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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3289
Tipo do documento: Dissertação
Title: Aquisição da leitura e da escrita por alunos com deficiência visual: um estudo a partir das contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica
Other Titles: Reading acquisition and writing for students with visual impairment: a study on the contributions of historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy
Autor: Silva, Luzia Alves da 
Primeiro orientador: Rossetto, Elisabeth
Primeiro membro da banca: Duarte, Newton
Segundo membro da banca: Zanardini, Isaura Monica Souza
Terceiro membro da banca: Tureck, Lucia Terezinha
Resumo: A presente dissertação consiste em um estudo teórico sobre a aquisição da leitura e da escrita por alunos com deficiência visual a partir das contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, com vistas a evidenciar a importância desse referencial no processo de alfabetização desses alunos. Fundamentado no método Materialista Histórico-Dialético proposto por Marx e Engels, o trabalho caracteriza-se por um estudo bibliográfico, com base em fontes publicadas (livros, artigos, teses e dissertações). Apresenta como referenciais autores que desenvolveram suas ideias a partir de teorias que concebem o sujeito pautado na historicidade e na materialidade, tais como: Vigotski, Lúria, Leontiev, Saviani, entre outros. Para tanto, inicia com os fundamentos que norteiam os processos de aprendizagem e de desenvolvimento humano, com destaque para a função dos instrumentos técnicos e psicológicos enquanto meios auxiliares do homem. Em seguida, prioriza o papel da educação escolar como um instrumento de socialização dos legados produzidos historicamente pela humanidade, com ênfase ao processo de apropriação da leitura e da escrita por alunos com e sem deficiência. Por fim, discorre a respeito de questões específicas à aquisição da leitura e da escrita por alunos com deficiência visual, ao papel do professor e à importância dos recursos didático-pedagógicos. As conclusões destacam que, ao se planejar as ações e estratégias pedagógicas, é necessário que se considerem as especificidades impostas pela cegueira ou pela redução da função visual, pois, dificilmente obter-se-á sucesso na escolarização dos alunos com deficiência visual sem que o espaço educativo seja organizado de forma a que estes participem ativamente de todas as atividades propostas e tenham acesso irrestrito às informações a eles disponibilizadas.
Abstract: This dissertation is a study on the acquisition of reading and writing for students with visual impairment from the contributions of Historical-Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy, in order to highlight the importance of literacy in the framework of these students process. Based on the Materialist Historical and Dialectical method proposed by Marx and Engels, the work is characterized by a bibliographic study, based on published sources (books, articles, theses and dissertations). Presents as reference authors who developed their ideas from theories that conceive the subject founded on the historicity and materiality, such as Vygotsky, Luria, Leontiev, Saviani, among others. Therefore, start with the fundamentals that guide the learning processes and human development, with emphasis on the role of technical and psychological tools as a man of aids. Then prioritize the role of education as a socialization tool legacy historically produced by humanity, emphasizing the process of appropriation of reading and writing for students with and without disabilities. Finally, talks on specific issues to the acquisition of reading and writing for students with visual impairments, the teacher's role and the importance of teaching-learning resources. The findings highlight that, when planning the actions and teaching strategies, it is necessary to consider the specifics imposed by blindness or for reduction of visual function therefore hardly get will be successful in the education of students with visual impairment without the educational space is organized so that they participate actively in all the proposed activities and have unrestricted access to information made available to them.
Keywords: Alunos com deficiência visual
Aquisição da leitura e da escrita
Processos de aprendizagem e de desenvolvimento
Students with visual impairment
Acquisition of reading and writing
Learning and development processes
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: SILVA, Luzia Alves da. SILVA, Luzia Alves da. Aquisição da leitura e da escrita por alunos com deficiência visual: um estudo a partir das contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2015. 83f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3289
Issue Date: 27-Feb-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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