Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3366
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPinheiro, Giovani Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4099605857878110por
dc.contributor.advisor1Favoreto, Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103506424875004por
dc.contributor.referee1Favoreto, Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103506424875004por
dc.contributor.referee2Pinto, Thiago Pedro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1951170907056966por
dc.contributor.referee3Galter ,Maria Inalva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7729468520363574por
dc.date.accessioned2018-02-21T13:04:57Z-
dc.date.issued2016-03-08-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Giovani Gonçalves. Rádio educativo no contexto da ditadura militar. 2016. 103 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3366-
dc.description.resumoO Projeto Minerva foi um programa de ensino a distância do Ministério da Educação que utilizou como ferramenta principal o rádio. Teve seu início no segundo semestre de 1970, o qual permaneceu até o começo dos anos 1990 e almejava oferecer formação supletiva para adultos, tendo duração de meia hora; era veiculado, em caráter obrigatório, de 2ª a 6ª feira, em cadeia nacional de rádio. Contava, ainda, com o apoio de fascículos enviados pelos Correios para os radiopostos – lugares onde os alunos, juntamente com um monitor, tinham acesso ao aparelho receptor. O Projeto foi implantado pelo governo brasileiro durante o Regime Militar, no entanto, nesta pesquisa, atenta-se para documentos do acervo público do Estado do Paraná, liberados em 2013, os quais direcionaram para uma possibilidade de “infiltração de comunistas no programa da rádio MEC, Projeto Minerva da Educação”. Assim, o interesse voltou-se para, primeiro, compreender o Projeto Minerva, sua origem, organização e forma de atuação educativa, buscando captar a luta política-ideológica empreendida naquele contexto. Para tal, a pesquisa bibliográfica utilizou-se de autores como Pinto (2013; 2014), Ferraretto (2010; 2014; 2016), Aggarwal (2007), além de entrevista com uma das coordenadoras do Projeto, a Professora Marlene Blois (2015), e análise de fontes primárias (documentos do acervo público do Estado do Paraná). Diante dessas considerações, concluiu-se que a própria censura do Regime e o fato de o conteúdo dos programas de rádio serem pré-gravados impossibilitaria qualquer possibilidade de transmissão de ideologia que fosse contrária ao estabelecido pelos militares. O encerramento do projeto coincidiu com o fim do Regime Militarpor
dc.description.abstractThe Minerva Project was a distance learning project of the Brazilian Ministry of Education (MEC) which used radio as its main medium. It began in the second half of 1970, remaining until the early 1990s and it was intended to offer supplementary training for adults. The program, half an hour in length, was aired on a mandatory basis, from Monday to Friday on a national radio chain. The program was complemented by a magazine sent by the post office to the radiopostos - places where students, along with a monitor, had access to the radio receiver. The project was implemented by the Brazilian government during the military regime; however, during this research, a public collection of documents of Paraná State was discovered, which suggested a "Communist infiltration” in the radio program produced by MEC. Thus, the interest became to understand the Minerva Project, its origins, organization and forms of educational activities, seeking to capture the political-ideological struggle undertaken in that context. The primary sources used in the analysis (the State of Paraná's public collection documents) came from literature by Pinto (2013; 2014), Ferraretto (2010; 2014; 2016), Aggarwal (2007). In addition, an interview with one of the coordinators of the Project, Professor Marlene Blois (2015), contributed to the analysis. In conclusion, due to the censorship of the military regime in place at the time, and the content of the radio program being pre-recorded, there was no possibility of an ideological transmission.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2018-02-21T13:04:57Z No. of bitstreams: 2 Giovani_Pinheiro2016.pdf: 1376536 bytes, checksum: ba0b55d1e396543422103e43ff80cf4a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-21T13:04:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Giovani_Pinheiro2016.pdf: 1376536 bytes, checksum: ba0b55d1e396543422103e43ff80cf4a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-03-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectRádio educativopor
dc.subjectEducação adistânciapor
dc.subjectProjeto minerva e regime militarpor
dc.subjectEducational radioeng
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectMinerva project and military regimeeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProjeto minerva: rádio educativo no contexto da ditadura militarpor
dc.title.alternativeEducational radio on the military dictatorship contexteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Giovani_Pinheiro2016.pdfTexto completo1.34 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons