Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3382
Tipo do documento: Dissertação
Title: Sujeito, Discurso e Ideologia para a Casa Familiar Rural
Other Titles: Subject, Discourse and Ideology for the Rural family House
Autor: Hosda, Jaciele 
Primeiro orientador: Alves, Gustavo Biasoli
Primeiro membro da banca: Alves, Gustavo Biasoli
Segundo membro da banca: Venturini, Maria Cleci
Terceiro membro da banca: Alves, Adilson Francelino
Resumo: Esta pesquisa traz reflexões em torno do tema sujeito, discurso e ideologia presentes nas Casas Familiares Rurais (CFR), as quais foram identificadas por meio de documentos que norteiam o ensino. A partir de estudos e questionamentos acerca de como são compreendidos tais conceitos em um ensino diferenciado, que utiliza a metodologia da Pedagogia da Alternância (PA), voltado à realidade do aluno, ancoramo-nos em autores como Gimonet (2007) e Freire (1979 1992). Com o propósito de organizar as discussões acerca do problema e responder nossa questão de pesquisa de como é o sujeito, o discurso e a ideologia para a CFR, traçamos como objetivo geral compreender o sujeito, o discurso e a ideologia para a CFR. A pesquisa é de cunho qualitativo, de base interpretativista, e foi utilizado aporte teórico da Análise Crítica do Discurso (ACD), recorrendo a Fairclough (1997, 2001) e a Van Dijk (2008), o que nos permitiu estudar as mudanças e relações sociais presentes na sociedade. Como resultado, entendemos que o sujeito presente e construído pela CFR é um sujeito social que tem seu discurso voltado às relações sociais, e que compreende a sua ideologia a partir de seu discurso e realidade.
Abstract: This research brings reflections around the topic subject, discourse and ideology present in the Rural Family Houses (CFR), which were identified through documents that guide the teaching. Based on studies and questions about how these concepts are understood in a differentiated teaching that uses the methodology of Alternation Pedagogy (PA), focused on the student reality, we are anchored in authors such as Gimonet (2007) and Freire (1979) 1992). In order to organize the discussions about the problem and answer our research question about the subject, the discourse and the ideology for the CFR, we have as a general objective to understand the subject, the discourse and the ideology for the CFR. The research is qualitative, with an interpretative basis, and the theoretical contribution of the Critical Discourse Analysis (ACD) was used, using Fairclough (1997, 2001) and Van Dijk (2008), which allowed us to study the changes and relationships Society. As a result, we understand that the subject present and constructed by the CFR is a social subject that has its discourse focused on social relations, and which understands its ideology from its discourse and reality.
Keywords: Sujeito
Discurso
Ideologia
CFR
ACD
Subject
Discourse
Ideology
CNPq areas: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: HOSDA, Jaciele. Sujeito, Discurso e Ideologia para a Casa Familiar Rural. 2017. 89 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3382
Issue Date: 12-Jul-2017
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jaciele_ Hosda2017.pdf1.52 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons