Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3405
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilveira, Monica Andressa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7201935140483610por
dc.contributor.advisor1Borges, Liliam Faria Porto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1150722215932785por
dc.contributor.referee1Lavoratti, Cleide-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5224254933022216por
dc.contributor.referee2Nogueira, Francis Mary Guimarães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3989510360452801por
dc.contributor.referee3Rizzotto, Maria Lucia Frizon-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7877904356698023por
dc.date.accessioned2018-02-22T17:46:31Z-
dc.date.issued2016-03-09-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Monica Andressa. A evasão escolar: uma perspectiva dos atendimentos do conselho tutelar regional leste de Cascavel/Pr.. 2016. 128 f. Dissertação(Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3405-
dc.description.resumoEste estudo analisa o número de adolescentes que se evadiram do sistema escolar no ano de 2014, as causas que os levaram à evasão e as interferências que sofreram dos contextos social, econômico e político. Tais fatos nos permitiram compreender o crescente abandono por parte de crianças e adolescentes das instituições escolares. O objetivo é analisar se as ações desenvolvidas pelo Conselho Tutelar Regional Leste de Cascavel/PR surtiram efeito e proporcionaram o retorno do adolescente à sala de aula. Como meio para entender este fenômeno, foi realizada uma pesquisa, cuja metodologia adotada constituiu-se de qualiquantitativa, com análises nos documentos tanto do Programa de Prevenção e Combate à Evasão Escolar (PPCEE), quanto em documentos oficiais (ofícios, relatórios, encaminhamentos, fichas de referência e contra referências) registrados pelos Conselheiros Tutelares, quando realizaram intervenções às famílias e aos adolescentes na sede do conselho, e que tenham por algum motivo, abandonado mesmo que por um tempo, as salas de aula. A pesquisa nos mostrou que são muitas as facetas da Evasão Escolar e vários os seus determinantes. A Evasão escolar é considerada a porta de entrada para outras violações de direito que não seja somente a Educação. Ela serve de aviso de que algo não vai bem. Possibilita a intervenção, a desistência à escolarização por parte do adolescente como de outras violências que o aluno possa estar vivenciando. Por conseguinte, foi possível formular algumas considerações que podem ajudar a instituição de ensino, o programa de prevenção e combate à evasão escolar bem como o Conselho Tutelar a atuarem de forma preventiva em regime de cooperação e colaboração a fim de garantir o ressarcimento do direito à Educação.por
dc.description.abstractThis study has examined the number of teenagers who have dropped out of the school system in 2014, the causes that have led them to drop it out and what kind of interference that have gone through from social, economic and political contexts. These facts allow us to understand the increasing renouncement by children and adolescents from the schools. Thus, this research aimed at evaluating whether the actions taken by the Council Guardianship from Eastern Regional of Cascavel/PR were effective and gave the teenager's a chance to return to the classroom. As a means to understand this phenomenon, a survey was carried out, whose methodology was qualitative-quantitative. The documents of both Prevention and Combating Dropouts (PPCEE) and official documents (letters, reports, referrals, reference sheets and counter-references) were analyzed and registered by the Guardianship board members when they intervened on those families and teenagers at the council headquarters. Mainly, when, for some reason, they have dropped out even for a certain period the classroom. This research has shown us that there are many aspects concerning School Dropouts and that there are several determinants as well. School dropout is considered the gateway to other violations of law that is not only education. It comes as a warning that something is wrong. It enables intervention, resistance to schooling by adolescent as other forms of violence that the student may be experiencing. Finally, it was possible to formulate some considerations that can help the educational institution, such as the program to prevent and combat absenteeism and the Guardian Council to act out preventively in cooperation arrangements to ensure the reparation for the right to education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2018-02-22T17:46:30Z No. of bitstreams: 2 Monica_Silveira2016.pdf: 3963606 bytes, checksum: 9639ef1b3b62b8ef3d1604aed38b28dd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-22T17:46:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monica_Silveira2016.pdf: 3963606 bytes, checksum: 9639ef1b3b62b8ef3d1604aed38b28dd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-03-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDireitospor
dc.subjectConselho Tutelarpor
dc.subjectEvasão Escolarpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectRightseng
dc.subjectGuardianship Councileng
dc.subjectSchool Dropouteng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA evasão escolar: uma perspectiva dos atendimentos do conselho tutelar regional leste de Cascavel/Pr.por
dc.title.alternativeScholar evasion: a perspective based on the appointments from regional guardianship boasd in western Cascavel/Preng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monica_Silveira2016.pdfTexto completo3.87 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons