Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3310
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNoffke, Ana Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1662567442869882por
dc.contributor.advisor1Orso, Paulino José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8247504761634290por
dc.contributor.referee1Kuiava, José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5505095957366212por
dc.contributor.referee2Sapelli, Marlene Lúcia Siebert-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9942926527889082por
dc.contributor.referee3Favoreto , Aparecida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103506424875004por
dc.date.accessioned2018-02-15T18:41:22Z-
dc.date.issued2017-03-24-
dc.identifier.citationNOFFKE, Ana Paula. Antecedentes históricos do currículo da AMOP. 2017. 242 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3310-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta antecedentes históricos do Currículo Básico para a Escola Pública Municipal, da AMOP, e a gênese desta Associação, a fim de conhecermos quais foram as influências para a produção desse material, procurando responder ao seguinte problema: como e por que uma associação de municípios, enquanto representação do Estado, de formação social capitalista, publicou um currículo com uma concepção dialética de educação? Partimos de informações trazidas no próprio documento, engendrado sob a coordenação do Departamento Pedagógico da AMOP (2003), criado após a extinção da ASSOESTE (2002), entidade criada pelo Projeto Especial Multinacional MEC/OEA, em 1980. Nossa hipótese era de que a influência da concepção de educação presente no Currículo tem origem, em grande medida, no trabalho realizado pela ASSOESTE. Então, a pesquisa buscou antecedentes históricos desse referencial, a fim de: conhecer a formação da Região Oeste e os eventos que implicaram na transformação do espaço, analisando os impactos causados na educação; conhecer a origem da AMOP, analisando o contexto histórico e político de sua criação, e o seu papel no desenvolvimento regional; conhecer o Projeto Especial Multinacional MEC/OEA, analisando, igualmente, o contexto histórico e político em que fora elaborado e executado, bem como algumas de suas contribuições para a educação da Região Oeste; conhecer a história da ASSOESTE, o contexto de sua fundação, algumas de suas contribuições para a educação do Oeste, seu processo de extinção e consequente criação do Departamento Pedagógico da AMOP. Para tanto, foram realizadas leituras de textos históricos, bibliográficos, atas, estatutos, leis, constituindo-se essa dissertação pela pesquisa exploratória e investigativa, partindo dos pressupostos de que a realidade é dinâmica, estando em constante devir, e, ainda, de que os homens fazem a história, e a fazem de acordo com as condições materiais de que dispõem. Os resultados alcançados com esse trabalho apontam que a criação da AMOP ocorreu por motivos estratégicos do governo militar, tendo ela papel fundamental para a consolidação da modernização conservadora da agricultura que provocou grandes mudanças na região, assim como a construção da Itaipu. Para promover a busca de soluções para os problemas causados por esses dois fenômenos, foi elaborado e executado o Projeto Especial MEC/OEA, o qual teve grandes contribuições para a educação, sendo uma delas a criação da ASSOESTE. A pesquisa sobre a ASSOESTE nos possibilitou comprovar nossa hipótese, de que o trabalho realizado por ela influenciou a concepção de educação do Currículo da AMOP. Nos proporcionou, ainda, compreender que sua extinção não se deu apenas por questões financeiras, mas também pela ideologia política assumida por seu Departamento Pedagógico.por
dc.description.abstractThis work presents a historical background of the Basic Curriculum for the Municipal Public School of AMOP and the origin of this Association. To understand what were the influences to produce this material and trying to find a solution the following problem: how and why an association of Municipalities, as a representative of the state, capitalist social development, published a curriculum with a dialectical conception of education? We started with information from the document itself, which was created under the coordination of AMOP Pedagogical Department (2003), created after the extinction of ASSOESTE (2002), an entity created by the MEC / OAS Special Multinational Project in 1980. Our hypothesis was that the influence in the creation of education present in the Curriculum has its origin, largely, in the work accomplished by ASSOESTE. Therefore, the research sought historical antecedents of this referential, in order to know the structure of the West Region and the events that implied in the transformation of the area, analyzing the impacts caused in education; To know the origin of AMOP, analyzing the historical and political context of its creation and its role in regional development; To know the MEC / OAS Special Multinational Project, and analyzing the historical and political context in which it was drawn up and executed, as well as some of its contributions to the education of the Western Region; To know the history of ASSOESTE, the context of their foundation and some of their contributions to the education of the West, its process of extinction and consequent creation of the Pedagogical Department of AMOP. To the completion of this dissertation, readings of historical texts, bibliographies, minutes, statutes, and laws were made, and this dissertation was constituted by exploratory and investigative research, based on the assumptions that reality is dynamic, in constant development, and that men make history, and do it according to the physical conditions at their disposal. The results obtained with this work indicate that the creation of AMOP occurred for strategic military government reasons, and it played a fundamental role in consolidation of the conservative modernization of agriculture that caused great changes in the region, as well as the construction of Itaipu. To promoting search for solutions to the problems caused by these two phenomena, the Special Project MEC / OAS was created and implemented, which had great contributions to education, which one of them being the creation of ASSOESTE. The research on ASSOESTE allowed us to prove our hypothesis that was the work carried out by ASSOESTE that influenced the beginning of the education of the AMOP’s curriculum. It also allowed us to understand that its extinction was not only due to financial issues, but also to the political ideology assumed by its Pedagogical Department.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2018-02-15T18:41:22Z No. of bitstreams: 2 Ana Paula_Noffke2017.pdf: 2064981 bytes, checksum: cb5a6ef6b9b647c41f50055abc32243e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-15T18:41:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ana Paula_Noffke2017.pdf: 2064981 bytes, checksum: cb5a6ef6b9b647c41f50055abc32243e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-03-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAMOPpor
dc.subjectProjeto Especial MEC/OEApor
dc.subjectASSOESTEpor
dc.subjectDepartamento Pedagógico da AMOPpor
dc.subjectCurrículo Básico para a Escola Púbica Municipalpor
dc.subjectAMOPeng
dc.subjectMEC/OAS Special Projecteng
dc.subjectASSOESTEeng
dc.subjectAMOP Pedagogical Departmenteng
dc.subjectBasic Curriculum for the Municipal Public Schooleng
dc.subject.cnpqCIENCIA POLITICA::ESTADO E GOVERNOpor
dc.titleAntecedentes históricos do currículo da AMOPpor
dc.title.alternativeHistorical Background of the AMOP Curriculumeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Paula_Noffke2017.pdf2.02 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons