Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3319
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Deyvid Alan da Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0972084143633149por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Inês Barbosa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0323845315267858por
dc.contributor.referee1Silva , Acir Dias da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6902191554348937por
dc.date.accessioned2018-02-16T19:07:49Z-
dc.date.issued2017-02-15-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Deyvid Alan da Silva de. A relação televisão e violência nas escolas: uma abordagem do discurso de professores. 2017. 131 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3319-
dc.description.resumoDiversos estudos científicos demonstram a existência da violência nas escolas brasileiras e procuram compreender as raízes desse fenômeno. É perceptível, também, a preocupação científica com os efeitos que a violência exibida pela televisão pode ocasionar aos sujeitos. Assim, objetivamos analisar, nesta dissertação, se a violência existente na escola sofre influência daquela transmitida pela mídia televisiva. Para isso, analisamos o discurso de professores do sétimo ano de um Colégio Estadual de Ensino Fundamental e Médio a respeito da relação entre a mídia televisiva e a violência na escola. O colégio está situado no bairro Interlagos, no município de Cascavel - PR. A escolha dessa instituição se deu pelo fato de o bairro em questão apresentar o maior registro de ocorrências de violência, de acordo com indicativos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social I (CREAS I). Realizamos pesquisa bibliográfica e de campo. Para fundamentarmos a contextualização entre mídia e violência escolar, pautamo-nos em bibliografias de: Bakhtin (1998 [1988], 2000 [1979],1999 [1929]), Faraco (2009), Brait (1999), Barros (1999), GEGe (2009), Bourdieu (1997), Martin-Barbero (1997), Koshino (2011) e Hall (2003). Para abordar mais especificamente a formação da subjetividade do adolescente, recorremos a estudos de Vygotsky (1996), além de estudos de teóricos que associam a televisão à violência: Charlot (2006), Barreto (1992), Groebel (1999), Merlo-Flores (1999), Watella, Olivarez, Jennings (1999), Betelheim (2002) e afins. A pesquisa de campo, que contou com a participação de sujeitos, desenvolveu-se a partir de uma postura que analisa o discurso dos sujeitos na relação com os fatos sociais, considerando o contexto econômico, político e social. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada. Para tanto, recorremos a estudiosos, como: André (1986), Bogdan (1994), Minayo (2004, 1997), entre outros. A análise dos dados coletados foi realizada sob a perspectiva teórico-metodológica de linguagem do círculo bakhtiniano, que ofereceu meios para chegarmos a posicionamentos calcados na materialidade do discurso e na realidade histórica das relações sociais.por
dc.description.abstractSeveral scientific studies demonstrate the existence of violence in Brazilian schools and try to understand the roots of this phenomenon. It is also noticeable the scientific concern with the effects that the violence exhibited by the television can cause to the subjects. Thus, we aim to analyze, in this dissertation, if the violence in the school is influenced by that transmitted by the television media. For this, we analyze the discourse of seventh year teachers of a State College of Primary and Secondary Education regarding the relation between the television media and the violence in the school. The college is located in the Interlagos neighborhood, in the municipality of Cascavel - PR. The choice of this institution was due to the fact that the neighborhood in question had the highest incidence of violence, according to the indicators of the Specialized Reference Center for Social Assistance I (CREAS I). We perform bibliographical and field research. In order to base the contextualisation between media and school violence, we refer to bibliographies of: Bakhtin (1998 [1988], 2000 [1979], 1999 [1929]), Faraco (2009), Brait (1999), Barros GEGe (2009), Bourdieu (1997), Martin-Barbero (1997), Koshino (2011) and Hall (2003). To address more specifically the formation of adolescent subjectivity, we use studies by Vygotsky (1996), as well as theoretical studies that associate television with violence: Charlot (2006), Barreto (1992), Groebel (1999), Merlo-Flores (1999), Watella, Olivarez, Jennings (1999), Betelheim (2002) and the like. Field research, which included the participation of subjects, developed from a posture that analyzes the subjects' discourse in relation to social facts, considering the economic, political and social context. The instrument of data collection used was the semi-structured interview. For this, we resort to scholars, such as: André (1986), Bogdan (1994), Minayo (2004, 1997), among others. The analysis of the collected data was carried out under the theoretical-methodological perspective of the language of the Bakhtinian circle, which offered the means to reach positions based on the materiality of discourse and the historical reality of social relations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2018-02-16T19:07:49Z No. of bitstreams: 2 Deyvid_Oliveira2017.pdf: 1278192 bytes, checksum: ec5b2b6baeb2e2f35ab1ca8a7dd37ff6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-16T19:07:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Deyvid_Oliveira2017.pdf: 1278192 bytes, checksum: ec5b2b6baeb2e2f35ab1ca8a7dd37ff6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-02-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectTelevisãopor
dc.subjectBakhtinpor
dc.subjectViolenceeng
dc.subjectSpeecheng
dc.subjectTelevisioneng
dc.subjectBakhtinpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.titleA relação televisão e violência nas escolas: uma abordagem do discurso de professorespor
dc.title.alternativeThe relationship television and violence in schools: an approach to teacher discourseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Deyvid_Oliveira2017.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons