Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/3832
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Jéssica Engel do | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5792985182623980 | por |
dc.contributor.advisor1 | Justina, Lourdes Aparecida Della | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7845912489380006 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Schneider, Eduarda Maria | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5480725187623336 | por |
dc.contributor.referee1 | Justina, Lourdes Aparecida Della | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7845912489380006 | por |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, André Luis de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2543491078465374 | por |
dc.contributor.referee3 | Cunha, Marcia Borin da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3220989633467080 | por |
dc.date.accessioned | 2018-07-12T19:45:13Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-09 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Jéssica Engel do. Percepções de educação ambiental e meio ambiente de estudantes do curso de formação docente em nível médio de Santa Helena/PR. 2018. 193 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unioeste.br/handle/tede/3832 | - |
dc.description.resumo | Conforme as legislações que regem o sistema educacional brasileiro, a temática ambiental está presente nos currículos da Educação Básica com o intuito de possibilitar saberes pertinentes para reflexões e discernimentos frente às questões sociais e ambientais, uma vez que são inúmeras as problemáticas relacionadas ao tema. Nesse sentido, compreendendo que os educadores exercem um papel importante como mediadores do conhecimento, este estudo buscou investigar quais eram as percepções sobre Meio Ambiente − MA e Educação Ambiental − EA de estudantes do Curso de Formação Docente em Nível Médio e se elas são modificadas e/ou ampliadas com a realização de atividades educativas sobre a temática ambiental no Refúgio Biológico de Santa Helena/PR − RBSH, um local não formal de educação. Para tanto, esta pesquisa se fundamentou na abordagem qualitativa, na qual a metodologia abrange quatro etapas, sendo elas: questionários A, B e C, e entrevista coletiva com os estudantes participantes da investigação. Após a constituição dos dados, estes foram submetidos à metodologia de análise de conteúdo. Com a análise das respostas aos questionários e à entrevista coletiva foi então possível observar as percepções de MA: Totalitário, Natureza, Recursista, Lugar em que se vive, Problema, Antropocêntrico e Sensibilização. De início foi expressiva a presença de percepções de MA como Natureza, entendimento que se alterou posteriormente ao desenvolvimento de atividades de EA realizadas no RBSH, indicando na direção de uma percepção Totalitária de MA. Já, as percepções de EA dos estudantes compreenderam as nuances Conservacionista, de Desenvolvimento Sustentável e Sistêmica. A percepção de EA Conservacionista foi a mais presente nas informações, na qual a preocupação gira em torno da preservação e da conscientização ambiental. Ressalta-se que não houve percepções críticas sobre EA, indicando que reflexões e discussões sobre a temática ambiental devem ser abordadas com os alunos e com a sociedade, para assim possibilitar uma formação cidadã. Nesse sentido, o estudo faz compreender que a percepção dos sujeitos sobre diferentes conteúdos e fenômenos ocorre baseada nos contextos históricos, sociais e culturais em que cada um está imerso. Ademais, a utilização de espaços não formais de educação, como o RBSH, apresenta-se como uma estratégia de ensino para temas ambientais, por permitir a socialização do conhecimento, a integração, a reflexão e a reconstrução da relação com o MA. | por |
dc.description.abstract | According to the laws that rule the Brazilian educational system, the environmental theme is present in the curricula of Basic Education with the intention of providing relevant knowledge for reflections and discernment regarding social and environmental issues, since there are many issues related to the theme. Thus, understanding that the educators play an important role as mediators of knowledge, this study aimed at investigating what the perceptions were about Environment (MA) and Environmental Education (EA) of students taking part of the Teacher Training Course at the Middle Level, and if they are modified and/or expanded with the carrying out of educational activities on the environmental theme at the Biological Refuge of Santa Helena/PR (RBSH), a non-formal education site. In order to do so, this research was based on the qualitative approach, in which the methodology covers four stages, being: A, B and C questionnaires, and a collective interview with the participating students. After the collection of the data, they were submitted to the content analysis methodology. With the analysis of the answers to the questionnaires and the collective interview, an observation on the kinds of perceptions of MA became possible; they were: Totalitarian, Nature, Recursive, Place where one lives, Problem, Anthropocentric and Sensitization. At first, the presence of perceptions of MA such as Nature was expressive, an understanding that later changed as the EA activities were performed at the RBSH, leading towards a Totalitarian MA perception. As for the the students' perceptions of EA, there was an understanding of the conservationist, sustainable development and systemic nuances. The perception of conservationist EA was the most present in the information, in which the concern revolves around preservation and environmental awareness. It is worth emphasizing that there were no critical perceptions about EA, indicating that reflections and discussions about environmental issues should be addressed with students and society, in order to enable citizen education. In this sense, the study indicates that the subjects' perception about different contents and phenomena occurs based on the historical, social and cultural contexts in which each one is immersed. In addition, the use of non-formal education spaces, such as the RBSH, is presented as a teaching strategy for environmental issues, as it allows the socialization of knowlege, integration, reflection and reconstruction of the relationship with MA. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2018-07-12T19:45:13Z No. of bitstreams: 2 Jéssica_Nascimento2018.pdf: 4470074 bytes, checksum: 9b8e7577df008f213b14c30ea9416ddb (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-12T19:45:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Jéssica_Nascimento2018.pdf: 4470074 bytes, checksum: 9b8e7577df008f213b14c30ea9416ddb (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-03-09 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação, Comunicação e Artes | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Educação em Biologia | por |
dc.subject | Vigotski | por |
dc.subject | Unidade de conservação | por |
dc.subject | Espaço não formal de educação | por |
dc.subject | Education in Biology | eng |
dc.subject | Vigotski | eng |
dc.subject | Conservation unit | eng |
dc.subject | Non-formal education space | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Percepções de educação ambiental e meio ambiente de estudantes do curso de formação docente em nível médio de Santa Helena/PR | por |
dc.title.alternative | Perceptions on environmental education and environment by students of the teacher training course for the middle level in Santa Helena/PR | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Cascavel | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jéssica_Nascimento2018.pdf | 4.37 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License