Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3360
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNakamura, Dulce Alves da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6618563444521845por
dc.contributor.advisor1Santos, Jose Carlos dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8774702624197992por
dc.contributor.referee1Santos, José Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8774702624197992por
dc.contributor.referee2Leite, Silvia Porto Meirelles-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5137658241976035por
dc.contributor.referee3Ristow, Marcia Regina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9957525992305879por
dc.date.accessioned2018-02-20T20:05:19Z-
dc.date.issued2016-05-19-
dc.identifier.citationNAKAMURA, Dulce Alves da Silva. Um percurso do uso das tecnologias de informação e comunicação (TICS) nas escolas públicas municipais de ensino fundamental - anos iniciais de Toledo/Pr. 2016. 138 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016 .por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3360-
dc.description.resumoO presente estudo visa a investigar o uso e o processo de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino das escolas públicas municipais – anos iniciais do município de Toledo/PR. A metodologia utilizada foi uma abordagem qualitativa, e reuniu um estudo bibliográfico sobre o tema, bem como a realização de entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionário impresso. O referencial teórico deste estudo se baseia em autores que trabalham com a questão das TICs na educação, a partir de Manoel Castells, Pierre Lévy, Jesús Martin-Barbero, Marta Gabriel, Maria Luiza Belloni, Vani Moreira Kenski. Quanto ao uso de fontes orais foram utilizadas como meio de complementar as informações documentais. Para obtenção dos dados foi aplicado um questionário com 25 questões a 60 docentes da rede municipal. Os questionários foram entregues da seguinte forma: em encontro realizado pela Secretaria Municipal de Educação, foram entregues de forma aleatória 100 questionários os diretores das 36 escolas municipais, os quais repassaram aos professores; através deles, conseguimos importantes informações do grupo profissional como uso individual, estrutura escolar, formas de organização de laboratórios ou salas de informática, disponibilidade e acesso, dentro outros. Tais dados, ao lado de fontes oficiais da Amop e da Secretaria municipal, nos permitiu fazer uma analise sobre os migrantes digitais e o uso que estes fazem da tecnologia como meio de produção do ensino.por
dc.description.abstractThis study aims to investigate the use and the process of integration of Information and Communication Technologies (ICTs) in education in public schools - the early years of the city of Toledo / PR. The methodology used was a qualitative approach and gathered a bibliographic study on the subject, as well as carrying out semi-structured interviews and printed questionnaire. The theoretical framework of this study is based on authors who work with the issue of ICTs in education, from Manuel Castells, Pierre Lévy, Jesús Martin-Barbero, Marta Gabriel, Maria Luiza Belloni, Vani Moreira Kenski. Regarding the use of oral sources were used as a means to supplement the documentary information. To obtain the data was a questionnaire with 25 questions to 60 teachers of the municipal network. The questioned were delivered as follows: in a meeting held by the Municipal Department of Education, were given randomly 100 questionnaires the directors of the 36 municipal schools, which passed on to teachers; through them, we got important information from the professional group and individual use, school structure, organizational laboratories or computer rooms, availability and access, within others. These data, along with officials of Amop and municipal Secretariat, allowed us to make an analysis on digital migrants and the use they make of technology as a means of production of teaching.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2018-02-20T20:05:19Z No. of bitstreams: 2 Dulce_Nakamura2016.pdf: 2181806 bytes, checksum: 29c43a18683eb97ccf37195cb376bdda (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-20T20:05:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dulce_Nakamura2016.pdf: 2181806 bytes, checksum: 29c43a18683eb97ccf37195cb376bdda (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-05-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectConflito Geracionalpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectGenerational conflicteng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUm percurso do uso das tecnologias de informação e comunicação (TICS) nas escolas públicas municipais de ensino fundamental - anos iniciais de Toledo/Prpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dulce_Nakamura2016.pdfTexto completo2.13 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons