Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3306
Tipo do documento: Dissertação
Title: Os sentidos de lazer, lúdico e educação para jovens socialmente vulneráveis no município de Toledo/Pr
Other Titles: The senses of leisure, plaful and education for socially vulnerable youth in the municipality of Toledo/ Pr
Autor: Morgenroth, Alexssandro 
Primeiro orientador: Schroeder, Tania Maria Rechia
Primeiro membro da banca: Pimentel, Giuliano Gomes de Assis
Segundo membro da banca: Bastos, Carmen Celia Barradas Correia
Terceiro membro da banca: Alves, Fabio Lopes
Resumo: A temática de jovens socialmente vulneráveis vem sendo debatida por vários campos do conhecimento sob diversas perspectivas. O objetivo deste estudo é problematizar as vivências lúdicas e de lazer dos jovens que frequentam os Centros da Juventude do Município de Toledo/PR. A pesquisa envolveu estudos bibliográficos, documentais e de campo. No primeiro momento, realizou-se a seleção de obras com abordagens sociológicas de Maffesoli (1996, 1998, 2001a, 1981 2010a, 2010b, 2014), Barros (2013); Paiva (2004); e Teoria/Estudos do Lazer de Dumazedier, (2001); Marcellino, (1998; 2007); Huizinga (2000); Bruhns (2004); Pimentel & Pimentel (2009) e Pimentel (2010); para o aprofundamento teórico deste estudo sobre as temáticas de Lazer e Lúdico. Para conhecer as condições pedagógicas e institucionais dos centros realizou-se a pesquisa documental junto ao Programa Centros da Juventude do Estado do Paraná e da Prefeitura Municipal de Toledo/PR. A pesquisa de campo, por sua vez, compreendeu 15 entrevistas e observações dos jovens que frequentam o Centro da Juventude Márcio Antônio Bombardelli e o Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel, e outro roteiro para 05 sujeitos responsáveis pela organização e execução das diferentes propostas de atividades dos CEJUs. Assim, a partir de uma sociologia compreensiva, foi possível evidenciar que o programa Centro da Juventude de Toledo/PR pode ser caracterizado como espaço específico de lazer, onde as manifestações lúdicas celebram um estar junto cujo fundamento é menos a razão universal do que a emoção compartilhada e o sentimento de pertencimento. No entanto, as vivências dos jovens em relação ao lazer e o lúdico podem ser cooptados pelo poder instituído como forma de manutenção, homogeneização e internalização de valores pautados na lógica do “dever-ser” e do progresso.
Abstract: The thematic of socially vulnerable youth has been debated by varying fields of knowledge under various perspectives. Thus, the aim of this study is to're asking the playful and leisure experiences of young people attending the youth centers of the municipality of Toledo/PR. Research involves bibliographical, documentary and field studies. At the first moment, the selection of works with sociological approaches of Maffesoli (1996, 1998, 2001a, 1981 2010A, 2010B, 2014), Barros (2013); Paiva (2004); and theory/studies of Leisure of Dumazedier, (2001); Marcellino, (1998; 2007); Huizinga (2000); Bruhns (2004); Pimentel & Pimentel (2009) and Pimentel (2010); for the theoretical deepening of this study on the themes of leisure and playfulness. To know the pedagogical and institutional conditions of the centers, documentary research was conducted through an analysis of the youth Centers program of the state of Parana and the Municipal prefecture of Toledo/PR and, also, field research, in which it understood how to collect information, 15 interviews and observations of young people attending the youth center Márcio Antônio Henry Banks and the youth center Mariana Luiza Von Borstel and the 5 subjects responsible for organizing and executing the different Proposals for activities of the CEJUs. So from a comprehensive sociology, it was possible to highlight that the Toledo/PR Youth Center program can be characterized as a specific space of leisure, where playful demonstrations celebrate a being together whose grounds are less the universal reason than shared emotion, the feeling of belonging. However, the experiences of young people in relation to leisure and playfulness can be co-opted by the power established as a form of maintenance, homogenization and internalization of values guided in the logic of "must-be" and progress,
Keywords: Juventude
Lazer
Lúdico
Educação
Youth
Leisure
Playful
Education
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: MORGENROTH, Alexssandro. Os sentidos de lazer, lúdico e educação para jovens socialmente vulneráveis no município de Toledo/Pr. 2017. 113 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3306
Issue Date: 7-Jul-2017
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alexssandro_Morgenroth2017.pdf2.46 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons