Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3895
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJunges, Patrícia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6176208057080073por
dc.contributor.advisor1Bastos, Carmen Celia Barradas Correia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723065289200115por
dc.contributor.referee1Bastos, Carmen Celia Barradas Correia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723065289200115por
dc.contributor.referee2Radaelli, Patricia Barth-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5343996728988850por
dc.contributor.referee3Soligo, Valdecir-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5365966751665341por
dc.contributor.referee4Martelli, Andréa Cristina-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2710039502114100por
dc.date.accessioned2018-08-29T14:49:56Z-
dc.date.issued2018-04-17-
dc.identifier.citationJUNGES, Patrícia. O trabalho de conclusão de curso pela voz dos egressos. 2018. 111 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3895-
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de um estudo acerca das contribuições e dificuldades do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para a formação do pedagogo. A partir das vivências e percepções acadêmicas dos egressos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Cascavel, dos anos 2011 a 2015/2016, analisou-se as disciplinas que dão suporte na elaboração da pesquisa no TCC, a relação com o tema pesquisado e com o orientador, e ainda o perfil do acadêmico formado pela Instituição. O estudo classifica-se como qualitativo e aborda como metodologia a pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e ainda a análise de documentos, como o Projeto Político Pedagógico e Planos de Ensino, a fim de fundamentar as percepções obtidas na pesquisa de campo. Para o embasamento teórico buscou-se a contribuição teórica de diversos autores dentre eles Saviani (2007), Libâneo (2001), Bardin (1977), Campos (2009) e Fontana (2006). De acordo com a coleta de dados, desenvolvida por meio de questionários, evidenciou-se os resultados em relação ao pouco aproveitamento do Pré-Projeto de Pesquisa desenvolvido anteriormente à produção do TCC, a falta de envolvimento do egresso, enquanto acadêmico, com leituras e escritas de artigos científicos, com os orientadores e as contribuições dos projetos de iniciação científica ao desenvolvimento do TCC. Evidencia-se a necessidade de aprimoramentos em alguns processos que subsidiam o desenvolvimento da pesquisa no TCC, mas, de maneira geral, o TCC foi avaliado de forma positiva, pelos egressos, para a formação do pedagogo.por
dc.description.abstractThe present work is about a study concerning the contributions and difficulties of the undergraduate thesis (UT) for the formation of the pedagogue. On the basis of the experiences and academic perceptions of the Pedagogy course graduates from the West Paraná University, Cascavel campus, from 2011 to 2015/2016, it is analysed the disciplines that support in the development of the senior thesis research, the relation to the researched topic and with the supervisor, and still the academic profile, formed by the institution. The study classifies itself as qualitative and discusses as methodology the bibliographical research, field work and the documents analyses, such as the Pedagogical Political Project and Teaching Plans in order to substantiate the insights obtained in the field research. For the theoretical basis it was used several authors being Saviani (2007), Libâneo (2001), Bardin (1977), Campos (2009) and Fontana (2006) some of them. According to the data collection, developed by questionnaires means, it is possible to show results in relation to the little use of the Pre-Research Project developed previously to the UT production. It also displays the lack of involvement of the graduate, as an academic, with scientific articles readings and writings, with the counselors and the scientific initiation projects contributions to the development of the senior thesis. It is evidenced the need for improvements in some cases that subsidize the development of the research in the undergraduate thesis, but, in general, the UT has been evaluated positively by the graduates for the pedagogues education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2018-08-29T14:49:56Z No. of bitstreams: 2 Patrícia_Junges2018.pdf: 1465384 bytes, checksum: 4ba260413d9122dde6049cd4d8b9b770 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-29T14:49:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Patrícia_Junges2018.pdf: 1465384 bytes, checksum: 4ba260413d9122dde6049cd4d8b9b770 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-04-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTCCpor
dc.subjectPedagogopor
dc.subjectEgressospor
dc.subjectFormação do Pedagogopor
dc.subjectUndergraduate thesiseng
dc.subjectPedagogueeng
dc.subjectGraduateseng
dc.subjectPedagogue Trainingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleO trabalho de conclusão de curso pela voz dos egressospor
dc.title.alternativeUndergraduate thesis (ut) by the voice of the graduateseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patrícia_Junges2018.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons