Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3283
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBaliero, Franciele Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8792014475526330por
dc.contributor.advisor1Brotto , Ivete Janice de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8469371746205611por
dc.contributor.referee1Darido , Suraya Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1055731898835975por
dc.contributor.referee2Brandl , Carmem Elisa Henn-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799932668144959por
dc.contributor.referee3Schroeder , Tania Maria Rechia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5605834926513023por
dc.date.accessioned2018-02-07T16:34:40Z-
dc.date.issued2015-04-22-
dc.identifier.citationBALIERO, Franciele Fernandes. O processo de avaliação da cultura corporal realizada por professores de educação física do Ensino fundamental – Anos iniciais – do município de Assis Chateaubriand – PR. 2015. 104f. Dissertação(Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3283-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objeto de estudo o processo de avaliação da aprendizagem realizada pelos professores da disciplina de Educação Física – Anos Iniciais – no município de Assis Chateaubriand. Tal temática busca analisar os enunciados desses professores em relação aos aspectos relacionados a este ponto nevrálgico do processo educativo. O objetivo geral foi buscar a compreensão, por meio da análise em conjunto com as categorias teóricas bakhtinianas linguagem, enunciado e polifonia deste processo pedagógico. Os objetivos específicos foram: destacar as concepções de avaliação e Educação Física dos enunciados; verificar os procedimentos adotados pelos professores da disciplina de Educação Física na realização da avaliação da aprendizagem de seus alunos; e, depreender a percepção dos professores quanto à importância da Educação Física no desenvolvimento geral dos alunos. Com o intuito de alcançar os objetivos propostos desenvolveu-se uma pesquisa orientada pela perspectiva bakhtiniana de linguagem (e por teóricos que a abordam) como Aranha (2007), Bakhtin (2003), Bakhtin/Volochinov (2004), Fiorin (2003 e 2006) e Brait (2007, 2008 e 2009); e, além disso, por teóricos que tratam sobre a Educação Física e avaliação escolar: Soares et all (2009), Darido (2008; 2012 e 2014) Luckesi (2002) e Castellani Filho (2011). Entrementes, foram utilizados como instrumentos para coleta de dados entrevistas semiestruturadas e para auxiliar na análise do discurso utilizou-se Bardin (2009). Foram entrevistados todos os 17 professores da disciplina de Educação Física que atuam na rede municipal em Assis Chateaubriand –PR nos meses de março e abril de 2014. Após análise dos enunciados obtidos com o roteiro de entrevista foi possível perceber as vozes que se interpenetram em seus discursos. Vozes que moldam a prática pedagógica dos professores de um modo geral e a avaliação da aprendizagem em especial e, que é resultado de todo um processo histórico constituído a partir da formação acadêmica, das dificuldades enfrentadas nas escolas, das relações com seus pares, etc. Buscar visualizar este panorama permitiu evidenciar que este sujeito que leciona a disciplina de Educação Física, parece não estar preparado adequadamente, ou seja, carece de conhecimentos teóricos e práticospor
dc.description.abstractThis dissertation has as subject-matter the avaliation process of learning made by Physical Education teachers – first years – on Assis Chateaubriand city. Such tematic aims to analyse these teachers’ enunciations related to the aspects of this critical point of the education process. The general objective was to search for the comprehension through the analysis along with the bakhtinian notions of Dialogism, Polyphony and Heteroglossia. The specific objectives were: to detach the evaluation’s concepts and Physical Education of the statements; to verify the procedures adopted by the Physical Education teachers on the accomplishment of the learning evaluation; and to apprehend the teachers’ perception about the importance of the Physical Education on the general development of the students. A research was made in order to accomplish the proposed objectives, oriented by the bakhtinian perspective of language (and by other theoreticians that broach the same subject), such as Aranha (2007), Bakhtin (2003), Bakhtin/Volochinov (2004), Fiorin (2003 e 2006) and Brait (2007, 2008 and 2009), besides being oriented by other theoreticians that deal with Physical Education and school evaluation: Soares et all (2009), Darido (2008; 2012 e 2014), Luckesi (2002) and Castellani Filho (2001). Meanwhile, the instruments used for the research were semistructured interviews and to help on the analysis was used Bardin (2009). All the 17 Physical Education teachers who work on Assis Chateaubriand city were interviewed in March and April, 2014. After the analysis of the enunciations obtained with the interview guide, it was possible to realize the voices that interpenetrate these teachers’ speeches. Voices that shape the pedagogical practice of the teachers and that are a result of a whole historical process made from their academic background, from difficulties faced at schools, from the relationship with their pairs, etc. Trying to visualize this perspective allowed pointing out that this subject that teaches Physical Education seems not to be properly prepared, in other words, it lacks both theorical and practical knowledgeeng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2018-02-07T16:34:39Z No. of bitstreams: 2 Franciele Baliero.pdf: 985910 bytes, checksum: 12ccb6dcb6666161b5b8294a42d88fa3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-07T16:34:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Franciele Baliero.pdf: 985910 bytes, checksum: 12ccb6dcb6666161b5b8294a42d88fa3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2015-04-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAvaliação da Aprendizagempor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectLearning evaluationeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectLanguageeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO processo de avaliação da cultura corporal realizada por professores de educação física do Ensino fundamental – Anos iniciais – do município de Assis Chateaubriand – PRpor
dc.title.alternativeThe evaluation process of physical culture held by physical education teachers of primary education - early years - the city of Assis Chateaubriand - PReng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Franciele Baliero.pdfTexto completo962.8 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons