Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3897
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMazaro, Leonete Dalla Vecchia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0344720705080893por
dc.contributor.advisor1Orso, Paulino José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8247504761634290por
dc.contributor.advisor-co1Malanchen, Julia-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2966476119132597por
dc.contributor.referee1Orso, Paulino José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8247504761634290por
dc.contributor.referee2Lombardi, José Claudinei-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9792876515583843por
dc.contributor.referee3Silva, João Carlos da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0234527171754099por
dc.contributor.referee4Carvalho, Marco Antonio Batista-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2049372198780600por
dc.date.accessioned2018-08-30T11:52:21Z-
dc.date.issued2018-05-02-
dc.identifier.citationMAZARO, Leonete Dalla Vecchia. A construção e implementação do currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel (2005-2015). 2018. 167 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3897-
dc.description.resumoO objetivo geral desta pesquisa foi historicizar o processo de produção do Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel/Paraná no período de 2005 a 2008 e de sua implantação de 2008 a 2015, e verificar em que medida esse documento está alicerçado no aporte que anuncia, ou seja, na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Para cumprir com o proposto, realizarmos uma breve incursão pela história da Pedagogia Histórico-Crítica no Estado do Paraná, compreendendo que a educação está imersa e reflete as contradições sociais. Buscamos analisar os documentos emitidos pela Secretaria Municipal de Educação de Cascavel, a fim de verificar o movimento e participação dos professores dessa rede de ensino na produção do Currículo. Apresentamos o Currículo, suas características e especificidades e analisamos sua fidelidade e contradições com a perspectiva assumida. Trouxemos também as legislações municipais que citam e determinam que o trabalho a ser realizado na rede pública municipal de ensino de Cascavel deve estar em consonância com o Currículo de Cascavel, com o plano de carreira, a lei do Sistema Municipal de Ensino e o Plano Municipal de Educação. Concluímos, por meio de análise documental e bibliográfica que para se efetivar um Currículo na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, é necessário compreender o método que dá suporte a esta teoria pedagógica, no caso, o materialismo histórico-dialético e a partir desse interpretar a realidade e seu movimento na totalidade das relações.por
dc.description.abstractThe objective general of this research was to historicize the production process of the Curriculum for Municipal Public School of Education of Cascavel/Paraná from 2005 to 2008 and its implementation from 2008 to 2015 and to verify to what extent this document is based on the contribution it announces, that is, in Historical-Critical Pedagogy (PHC). To comply with the proposed, we make a brief foray into the history of PHC in the State of Paraná, understanding that education is immersed and reflects social contradictions. We sought to analyze the documents issued by the Municipal Department of Education of Cascavel, in order to verify the movement and participation of the teachers of this teaching network in the production of the Curriculum. We present the Curriculum, its characteristics and specificities and analyze its fidelity and contradictions with the assumed perspective. We have also brought the municipal legislations that cite and determine that the work to be carried out in the municipal public school of Cascavel should be in line with the Cascavel Curriculum, with the career plan, the Municipal Education System law and the Municipal Plan of Education. We conclude, by means of documentar and biblical analysis, that in order to implement a Curriculum in the perspective of PHC, it is necessary to understand the method that supports this pedagogical theory, in this case, historical-dialectical materialism and from that interpret reality and its movement in the totality of relations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2018-08-30T11:52:20Z No. of bitstreams: 2 Leonete_Mazaro2018.pdf: 1954635 bytes, checksum: fecad3ed06118cb8c117f3f2e9d80e80 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-30T11:52:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Leonete_Mazaro2018.pdf: 1954635 bytes, checksum: fecad3ed06118cb8c117f3f2e9d80e80 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-05-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectContradiçãopor
dc.subjectPedagogia histórico-críticapor
dc.subjectCurrículo de Cascavelpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectContradictioneng
dc.subjectHistorical-Critical Pedagogyeng
dc.subjectCurriculum of Cascaveleng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.titleA construção e implementação do currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel (2005-2015)por
dc.title.alternativeThe construction and implementation of the curriculum for municipal public education network of Cascavel (2005-2015)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leonete_Mazaro2018.pdf1.91 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons