Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3625
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCruz , Jaqueline Zdebski da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0542029125267557por
dc.contributor.advisor1Szymanski, Maria Lidia Sica-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9237911847876411por
dc.contributor.referee1Nogueira, Clélia Maria Ignatius-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7001703570357441por
dc.contributor.referee2Bassoi, Tânia Stella-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4033891956018104por
dc.date.accessioned2018-05-10T17:21:23Z-
dc.date.issued2013-07-30-
dc.identifier.citationCRUZ, Jaqueline Zdebski da Silva. O ensino da matemática nas escolas do campo de Cascavel: articulação entre conhecimento cientifico e contexto matemático do cotidiano discente. 2013. 161 f . Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3625-
dc.description.resumoEsta dissertação buscou uma aproximação dos docentes de matemática das nove Escolas Estaduais do Campo do Município de Cascavel - Pr com o objetivo de compreender como acontece no ensino da Matemática a articulação entre o conhecimento matemático escolar e o conhecimento matemático do cotidiano do aluno. Toma como referência as Diretrizes da Educação do Campo, documento orientador do currículo para a Educação do Campo em todo o Paraná e que defende a necessidade de práticas pedagógicas específicas para esta modalidade educacional. Este trabalho objetivou compreender se ocorre, como se desenvolve e quais os objetivos dos docentes ao realizarem essa articulação entre conhecimentos matemáticos distintos. Buscou ainda identificar se a iniciativa de articular esses diferentes conhecimentos possui alguma relação com os seguintes elementos: tempo de magistério em escolas do campo, conhecimento da realidade discente, conhecimento da identidade da escola expressa no seu Projeto Político Pedagógico e conhecimento das Diretrizes da Educação do Campo. A necessidade de responder a estas questões direcionou metodologicamente a coleta dos dados para a realização de entrevistas individuais semiestruturadas que ocorreram no primeiro semestre de 2012, envolvendo todos os dezenove professores de Matemática das Escolas Estaduais do Campo do município de Cascavel. Os dados foram analisados utilizando a Análise de Conteúdo proposta por Bardin e concluiu-se que apenas o conhecimento da realidade extraescolar discente exerce influência na prática docente de articular matemática e o contexto do cotidiano, uma vez que todos que o conhecem articulam-no de alguma forma ao ensino da matemática enquanto que todos os que não articulam o desconhecem. Identificou-se, ainda, que a articulação ocorre em cerca de 69% dos casos, porém funda-se em diferentes concepções de contextualização.por
dc.description.abstractThis essay describes a research envolving the Mathematics teachers working on nine State Country Schools on Cascavel Municipality, aiming to analise the articulation between the mathematical school knowledge and everyday mathematical knowledge. It takes as reference the Country Education Directive, document which presents the curricular procedures to Paraná State, and defends the necessity of specific pedagogic practices to this educational modality. This work aims to understand if it occurs, as it occurs and which the teachers intend when they do this articulation between different knowledge. It intends also identify if the initiative of articulating those distinctive knowledge are related to elements as: how long teachers are teaching in Country Schools, knowledge of pupil reality, knowledge of the school identity expressed on its Pedagogic Political Project and knowledge of Country Education Directives. The necessity of to answering those questions gave a methodological direction to the process of data collected, which occurred by semistructured interviews during the first semester of 2012, envolving all the 19 State School Country Math teachers in Cascavel Municipality. Data were analyzed by Content Analysis proposed by Bardin, and it was concluded that only the school extra knowledge about the pupil’s reality was relevant to articulate math and everyday context, as all teachers who know this reality do this articulation by any way and all teachers that do not do this articulation do not know such reality. Besides, data showed this articulation in 69% of the situations, but envolving different contextualization concepts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2018-05-10T17:21:23Z No. of bitstreams: 2 Jaqueline Zdebski Da Silva Cruz.pdf: 1188135 bytes, checksum: bd5a78ce47f0307f62d98595feaf3493 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-10T17:21:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Jaqueline Zdebski Da Silva Cruz.pdf: 1188135 bytes, checksum: bd5a78ce47f0307f62d98595feaf3493 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2013-07-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectContextualizaçãopor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectCountry Educationeng
dc.subjectlearning processes and teaching processeseng
dc.subjectMathematic Educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO ensino da matemática nas escolas do campo de Cascavel: articulação entre conhecimento cientifico e contexto matemático do cotidiano discentepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jaqueline Zdebski Da Silva Cruz.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons