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Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/3758
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Projeto juventude semeando terra solidária: avanços e limites |
Other Titles: | Youth project semeando terra solidária: advances and limits |
Autor: | Zuanazzi, Natanael Ricardo |
Primeiro orientador: | Martins, Suely Aparecida |
Primeiro membro da banca: | Martins, Suely Aparecida |
Segundo membro da banca: | Sampaio, Fernando dos Santos |
Terceiro membro da banca: | Turmena, Leandro |
Resumo: | A discussão em torno de temáticas como trabalho, educação e movimentos sociais se apresenta com considerável importância e nos remete a análise de um processo de formação que envolve ambos os temas, o Projeto Juventude Semeando Terra Solidaria. Nos propomos neste trabalho, através de uma pesquisa de cunho qualitativo e sob metodologia avaliativa, analisar tal projeto desenvolvido pela FETRAF-SUL/CUT em parceria com a UFFS e o MDA, procurando contextualizara temática de estudo debatendo sobre o processo histórico e dialético de reestruturação produtiva, destacando seus desdobramentos na agricultura brasileira, debatendo como esse contexto influenciou e influencia para a divisão das classes sociais e a relações de classe no campo brasileiro. Além disso, procuramos destacar como surgiu e se organizou a organização sindical no campo no Brasil, e como se dá a organização específica da FETRAF-SUL/CUT, bem como sua política de formação para os agricultores, destacando o Projeto Terra Solidária, projeto base para a construção do processo educativo foco do presente trabalho. Analisando como essas relações anteriormente citadas influenciam especificamente sobre o projeto objeto deste estudo, identificamos que: A percepção da FETRAF-SUL/CUT sobre a categoria de agricultor familiar não está bem definida teoricamente; A opção teórica da FETRAF-SUL/CUT não parte de forma clara do materialismo histórico dialético; Esta indefinição teórica é determinante para sua ação política; O Projeto Juventude Semeando Terra Solidária assume um projeto de desenvolvimento que indica a manutenção de uma proposta de agricultura e não a superação de um modelo produtivo; Embora os limites teóricos apresentados, é um processo de formação que, mesmo não contemplando de forma integral, mas se concretiza como um grande avanço para a FETRAF/SUL-CUT, pois embora seu posicionamento teórico é confuso e não definido, será em ambientes formativos que o mesmo irá se definir. |
Abstract: | A discussion around themes such as work, education and movements presents a concept of considerable importance and analyzes a process of formation that involves all themes, the Semeando Terra Solidaria Youth Project. Our proposal in the work, through a research of qualitative and solution knowledge, a study project developed by FETRAF-SUL / CUT in partnership with UFFS and MDA, trying to contextualize the study topic debating about the historical and dialectical process of restructuring Production, highlighting its unfolding in Brazilian agriculture, debating how this context influenced and influences the division of classes class editions in the Brazilian field. In addition, we sought to transport and organize a trade union organization in the field in Brazil, and how a specific FETRAF-SUL / CUT organization is given, as well as its training policy for farmers, highlighting the Terra Solidaria Project, a project base for the construction of the educational process focus of our work. Analyzing how these relations, for example, cited specifically influence the project object of our study, we identify that: The perception of FETRAF-SUL / CUT on a category of family farmer is not well defined theoretically; The theoretical choice of FETRAF-SUL / CUT is not a clear part of dialectical historical materialism; This theoretical and determinant indefinition for its political action; The Semeando Terra Solidária Youth Project assumes a development project that indicates a maintenance of a proposal of agriculture and not an overcoming of a productive model; Although they are not contemplating in a comprehensive way but it is a great step forward for FETRAF / SUL-CUT, because it is their theoretical and confused and undefined positioning, whether in training environments or not. |
Keywords: | Trabalho Educação Movimentos Sociais Projeto Juventude Semeando Terra Solidária Work Education Social movements Youth Project Semeando Terra Solidária |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Francisco Beltrão |
Citation: | ZUANAZZI, Natanael Ricardo. Projeto juventude semeando terra solidária: avanços e limites. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/3758 |
Issue Date: | 7-Mar-2018 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (FBE) |
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PROJETO JUVENTUDE SEMEANDO TERRA SOLIDÁRIA - AVANÇOS E LIMITES - Natanael Ricardo Zuanazzi.pdf | 969.94 kB | Adobe PDF | View/Open Preview |
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