Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3621
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPfeffer, Ivanir Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1668345200863433por
dc.contributor.advisor1Viriato , Edaguimar Orquizas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9204147222298420por
dc.contributor.referee1Viriato , Edaguimar Orquizas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9204147222298420por
dc.contributor.referee2Favoreto, Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103506424875004por
dc.contributor.referee3Klein, Ligia Regina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1021738357119839por
dc.date.accessioned2018-05-10T14:51:30Z-
dc.date.issued2013-04-10-
dc.identifier.citationPFEFFER, Ivanir Maria. Conhecimento científico e relações pedagógicas: instrumento de trabalho do professor. 2013. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3621-
dc.description.resumoEsta pesquisa reflete sobre o conhecimento científico (ciência), que no decurso do texto é identificado como instrumento de trabalho do professor. Inicialmente a investigação residia na continuidade das reflexões decorrentes da aprovação dos alunos pelos membros do Conselho de Classe, no Colégio Estadual Wilson Joffre – Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional que foi desenvolvido no Programa de Desenvolvimento Educacional. Entretanto, prosseguindo compreendeu - se que a problemática extrapolava a deliberação dos Conselheiros, pois o Conselho de Classe constitui - se em uma etapa de um processo que envolve o conhecimento científico expresso no trabalho do professor, nas relações entre professor e aluno, entre os processos de ensinar e de aprender. Desta forma, percebeu - se que o objetivo do estudo consistia em investigar o co nhecimento científico enquanto instrumento de trabalho do professor. Para isso, fez - se necessário compreender como o conhecimento se processa no ser humano bem como, repensar o trabalho dos envolvidos nesse processo no espaço e tempo escolar, e elucidar as razões subjacentes ao fato de que para muitos alunos a apropriação dos conhecimentos transmitidos pelos professores não chega ao proposto. Para desvendar a problemática elaborou - se pesquisa teórica em fontes primárias e secundárias. Conclui - se que escola, professor, aluno e conhecimentos resultam de situações concretas imbricados no sistema de produção e nos antagonismos das classes, o que dificulta que professor ensine, que aluno se aproprie do conhecimento, e que se abarque o conhecimento como um bem soc ial que deveria ser disponibilizado em condições de qualidade e igualdade para todos e enfatiza - se o trabalho com o conhecimento sob a lógica dialética por que ela permite demonstrar, compreender e lidar com a realidade nas mais diferentes dimensões.por
dc.description.abstractThis research is about the scientific knowledge (science), which is identified as instrument of the teacher's work. Firstly the study followed the reflection s coming from students approved by some members of Class Council, who belong to the “Colégio Estadual Wilson Joffre – Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional”, which was developed in the “Programa de Desenvolvimento Educacional”. This way, by cont inuing the study it was understood that the Class Council constitutes a stage of a process involving scientific knowledge expressed in the teacher's work, in the relationship between teacher and student, between the processes of teaching and learning. The n , we realized that the goal of the study was to investigate the scientific knowledge while teacher’s work instrument. So, it was necessary to understand how the knowledge is processed in humans as well, reconsider the work of those involved in this process over space and school time, and elucidate the reasons behind the fact that for so many students the acquisition of knowledge transmitted by teachers does not get to that proposed. In order to develop the problem it was necessary to use the theoretical res earch in primary and secondary sources. It was concluded that school, teacher, student and knowledge result in concrete and imbricate situations the system of production and in the class antagonisms, which makes that teacher teach that student appropriates knowledge, and which embraces knowledge as a social good that should be available in terms of quality and equality for all and emphasized the work with knowledge in a dialectical logic that allows it demonstrate, understand and deal with the reality in di fferent dimensions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2018-05-10T14:51:30Z No. of bitstreams: 2 Ivanir Maria Pfeffer.pdf: 1013263 bytes, checksum: 172119bb4d5cee4446caa4cef6db0fa4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-10T14:51:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ivanir Maria Pfeffer.pdf: 1013263 bytes, checksum: 172119bb4d5cee4446caa4cef6db0fa4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2013-04-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectInstrumento de Trabalho do Professorpor
dc.subjectConselho de classepor
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subjectTeacher’s Work Instrumenteng
dc.subjectClass Councileng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleConhecimento científico e relações pedagógicas: instrumento de trabalho do professorpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ivanir Maria Pfeffer.pdf989.51 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons