Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3606
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBalzzan, Edilson Carlos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8968757257016704por
dc.contributor.advisor1Fiuza, Alexandre Felipe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5432939945934180por
dc.contributor.referee1Fiuza, Alexandre Felipe-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5432939945934180por
dc.contributor.referee2Costa, Maria Luiza Furlan-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6836134905831335por
dc.contributor.referee3Deitos, Roberto Antonio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4743456433918126por
dc.date.accessioned2018-05-09T17:25:06Z-
dc.date.issued2012-07-03-
dc.identifier.citationBALZZAN, Edilson Carlos. Universidade aberta do Brasil: polo de apoio presencial no município de foz do Iguaçu - PR. 2012. 191 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3606-
dc.description.resumoA Universidade Aberta do Brasil - UAB é uma ação de âmbito federal, executada por iniciativa do Ministério da Educação, trabalhando em rede colaborativa por meio da participação de Universidades Públicas e Polos de Apoio Presencial espalhados pelas várias regiões do país. Atuando no ensino superior, além de ampliar a oferta de vagas, tem como vocação prioritária dedicar esforços na formação de professores do ensino básico. Por ser um programa relativamente novo, está em fase de adaptação e institucionalização, fato que demanda estudos, reflexões e pesquisas. Nessa perspectiva, esta Dissertação tem por objetivo compreender o Sistema Universidade Aberta do Brasil a partir do trabalho realizado no Polo de Apoio Presencial de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná. Para tanto é realizado um resgate das principais experiências construídas no Brasil na modalidade a distância a partir de 1889 e também das principais legislações referentes a Educação a Distância, tendo como ponto de partida a LDB 9394/1996. A partir do objetivo proposto, foi possível verificar a presença de três aspectos que sintetizam os desafios a serem superados pelos Polos de Apoio Presencial: Sustentabilidade financeira, elaboração de um modelo de gestão e a caracterização do Polo perante a comunidade como um espaço pedagógico em nível superiorpor
dc.description.abstractThe Open University of Brazil - UAB is a federal action, executed on the initiative of the Ministry of Education, working in collaborative network through the participation of Universities and Public Support Face Poles scattered in various regions of the country. Acting in higher education, and expand the supply of vacancies, has priority as a vocation to devote efforts in training primary school teachers. Being a relatively new program is being adapted and institutionalization, a fact that demands study, reflection and research. From this perspective, this thesis aims to understand the Open University of Brazil from the work done at the Polo Support Face of Foz do Iguaçu, Paraná State. For this purpose we conducted a rescue of the main experiences built in Brazil in the distance from 1889 and also the main laws relating to distance education, taking as its starting point the LDB 9394/1996. From the proposed objective, it was possible to verify the presence of three points that summarize the challenges to be overcome by the centers to Face Support: Financial sustainability, developing a management model and characterization of the Polo to the community as an educational space in higher education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2018-05-09T17:25:06Z No. of bitstreams: 2 Edilson Carlos Balzzan.pdf: 2333789 bytes, checksum: b6fd5d35d7709e4e15fc6c82acab1565 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-09T17:25:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Edilson Carlos Balzzan.pdf: 2333789 bytes, checksum: b6fd5d35d7709e4e15fc6c82acab1565 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2012-07-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectUniversidade Aberta do Brasilpor
dc.subjectPolo de Apoio Presencial no Município de Foz do Iguaçupor
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectOpen University of Brazileng
dc.subjectPolo Support Face of Foz do Iguacueng
dc.subjectDistance Educationeng
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUniversidade aberta do Brasil: polo de apoio presencial no município de foz do Iguaçu - PRpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Edilson Carlos Balzzan.pdf2.28 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons