Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3709
Tipo do documento: Dissertação
Title: Análise comparativa dos cursos de graduação em administração: UNIOESTE – Campus de Foz do Iguaçu e Universidad Nacional del Este – UNE – Paraguai
Other Titles: Analisis compartivo de los cursos de graduacion en administración: UNIOESTE – Campus de Foz do Iguaçu y Universidad Nacional del Este – UNE – Paraguai.
Comparative analysis of the undergraduate courses in administration: UNIOESTE - Campus of Foz do Iguaçu and National University of the East - UNE - Paraguay. 2018
Autor: Abreu, Tania Marta Moreira de 
Primeiro orientador: Cury, Mauro José Ferreira
Primeiro membro da banca: Cury, Mauro José Ferreira
Segundo membro da banca: Moraes, Denise Rosana da Silva
Terceiro membro da banca: Mariani, Milton Augusto Pasquotto
Resumo: Esta pesquisa percorre pelas interfaces da integração que envolve a sociedade, educação e o ensino em Administração, cultura, história, geografia e memória, especificamente, entre o Brasil e Paraguai. Envolve os cursos de Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu e da Universidad Nacional del Este – UNE – campus de Ciudad del Este e extensão em Santa Rita. A integração aproxima os Cursos de Graduação em Administração na Tríplice Fronteira de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este como epistemologia de distintas ciências, no intuito de libera-la do condicionamento teórico-prático em que se viu inserida. O objetivo principal desta pesquisa é realizar uma análise comparativa dos Cursos de Administração em sua essência e missão educacional nesta fronteira do Brasil e Paraguai. A pesquisa perpassa pelo método qualitativo, com foco nas aproximações destes dois estados nacionais. Repensar a proposta de integração compete a um exercício constante de buscar mecanismos políticos, sociais e econômicos e a todo o momento ter noções claras que na subjetividade leva a interdisciplinaridade, não só no campo do ensino, mas nas distintas esferas que levam a missão, e construção das DCN‟s de cada Estado Nacional, nesta pesquisa, Brasil e Paraguai.
Abstract: Esta investigación recorre por las interfaces de la integración que involucra a la sociedad, educación y la enseñanza en Administración, cultura, historia, geografía y memoria, específicamente, entre Brasil y Paraguay. Envuelve los cursos de Administración de la Universidad Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Foz de Iguazú y de la Universidad Nacional del Este – UNE – campus de Ciudad del Este y Sede en Santa Rita. La interdisciplinaridad aproxima los Cursos de Graduación en Administración de la Triple Frontera de Foz do Iguazú y Ciudad del Este como epistemología de distintas ciencias, con la meta de liberarla del condicionamiento teórico-práctico en que se ve insertado. El objetivo principal de esta investigación es realizar un análisis comparativo de Cursos de Administración en su esencia y misión educacional de esta frontera de Brasil y Paraguay. La investigación atraviesa por el método cualitativo, con foco en las aproximaciones de estos dos estados nacionales. Estudiar la propuesta de integración compete a un ejercicio constante de buscar mecanismos políticos, sociales y económicos y en todo momento tener nociones claras que la subjetividad lleva a la interdisciplinariedad, no solo en el campo de la enseñanza, más en las distintas esferas que llevan la misión, y construcción de las DCN‟s de cada Estado Nacional, es decir, Brasil y Paraguay
This research covers the interfaces of integration that involves society, education and teaching in Administration, culture, history, geography and memory, specifically between Brazil and Paraguai. Involves approaches the Graduate Programs in Administration in the Triple Frontier of Foz do Iguaçu and Ciudad del Este as epistemology of different sciences, in order to free it from the theoretical-practical conditioning in which it was inserted. The main objective of this research is to carry out a comparative analysis of the Administration Courses in its essence and educational mission in this border of Brazil and Paraguay. Applying the qualitative method the work focuses on the approximations of these two national states, in the international conurbation of: Foz do Iguaçu-Brazil, and the Paraguayan cities of Ciudad del Este. Rethinking the integration proposal is a constant exercise of seeking political, social and economic mechanisms and at all times have clear notions that in subjectivity leads to interdisciplinarity, not only in the field of education, but in the different spheres that lead the mission, and Construction of the DCNs of each National State, that is, Brazil and Paraguai.
Keywords: Cursos de Administração
Análise comparativa
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidad Nacional del Este
Cursos de Administración
Análisis comparativo
Universidad Nacional del Estado de Paraná
Administration courses
Comparative Analysis
State University of Western Paraná
National University of the East
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: ABREU, Tania Marta Moreira de. Análise comparativa dos cursos de graduação em administração: UNIOESTE – Campus de Foz do Iguaçu e Universidad Nacional del Este – UNE – Paraguai. 2018. 149 f.. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3709
Issue Date: 20-Feb-2018
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tania_Marta_Moreira_Abreu_2018.pdf2.68 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons