Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3274
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTelles, Antonia Marlene Vilaca-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7673274006825564por
dc.contributor.advisor1Silva, João Carlos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0234527171754099por
dc.contributor.referee1Silva, João Carlos da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0234527171754099por
dc.contributor.referee2Galte, Maria Inalva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7729468520363574por
dc.contributor.referee3Sforni, Marta Sueli de Faria-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9919089239265864por
dc.date.accessioned2018-02-05T17:24:29Z-
dc.date.issued2015-07-17-
dc.identifier.citationTELLES, Antonia Marlene Vilaca. História da educação brasileira: a mulher como protagonista da educação no ideário Positivista 1880-1930. 2015. 171 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015 .por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3274-
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho foi compreender a presença da mulher na História da Educação e no processo de feminização do magistério no Brasil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental em que a exposição foi dividida em três capítulos. O método teórico-metodológico que norteou este trabalho se dá pela análise da sociedade, compreendendo que a produção e a reprodução da vida estão relacionadas ao movimento econômico, político e cultural da história em que os indivíduos produzem a sociedade. Estudando o concreto e as práticas sociais, procuramos compreender as interpretações historiográficas sobre as mulheres na História Geral e na História da Educação. A partir dessa análise historiográfica constatamos que elas estiveram marginalizadas da história tradicional. Verificamos que a partir da renovação historiográfica, com novas abordagens no campo de pesquisa, foi possível fazer uma “história das mulheres”. Ao analisarmos a presença da mulher, no trabalho e na educação escolar, em fins do século XIX e início do século XX, constatamos alguns paradoxos, como a sua participação reduzida no ensino formal e sua posterior inclusão, como aluna, e mais tarde como professora. Para que a mulher adentrasse a sala de aula como estudante e posteriormente como docente, houve uma mudança de mentalidade. As funções sociais feminina, na educação escolar e no trabalho ocorreram em consequência às mudanças estruturais da sociedade, que precisou se modernizar para acompanhar o processo de desenvolvimento do capital. A função social feminina, predominantemente, esteve atrelada ás atividades do lar, de esposa e mãe; a primeira educadora e na visão do ideário positivista, a pessoa melhor preparada para exercer a função de educar e formar o cidadão. Para os positivistas, a mulher, por ser o sexo afetivo, tinha em sua natureza, a moral e altruísmo, elementos essenciais para a regeneração da humanidade, via educação. O desenvolvimento desta pesquisa nos permitiu compreender que a escola e a mulher serão instrumentos essenciais, no processo de modernização e mobilização do Brasil; para formar bons cidadãos, ordeiros e aptos ao trabalho, e nesse processo, ambos serão transformados.por
dc.description.abstractThe aim of this study was to understand the presence of women in the history of education and teaching in the feminization process in Brazil. It is a bibliographical and documentary research in which the exhibition was divided into three chapters. The theoretical-methodological method that guided this work is given by the analysis of society, including that the production and reproduction of life are related to economic, political and cultural movement of history in which individuals produce society. Studying the concrete and social practices, we seek to understand the historiographical interpretations of women in General History and History of Education. From this historiographical analysis we found that they were marginalized in traditional history. We find that from the historiographical renewal, with new approaches in the search field, it was possible to do the "women's history". When we analyze the presence of women at work and in school education in the late nineteenth century and early twentieth century, we find some paradoxes, as their reduced participation in formal education and their subsequent inclusion as a student, and later as a teacher. For women enter there in the classroom as a student and later as a teacher, there was a change of mentality. The female social functions, at school and at work occurred due to structural changes in society, which had to modernize to follow the capital of the development process. The female social function predominantly had been linked to the activities of home, wife and mother; the first educator and the positivist ideology view, the person best equipped to perform the function of informing and educating citizens. For positivists, the woman, as the affective sex, had in his nature, morality and altruism, which are essential for the regeneration of humanity through education. The development of this research allowed us to understand that school and woman will be essential instruments in the process of modernization and mobilization of Brazil; to form good citizens, orderly and able to work, and in the process, both are going to be transformed.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2018-02-05T17:24:28Z No. of bitstreams: 2 Antonia_Vilaca2015.pdf: 2249287 bytes, checksum: 32ad852bccbb9db3890b7ae0b8f44f7f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-05T17:24:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Antonia_Vilaca2015.pdf: 2249287 bytes, checksum: 32ad852bccbb9db3890b7ae0b8f44f7f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2015-07-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectHistoria da Educaçãopor
dc.subjectMulherpor
dc.subjectFeminização do magistériopor
dc.subjectHistory of Educationeng
dc.subjectWomaneng
dc.subjectFeminization of teachingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleHistória da educação brasileira: a mulher como protagonista da educação no ideário Positivista 1880-1930por
dc.title.alternativeHistory of Brazilian education: the woman as the protagonist of education in ideology positivist 1880-1930eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antonia_Vilaca2015.pdfTexto completo2.2 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons