Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3893
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFurtado, Claudio Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7017034742529436por
dc.contributor.advisor1Silva, João Carlos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0234527171754099por
dc.contributor.referee1Silva, João Carlos da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0234527171754099por
dc.contributor.referee2Santos, Claudio Eduardo Felix dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7594684135461900por
dc.contributor.referee3Derisso, José Luis-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1138645518550648por
dc.date.accessioned2018-08-29T11:18:24Z-
dc.date.issued2018-05-04-
dc.identifier.citationFURTADO, Claudio Oliveira. Ações afirmativas na sociedade de classes: um estudo sobre o ingresso do negro na Unioeste (2014-2016). 2018. 170 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3893-
dc.description.resumoEste trabalho aborda as ações afirmativas no Brasil voltadas à população negra, no interior da sociedade de classes, levando em conta os desafios, perspectivas de acesso nos cursos de graduação, tendo como referência a Unioeste. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental cuja exposição está organizada em três capítulos. O método teórico-metodológico que norteou este trabalho se dá pela análise da sociedade de classes, compreendendo como os negros estão inseridos em seu interior. Reconhecemos o negro não como um grupo social a parte, mas como parte constitutiva de toda a classe trabalhadora. A implementação do sistema de reserva de vagas/cotas nas universidades públicas vem sendo apresentada como promotora da democratização do acesso às oportunidades na educação superior. Apesar da legislação e das novas políticas públicas implementadas nas últimas décadas, tais iniciativas ainda são insuficientes diante da realidade tecida de desigualdades e exclusão social, visto que tal política é objetos de muitas discussões e polêmicas reduzindo o assunto a uma visão simplista, de contra ou a favor. Estudando as práticas sociais, procuramos sair dessa polarização para compreender as interpretações sobre os negros na História da Educação. A partir dessa análise historiográfica constatamos que eles estiveram inferiorizados na história tradicional. Ao analisarmos o negro, no trabalho e na educação escolar desde o início da colonização brasileira, constatamos alguns paradoxos, como a sua participação reduzida no ensino formal, e sua posterior tentativa de inclusão. Mesmo sendo a maioria da população brasileira, a presença negra no Ensino Superior brasileiro é muito baixa em relação aos brancos, principalmente nos campi da Unioeste. Passados vários séculos do descobrimento do Brasil, as diferenças socioeconômicas entre brancos e negros permanecem. Com aprovação da Lei de nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que destina 50% das vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas reiniciou os debates sobre ações afirmativas não somente em nível educacional, mas também social. O processo de implementação desta Lei aponta para a necessidade de problematizar a questão racial no interior das universidades. Com base nessa perspectiva, esta pesquisa questiona se a política de reserva de vagas/cotas realmente contribui para a democratização do acesso e permanência no ensino superior.por
dc.description.abstractThis paper addresses the affirmative actions in Brazil aimed at the black population, within the class society, taking into account the challenges, perspectives of access in undergraduate courses, with reference to Unioeste. It is a bibliographical and documentary research whose exposition is organized in three chapters. The theoretical-methodological method that guided this work is given by the analysis of the society of classes, understanding how the blacks are inserted in its interior. We recognize the Negro not as a social group apart, but as a constituent part of the whole working class. The implementation of the reserve system of vacancies/ quotas in public universities has been presented as a promoter of the democratization of access to opportunities in higher education. Despite the legislation and new public policies implemented in the last decades, such initiatives are still insufficient in the face of the reality of inequalities and social exclusion, since such policy is the subject of many discussions and controversies reducing the subject to a simplistic view, against or in favor Studying social practices, we try to get out of this polarization to understand the interpretations about blacks in the History of Education. From this historiographical analysis we find that they have been inferior in traditional history. When analyzing the black, in the work and in the school education from the beginning of the Brazilian colonization, we verified some paradoxes, like its reduced participation in the formal education, and its later attempt of inclusion. Despite being the majority of the Brazilian population, the black presence in the Brazilian Higher Education is very low in relation to the whites, mainly in the Unioeste campuses. After several centuries of the discovery of Brazil, the socioeconomic differences between whites and blacks remain. With the approval of Law nº. 12,711, of August 29, 2012, which allocates 50% of vacancies to self-declared candidates, blacks, brown or indigenous people, it has resumed debates on affirmative action, not only at an educational level, but also at a social level. The process of implementing this Law points to the need to problematize the racial question within the universities. Based on this perspective, this research questions whether the policy of reserving vacancies / quotas really contributes to the democratization of access and permanence in higher education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2018-08-29T11:18:24Z No. of bitstreams: 2 Claudio_Furtado2018.pdf: 4775721 bytes, checksum: d12e4695122a72401e5769b2a09e93cb (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-29T11:18:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Claudio_Furtado2018.pdf: 4775721 bytes, checksum: d12e4695122a72401e5769b2a09e93cb (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-05-04eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectSociedade de classespor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectAções afirmativaspor
dc.subjectUnioestepor
dc.subjectClass societyeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectAffirmative actioneng
dc.subjectUnioesteeng
dc.subject.cnpqFUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpor
dc.titleAções afirmativas na sociedade de classes: um estudo sobre o ingresso do negro na Unioeste (2014-2016)por
dc.title.alternativeAffirmative actions in the class society: a study on the ingress of black in the Unioeste (2014-2016)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudio_Furtado2018.pdf4.66 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons