Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3379
Tipo do documento: Dissertação
Title: Professor da educação básica, técnica e tecnológica (EBTTs) no processo de ensino-aprendizagem no Instituto Federal Campus – Palmas/Pr
Other Titles: Teacher of basic, technical and technological education (EBTTs) in the teaching-learning process at the Federal Institute – Campus Palmas / Pr
Autor: Costa, Melânia Dalla 
Primeiro orientador: Bastos, Carmen Celia Barradas Correia
Primeiro membro da banca: Silva, Luzia Batista de Oliveira
Segundo membro da banca: Schroeder , Tania Maria Rechia
Resumo: A Educação Técnica e Tecnológica tem se configurado, hodiernamente, como uma modalidade de ensino fortemente marcada pelo interesse em atender à demanda do mercado de trabalho por mão de obra qualificada. Assim, os Institutos Federais de Educação Técnica e Tecnológica têm se destacado no cenário educacional como espaço de formação profissional tanto à nível médio quanto à nível superior. Entretanto, vale ressaltar que o docente que atua em tais instituições (professor EBTT) deve estar qualificado para atuar em diferentes níveis de ensino e em ementas variadas. Dessa maneira, realizou-se um estudo de caso no Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas, no qual foram analisados 13(treze) diários de classe de docentes da instituição, de modo a avaliar se a capacitação profissional destes influencia as práticas pedagógicas em sala de aula, bem como nos índices de aprovação/reprovação das turmas. Notou-se, então, que metade dos professores possuíam quatro (4) ou mais ementas, entretanto, tal fato não mostrou-se diretamente relacionado com o aproveitamento dos professores. De igual maneira, 50% dos docentes apresentou índices de reprovação maiores de 25%, sendo a evasão escolar a principal causa de tal situação. Nesse contexto, evidencia-se que uma atuação docente de qualidade envolve diferentes processos que vão além da adequada formação pedagógica dos professores, como valorização profissional, vocação para a profissão e infraestrutura escolar. Dessa forma, é preciso que a formação pedagógica ocorra de acordo com a realidade das salas de aulas e haja um fortalecimento das políticas formativas e educacionais como um todo.
Abstract: The Technical and Technological Education has been configured as a modality of education marked by the interest in attending the labor market. The Federal Institutes of Technical and Technological Education have emphasized in educational scene as a place of professional training at both the secondary and higher levels. However, it is worth mentioning that the teacher who works in such institutions (EBTT) must be qualified to act at different levels of teaching. In this way, a case study was carried out at the Federal Institute of Paraná - Campus Palmas, when was analyzed 13 (twelve) daily classes of teachers of the institution, to evaluate their professional qualification as classroom pedagogical practices, As well as in the approval disapproval rates of the classes. It was noted that half of the teachers had four (4) or more subjects, and this fact did not prove to be well related to the use of the teachers. Likewise, 50% of teachers had higher failure rates than 25%, with school dropout being the main cause of such a situation. In this context, it is evident that a quality teaching activity involves different processes that go beyond the pedagogical training of teachers, such as professional valorization, vocation for a profession and school infrastructure. In this way, it is necessary that the pedagogical formation takes place according to a reality of the classrooms and there is a strengthening of the formative and educational policies as a whole.
Keywords: Formação de professor
Ensino-aprendizagem
Ensino profissional e tecnológico
Ensino básico
Teacher training
Teaching-learning
.Professional and technological teaching
Basic education
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: COSTA, Melânia Dalla. Professor da educação básica, técnica e tecnológica (EBTTs) no processo de ensino-aprendizagem no Instituto Federal Campus – Palmas/Pr. 2017. 79 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3379
Issue Date: 5-May-2017
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Melânia_Costa2017.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons