.cheuczuk@unioeste.br) on 2018-12-06T18:09:39Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Géssica v 2018 IMPRIMIR.pdf: 2570724 bytes, checksum: 6da6221ac3ad7c2711718ec79b69eb95 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-06T18:09:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Géssica v 2018 IMPRIMIR.pdf: 2570724 bytes, checksum: 6da6221ac3ad7c2711718ec79b69eb95 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-08-17eng
dc.description.sponsorshipFundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA)por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCoerçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMatrizes teóricaspor
dc.subjectCoercioneng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTheoretical matriceseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO papel da coerção na formação educativa: (im)possibilidades de diálogo a partir das matrizes teóricas de Freud, Skinner e Foucaultpor
dc.title.alternativeThe coercion role in educational formation: dialogue (im)possibilities of Freud, Skinner and Foucault’s theoretical matriceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Géssica v 2018 IMPRIMIR.pdf2.51 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons