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Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/3858
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Aplicação do projeto sandbox de realidade aumentada como uma atração interativa tecnológica para museus utilizando conceitos de user experience |
Other Titles: | Application of the augmented reality sandbox project as an interactive technological attraction for museums using user experience concepts |
Autor: | Bainy, Matheus Gonçalves |
Primeiro orientador: | Souza, José Ricardo |
Primeiro coorientador: | Silva, Willian Francisco da |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Eliane Nascimento |
Segundo membro da banca: | Bezerra, Renata Camacho |
Terceiro membro da banca: | Silva, Ariel Sheffer da |
Resumo: | Seguindo o processo de modernização em museus este trabalho tem como objetivo avaliar a ferramenta Sandbox como atração interativa tecnológica em museus e institutos de ciência visando se adequar a esses novos conceitos de museu. Dessa forma, foi realizado um estudo referente aos tipos de educação, o funcionamento de museus tecnológicos e as normas referentes a atrações tecnológicas interativas. Resultando na definição de três pilares para análise: complexidade, efetividade e diversão. Esses itens foram avaliados através de uma pesquisa de campo observacional realizadas no Estação Ciência e no Complexo Turístico de Itaipu, ambos em Foz do Iguaçu, onde os participantes interagiram com o Sandbox. Ao fim, as conclusões foram positivas e o Sandbox foi eficaz em atender os três itens avaliados. |
Abstract: | Based on the modernization process of museums, this work aims to evaluate the Sandbox as an interactive technological attraction in museums and science institutes in order to adapt to these new museum concepts. A study was carried out regarding the types of education, the functioning of technological museums and the rules regarding interactive technological attractions. Resulting in the definition of three pillars for analysis: complexity, effectiveness and fun. These items were evaluated through an observational field survey conducted at the Science Station and the Itaipu Tourist Complex, both in Foz do Iguaçu, where participants interacted with the Sandbox. At the end, the conclusions were positive and the Sandbox was effective in meeting the three evaluated items. |
Keywords: | ARSandbox Museu tecnológico User experience em museus Realidade aumentada Sandbox de realidade aumentada ARSandbox Technological museum User experience in museums Augmented reality Augmented reality sandbox |
CNPq areas: | CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Engenharias e Ciências Exatas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | BAINY, Matheus Gonçalves. Aplicação do projeto sandbox de realidade aumentada como uma atração interativa tecnológica para museus utilizando conceitos de user experience. 2018. 61 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/3858 |
Issue Date: | 6-Mar-2018 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ) |
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Matheus_Goncalves_Bainy_2018.pdf | 9.32 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
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