Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3329
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBulla, Marcelo Erdmann-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4413440976671633por
dc.contributor.advisor1Meglhioratti , Fernanda Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3719288552692207por
dc.contributor.referee1Meglhioratti , Fernanda Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3719288552692207por
dc.contributor.referee2Andrade , Mariana Aparecida Bologna Soares de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4413440976671633por
dc.contributor.referee3Frezzatti Junior , Wilson Antonio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1014241381410099por
dc.date.accessioned2018-02-19T14:24:52Z-
dc.date.issued2016-02-11-
dc.identifier.citationBULLA, Marcelo Erdmann. O papel das interações polêmicas (controvérsias científicas) na construção do conhecimento biológico: investigando um curso de formação continuada de professores sobre evolução humana. 2016. 260 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3329-
dc.description.resumoA pesquisa aqui apresentada tem como tema central a Evolução Biológica Humana, suas Interações Polêmicas (controvérsias científicas) e a Formação Continuada de professores. Temos como objetivos evidenciar o papel das interações polêmicas na construção do conhecimento biológico através da polêmica entre os paleoantropólogos Tim White e Esteban Sarmiento relativa ao fóssil hominídeo Ardipithecus ramidus (“Ardi”). Propomos, também, avaliar o desenvolvimento de uma sequência didática sobre o tema, em um curso de formação continuada para professores de Ciências e Biologia da rede básica pública de Cascavel-PR e região. Justificamos a escolha do tema “evolução biológica humana” por se tratar de uma área pouco ou nada abordada durante a formação inicial (graduação) e devido à ausência de cursos de formação continuada. A decisão em pesquisar sobre as interações polêmicas se deve ao fato de que essas constituem o contexto dialógico natural da ciência no qual se elaboram as teorias. A escolha da interação polêmica White-Sarmiento se justifica devido a essa controvérsia científica propor a revisão de duas hipóteses relativamente bem aceitas pela comunidade científica, a “hipótese da savana” e a “hipótese do ancestral comum chimpanzé-semelhante”. Além disso, já havíamos utilizado simplificadamente essa polêmica no ensino médio resultando em férteis discussões acerca da ciência. Tal polêmica fora analisada de acordo com os critérios estabelecidos pelo filósofo Marcelo Dascal (1994; 2005; 2006) e classificada como sendo do tipo dominante discussão. O trabalho empírico envolveu a coleta de dados a partir das respostas fornecidas pelos professores a um questionário inicial e a um final. Além dos questionários, coletamos dados a partir de filmagens durante o curso de formação. Os dados constituídos foram avaliados mediante a metodologia de Análise de Conteúdo. As análises e discussões dos dados obtidos na pesquisa empírica com os professores permitiu evidenciar a urgência e relevância em se propor, ao menos, uma disciplina optativa que aborde a evolução biológica humana na formação inicial. No entanto, aspiramos que tal conteúdo, deveria constar em disciplina obrigatória. Configura-se também, de máxima urgência, o oferecimento de cursos de formação continuada na área, para os docentes já inseridos nas escolas. Também evidenciamos a importância das interações polêmicas para o desenvolvimento e avanço do conhecimento científico. Concluímos que ensinar biologia e ciências utilizando interações polêmicas (controvérsias científicas) pode constituir-se em satisfatória ferramenta pedagógica para apresentar a história da ciência e a sua natureza, uma vez que a atividade científica é permeada por conflitos e batalhas intelectuais. Apresentar essa imagem científica pode melhorar a compreensão dos estudantes em relação ao modo de trabalho interno da ciência, dentro das comunidades científicas, destacando seu caráter competitivo e coletivo. Alguns professores perceberam a presença de valores não-científicos na controvérsia científica White-Sarmiento e isso torna-se relevante para nos lembrar de não apresentar aos alunos a imagem do cientista como alguém alheio à sociedade e à cultura.por
dc.description.abstractThe research presented here is focused on the Human Biological Evolution, its Polemic Interactions (scientific controversies) and Continued Formation of teachers. We aim to highlight the role of polemic interactions in the construction of biological knowledge by polemic among paleoanthropologists Tim White and Esteban Sarmiento on the hominid fossil Ardipithecus ramidus ("Ardi"). We also propose to evaluate the development of a teaching sequence about the subject, in a continued formation course for teachers of science and biology of basic public network Cascavel-PR and region. We justify the choice of the theme "human biological evolution" because it is a area little or anything addressed during the initial formation (graduation) and in the absence of continued formation courses. The decision in research on polemic interactions ocurred due to the fact that these are the natural dialogical context of science in which are elaborated theories. The choice of White-Sarmiento polemic interaction is justified due this scientific controversy proposes a revision of two hypotheses relatively well accepted by the scientific community: "savannah hypothesis" and the "hypothesis chimpanzee-like common ancestor". In addition, we have already used simplified way this polemic in high school resulting in fruitful discussions about science. Such polemic interaction was analyzed according to the criteria established by the philosopher Marcelo Dascal (1994; 2005; 2006) and classified as the dominant type discussion. The empirical work involved collecting data from the answers provided by teachers to an initial questionnaire and a final. In addition to the questionnaires, we collect data from filming during the formation course. The data made were evaluated by Content Analysis methodology. The analysis and discussion of data obtained from empirical research with teachers has highlighted the urgency and relevance in proposing at least one elective course that addresses human biological evolution in the initial formation. However, we hope that such content should be included in compulsory subject. Sets up also of utmost urgency offering continued formation courses in the area for teachers already inserted at schools. We also evidenced the importance of polemic interactions for the development and advancement of scientific knowledge. We conclude that teaching biology and science using polemic interactions (scientific controversies) may be in satisfactory teaching tool to present the history of science and it nature, since scientific activity is permeated by conflicts and intellectual battles. Present this scientific image can improve the understanding of students in relation to the internal operating mode of science within the scientific communities, highlighting its competitive and collective character. Some teachers realized the presence of non-scientific values in White-Sarmiento scientific controversies. This is important to remind us not to introduce to students the scientist's image as someone alien to society and cultureeng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2018-02-19T14:24:52Z No. of bitstreams: 2 Marcelo_Bulla2016.pdf: 3993194 bytes, checksum: 9b25d2bdf8051313c71add0d89fff2ab (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-19T14:24:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Marcelo_Bulla2016.pdf: 3993194 bytes, checksum: 9b25d2bdf8051313c71add0d89fff2ab (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-02-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectInterações Polêmicaspor
dc.subjectControvérsias Científicaspor
dc.subjectEvolução Biológica Humanapor
dc.subjectFormação Continuadapor
dc.subjectEnsino de Biologiapor
dc.subjectArdipithecus ramiduspor
dc.subjectPolemic Interactionseng
dc.subjectScientific Controversieseng
dc.subjectHuman Biological Evolutioneng
dc.subjectContinued Formationeng
dc.subjectBiology Education.eng
dc.subjectArdipithecus ramiduseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO papel das interações polêmicas (controvérsias científicas) na construção do conhecimento biológico: investigando um curso de formação continuada de professores sobre evolução humanapor
dc.title.alternativeThe role of polemic interactions (scientific controversies) in the construction of biological knowledge: investigating a continuedformation course teachers about human evolutioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcelo_Bulla2016.pdfTexto completo3.9 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons