Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/3289
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Aquisição da leitura e da escrita por alunos com deficiência visual: um estudo a partir das contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica |
Other Titles: | Reading acquisition and writing for students with visual impairment: a study on the contributions of historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy |
Autor: | Silva, Luzia Alves da |
Primeiro orientador: | Rossetto, Elisabeth |
Primeiro membro da banca: | Duarte, Newton |
Segundo membro da banca: | Zanardini, Isaura Monica Souza |
Terceiro membro da banca: | Tureck, Lucia Terezinha |
Resumo: | A presente dissertação consiste em um estudo teórico sobre a aquisição da leitura e da escrita por alunos com deficiência visual a partir das contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, com vistas a evidenciar a importância desse referencial no processo de alfabetização desses alunos. Fundamentado no método Materialista Histórico-Dialético proposto por Marx e Engels, o trabalho caracteriza-se por um estudo bibliográfico, com base em fontes publicadas (livros, artigos, teses e dissertações). Apresenta como referenciais autores que desenvolveram suas ideias a partir de teorias que concebem o sujeito pautado na historicidade e na materialidade, tais como: Vigotski, Lúria, Leontiev, Saviani, entre outros. Para tanto, inicia com os fundamentos que norteiam os processos de aprendizagem e de desenvolvimento humano, com destaque para a função dos instrumentos técnicos e psicológicos enquanto meios auxiliares do homem. Em seguida, prioriza o papel da educação escolar como um instrumento de socialização dos legados produzidos historicamente pela humanidade, com ênfase ao processo de apropriação da leitura e da escrita por alunos com e sem deficiência. Por fim, discorre a respeito de questões específicas à aquisição da leitura e da escrita por alunos com deficiência visual, ao papel do professor e à importância dos recursos didático-pedagógicos. As conclusões destacam que, ao se planejar as ações e estratégias pedagógicas, é necessário que se considerem as especificidades impostas pela cegueira ou pela redução da função visual, pois, dificilmente obter-se-á sucesso na escolarização dos alunos com deficiência visual sem que o espaço educativo seja organizado de forma a que estes participem ativamente de todas as atividades propostas e tenham acesso irrestrito às informações a eles disponibilizadas. |
Abstract: | This dissertation is a study on the acquisition of reading and writing for students with visual impairment from the contributions of Historical-Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy, in order to highlight the importance of literacy in the framework of these students process. Based on the Materialist Historical and Dialectical method proposed by Marx and Engels, the work is characterized by a bibliographic study, based on published sources (books, articles, theses and dissertations). Presents as reference authors who developed their ideas from theories that conceive the subject founded on the historicity and materiality, such as Vygotsky, Luria, Leontiev, Saviani, among others. Therefore, start with the fundamentals that guide the learning processes and human development, with emphasis on the role of technical and psychological tools as a man of aids. Then prioritize the role of education as a socialization tool legacy historically produced by humanity, emphasizing the process of appropriation of reading and writing for students with and without disabilities. Finally, talks on specific issues to the acquisition of reading and writing for students with visual impairments, the teacher's role and the importance of teaching-learning resources. The findings highlight that, when planning the actions and teaching strategies, it is necessary to consider the specifics imposed by blindness or for reduction of visual function therefore hardly get will be successful in the education of students with visual impairment without the educational space is organized so that they participate actively in all the proposed activities and have unrestricted access to information made available to them. |
Keywords: | Alunos com deficiência visual Aquisição da leitura e da escrita Processos de aprendizagem e de desenvolvimento Students with visual impairment Acquisition of reading and writing Learning and development processes |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | SILVA, Luzia Alves da. SILVA, Luzia Alves da. Aquisição da leitura e da escrita por alunos com deficiência visual: um estudo a partir das contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2015. 83f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/3289 |
Issue Date: | 27-Feb-2015 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LUZIA_SILVA2015.pdf | Texto completo | 504.15 kB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License