Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3976
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPadua, Ivã José de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2257417567531623por
dc.contributor.advisor1Zanardini, Isaura Monica Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6456334067333175por
dc.contributor.referee1Zanardini , Isaura Monica Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6456334067333175por
dc.contributor.referee2Mori, Nerli Nonato Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771300635766380por
dc.contributor.referee3Tureck, Lucia Terezinha Zanato-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7585352432396424por
dc.date.accessioned2018-10-15T20:15:53Z-
dc.date.issued2018-07-30-
dc.identifier.citationPADUA, Iva José de. O papel dos movimentos sociais das pessoas com deficiência na efetivação de políticas educacionais de acesso ao ensino superior na UNIOESTE. 2018. 159 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3976-
dc.description.resumoA presente pesquisa trata da criação do Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) da UNIOESTE e sua relação com os movimentos sociais. Temos como objetivo geral analisar a contribuição dos movimentos sociais organizados das pessoas com deficiência para o ingresso e permanência desses sujeitos no ensino superior, por meio do estudo das ações implementadas no PEE. Para tanto, realizamos pesquisa documental e bibliográfica que nos possibilitou compreender a contribuição dos movimentos sociais na criação do PEE. A pesquisa está estruturada em três seções. Na primeira, analisamos aspectos históricos dos diferentes modos de produção. No mundo primitivo, prevaleceram às práticas da eliminação natural, no modo de produção escravista, predominaram as práticas do extermínio ou do abandono, no modo de produção feudal, com o domínio da igreja, avançaram as práticas da caridade e da filantropia e no modo de produção capitalista, discutimos as grandes alterações na lógica da produção, com uma nova ordem econômica pautada na exclusão social. Na segunda seção da pesquisa, analisamos os movimentos sociais com o domínio do modo de produção capitalista, apontando os possíveis avanços e seus limites para a reprodução da atual ordem societária produtiva. Também elaboramos um histórico da educação brasileira das pessoas com deficiência, para compreender os movimentos sociais destes sujeitos. Posteriormente, pesquisamos o associativismo dos movimentos organizados das pessoas com deficiência, para, em seguida, analisar a história da ACADEVI e a sua contribuição na defesa dos direitos dos sujeitos com deficiência visual da região de Cascavel. Também discutimos a história da constituição do Fórum Municipal em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e as lutas travadas para manutenção e ampliação dos direitos deste segmento. Na terceira seção, estudamos a história das lutas da criação e consolidação da UNIOESTE, e, no bojo destas lutas, chegamos à criação do PEE. Podemos afirmar que os movimentos sociais das pessoas com deficiência tiveram um papel decisivo na criação e institucionalização do Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) da UNIOESTE.por
dc.description.abstractThe present paper deals with the creation of the Institutional Program of actions related to people with special needs (PEE) of UNIOESTE and its relationship with social movements. We have as main objective to analyze the contribution of the organized social movements of people with disabilities to the admission and permanence of these subjects in higher education, through the study of actions implemented in the PEE. Therefore, we carried out documentary and bibliographic research that enabled us to understand the contribution of social movements in the creation of the PEE. The research is structured in three sections. In the first one, we analyze historical aspects of the different modes of production. In the primitive world, practices of natural selection prevailed; in the slave mode production, practices of extermination or abandonment; in the feudal production mode, dominated by the church, practices of charity and philanthropy advanced, and in the mode of capitalist production, we discuss the great changes in the logic of production, with a new economic order based on social exclusion. In the second section of the research, we analyze the social movements with the dominance of the capitalist mode of production, pointing out the possible advances and its limits for the reproduction of the current productive societal order. We also organized a history of the Brazilian education of people with disabilities, in order to better understand the social movements of these subjects. Subsequently, we researched the association of organized movements of people with disabilities, and then analyzed the history of ACADEVI and its contribution in defense of the rights of visual impairment people in Cascavel. We also discussed the history of the constitution of the municipal forum in defense of the rights of people with disabilities and the difficulties to maintain and expand the rights of this segment. In the third section, we study the history of the struggles to create and consolidate UNIOESTE, and, in the midst of these struggles, we came to the creation of the PEE. We can affirm that the social movements of people with disabilities played a decisive role in the creation and institutionalization of the institutioneng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2018-10-15T20:15:53Z No. of bitstreams: 2 Ivã_Pádua2018.pdf: 1218440 bytes, checksum: 0d7c279b94c66201045c3847977953e4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-15T20:15:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ivã_Pádua2018.pdf: 1218440 bytes, checksum: 0d7c279b94c66201045c3847977953e4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-07-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectPessoa com deficiênciapor
dc.subjectMovimentos sociaispor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectsabled personeng
dc.subjectSocial movementseng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectDisabled personeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO papel dos movimentos sociais das pessoas com deficiência na efetivação de políticas educacionais de acesso ao ensino superior na UNIOESTEpor
dc.title.alternativeThe role of social movements in implementing educational policies for access to higher education at UNIOESTE.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ivã_Pádua2018.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons