Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/3378
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Peletti, José Armando | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4680025724211097 | por |
dc.contributor.advisor1 | Deitos, Roberto Antonio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4743456433918126 | por |
dc.contributor.referee1 | Maron , Neura Maria Weber | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0922031012900104 | por |
dc.contributor.referee2 | Figueiredo , Ireni Marilene Zago | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0727859600733159 | por |
dc.contributor.referee3 | Zanardini, João Batista | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5660324798334927 | por |
dc.date.accessioned | 2018-02-21T17:37:51Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-12 | - |
dc.identifier.citation | PELETTI, José Armando. A política educacional para EJA – educação de jovens e adultos: o CEEBJA – centro estadual de educação básica para jovens e adultos – professora Joaquina Mattos Branco – Cascavel – Paraná. 2016. 126 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unioeste.br/handle/tede/3378 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa busca compreender a história e objetivos da criação desta escola. Analisaram-se livros de matrículas, PPP – Projeto Político Pedagógico – da escola, legislação pertinente, relatórios da CONAE, dos ENEJAS dos FÓRUNS de EJA, e das CONFINTEAS e, também, relatórios produzidos pelo próprio MEC e SEED/PR sobre a temática da EJA. Buscou-se analisar a política pública em Educação de Jovens e Adultos - EJA, implementada no Paraná a partir da criação do CESVEL (Centro de Estudos Supletivo), e hoje denominado CEEBJA – Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos – Professora Joaquina Mattos Branco, Cascavel, Paraná, para compreender se a demanda historicamente criada, de pessoas jovens, adultas e idosas com necessidade de uma forma de educação diferenciada, de acordo com suas idades, seus tempos, perfis e perspectivas, está sendo atendida por uma modalidade de educação proposta e desenvolvida, no Paraná especificamente no CEEBJA, de modo a propiciar a verificação da efetividade das políticas adotadas para o acesso e permanência a uma população que não teve oportunidade de frequentar a escola comum em idade dita apropriada. Desta forma, analisou-se a política pública em Educação de Jovens e Adultos - EJA, implementada no Paraná a partir de 1984, especificamente no CEEBJA, considerando sua forma de organização, o perfil dos alunos que a ela recorrem, a necessidade histórica de sua existência e da oferta desta modalidade de ensino. Constatou-se que, pelos próprios relatórios dos órgãos públicos e dos organismos sociais que discutem a educação, sobretudo a EJA, desde o princípio desta escola, proposta para atender aqueles que não podem frequentar a escola comum, houve poucos incentivos. Melhorou? Em alguns pontos sim, mas muitos ainda estão fora das escolas, em idade “avançada”, com poucos anos de escolaridade ou sequer alfabetizados | por |
dc.description.abstract | We seek for understanding the history and objectives of the creation of this school. It was object of analysis of matriculation books, PPP – Pedagogical Political Project – of the school, apt legislation, CONAE reports, of ENEJAS of the EJA FORUNS, and of the CONFINTEAS and also, reports that were produced by the own MEC and SEED/PR about the EJA theme. The aim was to analyze the public policy in Young and Adults Education – EJA, implemented in Paraná stem from the creation of CESVEL (Supplementary Studies Center), and today named CEEBJA – State Center for Young and Adults Basic Education - Teacher Joaquina Mattos Branco, Cascavel, Paraná, to understand if the historical demand created, a demand of Young, adult and old people needing a different education method, according to their ages, their time, profiles and prospect, is being met by a education method proposed and developed, in Paraná specifically in CEEBJA, therefore providing the verification of the effectiveness of the policy adopted for the access and permanency to a population that haven‟t had an opportunity to attend the ordinary school in the so called suitable age. This way, it was analyzed the public policy in Young and Adults Education – EJA, implemented in Paraná since 1984, specifically in CEEBJA, considering the way it‟s organized, the students‟ profile that seek for it, the historical need for its existence and the offer of this teaching modality. It could be seen that, by the own reports of the public organs and the social organisms that discuss the education, mainly EJA, that since the beginning of this school, proposed to attend those ones who couldn‟t attend the ordinary school, it was little encouraged. Has it improved? Some points have, but many of them are still out of schools, at an „old‟ age, with few years at school or not even literate. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2018-02-21T17:37:51Z No. of bitstreams: 2 Jose_Peletti2016.pdf: 2830928 bytes, checksum: 2192084363afdb5e1eec1217dda4d2fe (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-02-21T17:37:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Jose_Peletti2016.pdf: 2830928 bytes, checksum: 2192084363afdb5e1eec1217dda4d2fe (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-08-12 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação, Comunicação e Artes | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Política educacional | por |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | por |
dc.subject | Perfil do profissional e educandos da EJA e Sociedade | por |
dc.subject | Educational policy | eng |
dc.subject | Education for Young and Adults | eng |
dc.subject | Profile of the Professional and students of EJA and Society | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A política educacional para EJA – educação de jovens e adultos: o CEEBJA – centro estadual de educação básica para jovens e adultos – professora Joaquina Mattos Branco – Cascavel – Paraná | por |
dc.title.alternative | The educational policy for EJA – Education for Young and Adults: CEEBJA – Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos – Professora Joaquina Mattos Branco - Cascavel – Paraná | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Cascavel | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jose_Peletti2016.pdf | Texto completo | 2.76 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License