Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/3382
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Sujeito, Discurso e Ideologia para a Casa Familiar Rural |
Other Titles: | Subject, Discourse and Ideology for the Rural family House |
Autor: | Hosda, Jaciele ![]() |
Primeiro orientador: | Alves, Gustavo Biasoli |
Primeiro membro da banca: | Alves, Gustavo Biasoli |
Segundo membro da banca: | Venturini, Maria Cleci |
Terceiro membro da banca: | Alves, Adilson Francelino |
Resumo: | Esta pesquisa traz reflexões em torno do tema sujeito, discurso e ideologia presentes nas Casas Familiares Rurais (CFR), as quais foram identificadas por meio de documentos que norteiam o ensino. A partir de estudos e questionamentos acerca de como são compreendidos tais conceitos em um ensino diferenciado, que utiliza a metodologia da Pedagogia da Alternância (PA), voltado à realidade do aluno, ancoramo-nos em autores como Gimonet (2007) e Freire (1979 1992). Com o propósito de organizar as discussões acerca do problema e responder nossa questão de pesquisa de como é o sujeito, o discurso e a ideologia para a CFR, traçamos como objetivo geral compreender o sujeito, o discurso e a ideologia para a CFR. A pesquisa é de cunho qualitativo, de base interpretativista, e foi utilizado aporte teórico da Análise Crítica do Discurso (ACD), recorrendo a Fairclough (1997, 2001) e a Van Dijk (2008), o que nos permitiu estudar as mudanças e relações sociais presentes na sociedade. Como resultado, entendemos que o sujeito presente e construído pela CFR é um sujeito social que tem seu discurso voltado às relações sociais, e que compreende a sua ideologia a partir de seu discurso e realidade. |
Abstract: | This research brings reflections around the topic subject, discourse and ideology present in the Rural Family Houses (CFR), which were identified through documents that guide the teaching. Based on studies and questions about how these concepts are understood in a differentiated teaching that uses the methodology of Alternation Pedagogy (PA), focused on the student reality, we are anchored in authors such as Gimonet (2007) and Freire (1979) 1992). In order to organize the discussions about the problem and answer our research question about the subject, the discourse and the ideology for the CFR, we have as a general objective to understand the subject, the discourse and the ideology for the CFR. The research is qualitative, with an interpretative basis, and the theoretical contribution of the Critical Discourse Analysis (ACD) was used, using Fairclough (1997, 2001) and Van Dijk (2008), which allowed us to study the changes and relationships Society. As a result, we understand that the subject present and constructed by the CFR is a social subject that has its discourse focused on social relations, and which understands its ideology from its discourse and reality. |
Keywords: | Sujeito Discurso Ideologia CFR ACD Subject Discourse Ideology |
CNPq areas: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | HOSDA, Jaciele. Sujeito, Discurso e Ideologia para a Casa Familiar Rural. 2017. 89 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/3382 |
Issue Date: | 12-Jul-2017 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jaciele_ Hosda2017.pdf | 1.52 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License