Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3340
Tipo do documento: Dissertação
Title: Estudo sobre a percepção do discente sobre as metodologias ativas na educação superior
Other Titles: Study about the student's perception of the active methodologies in higher education.
Autor: Adada, Flávia 
Primeiro orientador: Bastos, Carmen Celia Barradas Correia
Primeiro membro da banca: Coelho, Adriano de Sales
Segundo membro da banca: Figueiredo, Ireni Marilene Zago
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo acerca da aplicação de novos modelos de ensino e aprendizagem. A partir da análise da implementação de Metodologias Ativas de Aprendizagem em um curso de Administração em uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Cascavel/PR – Brasil. Este traz a percepção discente acerca da inovação educativa. O estudo ainda se dedica à análise de documentos (Projeto Político Pedagógico / Planos de Ensino) do curso pesquisado a fim de complementar as percepções obtidas na coleta de dados via questionários. A metodologia deste estudo é classificada como uma pesquisa qualitativa, por seu caráter interpretativo e dialógico, adequando-se ao estudo de casos. O estudo apresenta como resultados a compreensão de que a aprendizagem ativa pressupõe maior e mais efetiva interação entre alunos e professores, a junção das metodologias ativas com tecnologias digitais favorece uma melhor aprendizagem por meio de práticas, atividades, jogos, problemas, projetos relevantes. Evidenciou-se, para quase a totalidade dos alunos, que a nova organização dos conteúdos facilitou a aprendizagem e compreensão, favorecendo maior engajamento discente nas ações propostas. Fortaleceu o trabalho coletivo confirmando a proposta de uma ação pedagógica colaborativa. Destaca-se a importância do modelo híbrido de ensino e aprendizagem. Foi diagnosticado ainda algumas lacunas no processo, especialmente no que diz respeito à formação docente para este tipo de abordagem e utilização de metodologias ativas. Os resultados mostram que propostas inovadoras, sob a visão discente, ainda que com pequenas dificuldades, são altamente mobilizadoras e de alto impacto no engajamento discente no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: This paper presents a study about the implementation of the new models of teaching and learning. It Started in analyses of the Active Methodologies in a Management course in an Institution of Superior Teaching in Cascavel city – Parana State – Brazil. It brings the perception of the student around of the educative innovation. The study dedicates in document analysis (Political Pedagogical Project/ Plans of Teaching) of the course researched in order to complement the perceptions obtained in the data‘s collect through questionnaires. The methodology that study is classified as a qualitative research, for its interpretive character and dialogical, suiting itself to the study of singular cases. The study presents as results the understanding that the active learning presupposes greater and more effective interaction between students and teachers, the combination of active methodologies with digital technologies favor better learning through practices, activities, games, problems, relevant projects. For almost all the students, the new organization of the contents facilitated the learning and understanding, favoring to greater student engagement in the proposed actions. It strengthened the collective work confirming the proposal of a collaborative pedagogical action. It made strong the collective job confirming the proposes of the collaborative pedagogical action. It stands out the importance of the hybrid model of the teaching and learning. There were still some shortcomings in the process, especially with regard to teacher training for this type of approach and use of active methodologies. he results show us that innovative proposals, under the student's vision, although with small difficulties, are highly mobilizing and have a high impact on student engagement in the teaching and learning process.
Keywords: Educação superior
Tecnologias educativas
Inovação pedagógica
Metodologias ativas de aprendizagem
College education
Educational technologies
Pedagogical innovation
Active learning methodologies
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: ADADA, Flávia. Estudo sobre a percepção do discente sobre as metodologias ativas na educação superior. 2017. 130 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3340
Issue Date: 26-Apr-2017
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Flávia_Adada2017.pdf2.08 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons